segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Quem é promessa para 2016?

Olá, a todos!
Você é um atleta que sonha em participar da Copa do Mundo de 2014, no Brasil e das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro? Então escreva para o blog Rio: Cidade Olímpica e conte sua história. Com certeza ela fará grande sucesso. Curiosidades, informações, fatos e tudo mais.
Em breve, postaremos aqui a nossa primeira história: a do judoca Gabriel Martins, da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Há poucos anos no Judô, Gabriel já é promessa para as Olimpíadas e hoje, é parte do corpo de judocas da Faculdade UNIVERSO.

Até breve!!!

sábado, 27 de agosto de 2011

Música da Copa 2014

Com a chegada de qualquer grande evento mundial, nós, músicos, ficamos ansiosos (nem tanto)- mais curiosos- em saber qual será a música tema do evento. Na Copa do Mundo África 2010, os hits foram Wavin' Flag, interpretada por Knaan e Waka Waka, cantada por Shakira.
                                                                                                                                                Aqui no Brasil, muitos estilos musicais vivem no imaginário da população. Samba, Funk, Pagode, Sertanejo, Brega, Rock e Pop. Qual você prefere? Qual o melhor hit para ser a música oficial da Copa do Mundo Brasil 2014? Que som representa melhor o Brasil?    
Comente, dê a sua opinião aqui no Blog Rio: Cidade Olímpica.


Promessa da canoagem deixa o sul da Bahia para ganhar o mundo


Nascido na 'cidade das canoas pequenas', Isaquias Queiroz superou acidente que o fez perder um rim, venceu o Mundial Júnior e virou esperança para 2016.

Isaquias Queiroz, Mundial Junior canoagem de velocidade (Foto: Divulgação)Isaquias Queiroz conquistou o ouro no Mundial
junior canoagem de velocidade (Foto: Divulgação)
Desde a infância, o Rio de Contas sempre foi sinônimo de caminho mais próximo entre uma cidade e outra. O que Isaquias Queiroz não imaginava é que dentro de uma canoa poderia ir muito mais longe. Agora, as mãos que pareciam talhadas para fazer pães, como o irmão mais velho, remam pelo mundo. O fizeram deixar Ubaitaba, no sul da Bahia, para morar e treinar no Rio de Janeiro. O levaram a países e culturas que nunca pensou conhecer. Fizeram os olhares de adversários se voltar em sua direção depois da conquista do Mundial Junior de canoagem de velocidade.
Aos 17 anos, Isaquias ganhou não só a oportunidade de construir uma vida melhor. Renovou também a esperança da modalidade de formar um medalhista olímpico. O menino que há sete anos entrou no projeto Segundo Tempo do Ministério do Esporte e que foi vencendo todos os campeonatos de categoria, aprendeu desde cedo que é preciso trabalhar muito pelo que se deseja. Viu a mãe sustentar seis filhos fazendo faxina na rodoviária da cidade. Viu os irmãos desistirem do esporte para ajudá-la. Ele seguiu, apesar do acidente que o fez perder um rim. E dá de ombros para as dores que, vez ou outra, teimam em incomodá-lo.
- Caí de uma altura de 2m lá no cais de Ubaitaba. E a queda foi bem em cima de uma pedra. Caí meio de lado e bati na quina. Por sorte um pedaço de pau não atingiu a minha coxa. Como ninguém tinha visto, fui para casa esperar a minha mãe. Não pensei que nada de grave tivesse acontecido. Até que fui ao hospital e eles me encaminharam para uma em outra cidade. Lá fizeram a cirurgia. Depois de um tempo, voltei a jogar capoeira, mas sentia dor depois dos mortais. Parei e fui para a canoagem. De vez em quando eu sinto uma dor, mas bebo água, repouso e tudo fica bem - disse.
Isaquias Queiroz, Sul-Americano canoagem de velocidade (Foto: Ricardo Ramos/CBCa)Isaquias deixou o sul da Bahia e superou a perda de um rim para buscar títulos (Foto: Ricardo Ramos/CBCa)
NomeIdadeEsporteConquistaFrase
Isaquias Queiroz17 anosCanoagem de velocidadeOuro no C1 200m no Mundial Júnior da Alemanha"Esse resultado dá confiança e mostra que há chance de o Brasil ter um campeão do mundo, e quero conseguir isso"
O espírito competitivo é mesmo uma marca de Isaquias. Não gosta de perder nem mesmo no videogame. Mês passado, durante a final A do C1 200m no Mundial Júnior da Alemanha, tinha tanta certeza de que havia ficado com a prata que nem comemorou. Viu a festa do canoísta búlgaro e só pouco depois descobriu que tinha vencido por apenas um milésimo. No mesmo campeonato, ganhou ainda a prata no C1 500m.
- Hoje já sinto a diferença de tratamento. Os atletas dos outros países foram falar comigo. Disseram que eu tenho chance de ganhar uma medalha nas Olimpíadas de 2016. O que sei é que agora tenho que treinar mais. Esse resultado dá confiança e mostra que há chance de o Brasil ter um campeão do mundo, e quero conseguir isso. Já estou pensando no Mundial senior de 2013. De degrau em degrau a gente chega lá.
Isaquias Queiroz - ouro no C1 200m masculino (Foto: Divulgação)Lugar mais alto do pódio em Mundial atraiu olhares
para Isaquias Queiroz (Foto: Divulgação)
A confiança de Isaquias é alimentada por um exemplo vindo do octógono. Anderson Silva é o espelho. E o único capaz de fazer a promessa baiana pensar duas vezes antes de aceitar um desafio.
- Gosto dele pela humildade, pela coragem que tem de enfrentar outros caras fortes. Anderson tem garra e vai para cima deles. Se eu toparia uma luta com ele? Vou não! Deixa quieto! - ri.
Isaquias prefere se arriscar no ambiente em que se sente mais confortável. Nos últimos dias, tem experimentado o clima de Londres, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos. Assim que colocou os pés na Inglaterra tratou logo de conhecer a raia onde será disputado o evento-teste. Pretende, assim que voltar, dar uma passada por Ubaitaba. Há dois anos tem dificuldade de arranjar tempo para visitar a família e rever a "cidade das canoas pequenas", seu significado em tupi-guarani.
- Quero passar uma semana lá. Nos últimos anos conheci vários países, tive dificuldades com a língua e a comida, mas nunca pensei passar por tantos lugares. Nem mesmo dentro do Brasil quanto mais fora. Agora estou aprendendo inglês, recebendo do Bolsa-Atleta, morando num apartamento que o COB e a Confederação bancam para mim e mais quatro atletas no Rio. O COB tem dado apoio. As coisas melhoraram. Não sei o que estaria fazendo se não tivesse optado pelo esporte. Acho que seria padeiro como meu irmão. Cheguei a aprender e o ajudava na padaria às vezes - lembra o atleta do Flamengo.
Por: Danielle Rocha, do Globo.com

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Documentário Discovery Channel

Hoje, quem tem TV por assinatura pode assistir ao documentário que a Discovery Channel veiculou sobre a segurança pública no Rio de Janeiro. Vale à pena conferir. Todas as quatro partes estão no You Tube. Basta procurar por Rio segurança em jogo.
Até a próxima!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fim da greve no Maracanã

Por ESPN.com.br

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira colocou fim à greve dos operários que trabalham nas obras de reforma do Maracanã, no Rio de Janeiro. Alguns pedidos dos trabalhadores foram atendidos, enquanto outros serão analisados. Ainda assim, haverá a audiência agendada para as 11h no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), mas só com representantes do Consórcio Maracanã e do sindicato que representa os trabalhadores - a princípio, os mesmos também iriam.

Responsável pela empreitada, o Consórcio Maracanã aumentou o valor da cesta básica de R$ 110 para R$ 150 e prometeu ainda estudar uma nova elevação deste número nos próximos três meses, segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp).
Dentro deste mesmo prazo serão analisadas também outras duas reivindicações dos operários. A primeira é a da inclusão de seus familiares nos planos de saúde; a segunda, a possibilidade de o pagamento ser efetuado sempre em intervalos de 15 dias.

O acordo logo nas primeiras horas desta segunda encerrou uma paralisação que já durava cinco dias. Ao voltarem ao trabalho, os operários que estavam de braços cruzados terão ainda novos companheiros, contratados na semana passada justamente para supri-los, o que não será necessário. Agora vão agregar esforços.

A ida à Justiça partiu do Consórcio Maracanã na última sexta-feira depois de o encontro naquele dia não ter tido um resultado satisfatório. Para os responsáveis, os operários descumpriram um protocolo de entendimento firmado antes. O mesmo apenas tinha a promessa de analisar as reivindicações em convenção coletiva no futuro.

Fonte: http://espn.estadao.com.br/copadomundofifa/noticia/210019_CONSORCIO+CEDE+FAZ+ACORDO+E+OPERARIOS+VOLTAM+AO+TRABALHO+NO+MARACANA

Bahamas fora das Eliminatória de 2014

Confirmado!!!!! A Fifa aceitou a decisão da seleção de Bahamas em não participar das eliminatórias da Copa do Mundo no Brasil em 2014. A notícia foi confirmada agora a pouco em Zurique, sede da FIFA.
Assim, o grupo C das eliminatórias ficará com 3 times: Panamá, Dominica e Nicarágua.
A FIFA não entrou em detalhes sobre a decisão. A Federação de Futebol de Bahamas não se pronunciou até o momento.

domingo, 21 de agosto de 2011

Obras do Maracanã continuam paradas

Já faz 3 dias que as obras do Maracanã continuam paradas. Com um tempo relativamente apertado para a construção do palco de encerramento da Copa do Mundo 2014, organizadores começam a ficar preocupados com essa situação. Segundo Ícaro Moreno, presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas) "É grave, mas não é a morte. Nossa 'folga' está diminuindo. Peço que os funcionários façam uma reflexão para retornar o mais rápido possível"
De acordo com a  nota oficial emitida pelo consórcio responsável pela obra (formado pela Delta, Andrade Gutierrez e Odebrecht) a empresa aceitou estabelecer negociações com o Sitraicp - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada -  “apesar de estar em vigência convenção coletiva assinada com essa mesma entidade em abril passado e válida até janeiro de 2012”. O Consórcio afirma também que atendeu às reivindicações dos operários, mediante seu retorno ao trabalho ainda nesta sexta-feira.

Foto: IG

sábado, 20 de agosto de 2011

Deu na grande imprensa... Benefícios, para quem?

Enquanto os dias correm para a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas, os governos Municipal, Estadual e Federal fazem, no Rio de Janeiro, obras que prometem beneficiar todos os moradores da Cidade Maravilhosa e também, seus visitantes.
Porém, uma situação não está agradando a moradores de alguns bairros. É o caso de pessoas que vivem na Vila Recreio II, no Morro da Providência e na Vila Autódromo, locais onde inúmeras casas precisam ser desapropriadas para dar lugar às obras dos BRT's e acomodações olímpicas. A prefeitura do Rio deu início ao processo de desapropriação das casas, porém, moradores reclamam do baixo preço da indenização e da pouca clareza dos processos. Para a moradora Maria da Conceição Apolinário da Silva, as coisas só pioraram após a desapropriação: "Piorou tudo para mim, a minha vida que eu tinha era no Recreio, igreja, trabalho, tudo. Depois que mudei fique sem igreja, o trânsito piorou, meus vizinhos todos foram morar longe. Aqueles vizinhos de porta não tem mais
Para o secretário de habitação Jorge Bittar, em entrevista ao site G1, o que vale é o interesse e o bem público: "O que a gente faz não é remoção, é política habitacional. Há alguns insatisfeitos, o que é natural. Vamos supor que eu vá fazer um corredor que passe pela sua casa e te pergunte se você prefere o corredor expresso, que melhora o sistema de transporte da cidade, ou que deixe isso para mais tarde para não mexer na sua casa. Claro que você vai preferir não sair de casa, mas a gente tem que pensar no interesse público da população"
Para ler a notícia completa, clique no link: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/08/remocao-de-familias-para-obras-da-copa-e-das-olimpiadas-gera-polemica.html
Lá você também verá parte do relatório da ONU, criticando o modelo de desapropriação feito pela Prefeitura do Rio.

Até a próxima!!!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Deu na grande imprensa.......

A partir de amanhã, estarei disponibilizando links e comentários de matérias que foram veiculadas na grande imprensa sobre os preparativos do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Aproveito para dizer que se você tiver alguma sugestão, pode entrar em contato. Terei prazer em escrever algo sobre o assunto. Até mais!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Apresentação

Olá a todos os visitantes!

Meu nome é Ewerton Moreira, sou aluno de Jornalismo da PUC-Rio.

Criei esse blog para falar de assuntos ligados à Copa do Mundo 2014 e às Olimpíadas 2016: Infraestrutura da cidade (obras, transporte, etc.), mudanças na cidade, atletas promissores. Quais os benefícios para a cidade? E como minimizar os transtornos? Como você, leitor, tem fiscalizado as contas e os gastos públicos? Enfim.... Tudo que se relacionar aos dois maiores eventos esportivos do mundo que acontecerão na Cidade Maravilhosa, tem espaço aqui, no blog Rio: Cidade Olímpica.

Espero que gostem, sigam e curtam.
Até a próxima!