sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Você sabe o que está sendo feito com o dinheiro das Olimpíadas e da Copa?
Aqui vai a versão oficial dos investimentos.
Saiu o segundo relatório (prestação de contas) Transparência Olímpica.
É só seguir o linkhttp://www.transparenciaolimpica.com.br/prestacao_de_contas_pcrj_ago2011.pdf

Rio comemora dois anos da escolha como sede dos Jogos com exposição

Visitantes terão contato com a marca das Olimpíadas de 2016 e cartazes oficiais de diversas edições do evento esportivo


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
carlos arthur nuzman marca rio 2016 lausanne suíça (Foto: agência AP)Marca do Rio 2016 será exposta (Foto: agência AP)
O dia 2 de outubro ficará marcado na memória dos cariocas como a data em que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos Jogos de 2016. Neste domingo, a cidade comemorará dois anos da eleição em Copenhague com a abertura da exposição “Rio 2016 – Jogos Olímpicos: Arte, História e Design”.

No evento, que será aberto ao público às 11h, no Centro Carioca de Design (na Praça Tiradentes, no Centro), os visitantes terão contato com a marca oficial das Olimpíadas do Brasil, além de uma coleção de cartazes oficiais de diversas edições dos Jogos ao longo da história. O acervo pertence ao Comitê Olímpico Brasileiro.
cartazes Jogos Olímpicos Atenas 1896 e Antuerpia 1920 (Foto: Reprodução)Cartazes oficiais de outras edições dos Jogos Olímpicos serão exibidos (Foto: Reprodução)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

E o Rio que não se cuide, para ver o que acontece....

Visita técnica da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) anima Secopa, que acredita em Fortaleza como uma das sedes da Copa das Confederações
Por Diego Morais
globoesporte.com


Comitiva da Fifa e do COL visitam o Castelão (Foto: Diego Morais / GLOBOESPORTE.COM)Os técnicos chegaram ao Castelão pela manhã
(Foto: Diego Morais / GLOBOESPORTE.COM)
Trinta e cinco técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) visitaram as obras da Arena Castelão nesta quarta-feira. A passagem da comitiva por Fortaleza faz parte de uma nova etapa de monitoramento dos estádios para a Copa do Mundo 2014. Os técnicos tiveram a oportunidade de conferir de perto os detalhes do andamento das obras referentes ao novo estádio. O Secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, se mostrou bastante animado com a visitação.
- Quando a gente tem o que mostrar, como é o nosso caso, a gente fica chamando, convidando as pessoas para verem o que a gente tem feito. E o que eles (Fifa e COL) deixaram transparecer é que estão positivamente impressionados com o ritmo das obras e como a obra é limpa - propagandeia Ferruccio.
O Castelão deve fechar setembro com 43% de obras executadas, segundo a Secopa. Iniciadas em dezembro do ano passado, as obras seguem em ritmo acelerado e devem encerrar o ano com metade delas concluídas, de acordo com as projeções da Secopa. Pela manhã, os técnicos assistiram a apresentações dos projetos e checaram as informações sobre o estádio. À tarde, fizeram um passeio pelas obras.
As pretensões cearenses são ambiciosas. Fortaleza é candidata a receber jogos da Copa das Confederações, em 2013. Como único palco do Nordeste com capacidade superior a 60 mil pessoas, - o Castelão comportará 67.037 espectadores - o novo estádio espera ainda receber uma partida de semifinal da Copa do Mundo. Além disso, a Secopa já tinha enviado pedido oficial à Fifa para ser a sede da festa de abertura do evento. Com Fortaleza entre as seis cidades que receberam primeiro a comitiva de técnicos, a Secopa se mostrou mais otimista em alcançar, pelo menos, parte destes objetivos.
Visita dos membros da Fifa/COL às obras do Estádio Castelão (Foto: Divulgação/Secopa)Técnicos foram ao canteiro de obras do Estádio
Castelão (Foto: Divulgação/Secopa)
- É um trabalho que a gente vem construindo ao longo do tempo. Posso dizer que hoje foi mais um gol de placa. É muito bom saber que estamos mostrando trabalho para quem tem poder de decisão. Eu, particularmente, me sinto muito feliz e contemplado com essa visita. Espero agora que a gente possa comemorar em outubro - afirmou o secretário especial da Copa.
Outubro é o mês decisivo para as cidades-sedes. A Fifa, que anunciaria as cidades responsáveis por abrigar os jogos da Copa das Confederações em julho, adiou esta decisão para o dia 21 do próximo mês. Entre cinco e sete cidades devem ser escolhidas. A comitiva de técnicos visitou seis cidades neste primeiro monitoramento: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e, por último, Fortaleza. Segundo o Gerente de Relações com a Imprensa do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Saint-Clair Milesi, todas as cidades serão visitadas duas vezes por ano e a escolha destas primeiras foi apenas por uma 'questão logística'.
Obras no estádio Castelão (Foto: Diego Morais / GLOBOESPORTE.COM)Obras do Castelão chegam aos 50% concluídas no fim de 2011 (Foto: Diego Morais / GLOBOESPORTE.COM)
Secopa garante obras do VLT até o início de 2012
Além da reforma, ampliação e modernização do Castelão, o Governo do Estado do Ceará também está diretamente responsável pela construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que interligará o Terminal de ônibus da Parangaba ao Porto do Mucuripe. Segundo a Secopa, todas as licenças foram liberadas e a licitação deve ser lançada na Procuradoria Geral do Estado (PGE) no dia 3 de novembro.
A expectativa da Secopa é finalizar o processo de licitação do VLT até dezembro. Desta forma, as obras iniciarão até janeiro de 2012 e seguirão até junho de 2013. É o que garante o secretário Ferruccio Feitosa. A desapropriação dos imóveis para a execução das obras do VLT também ainda não começou, pois, segundo a Secopa, faltam detalhes legais a serem finalizados antes do início deste procedimento. As famílias que tiverem imóveis desapropriados, no entanto, já têm destino certo e valores de indenizações garantidos.
- A gente tem que cumprir ainda alguns procedimentos legais, mas a nossa intenção é indenizar essas famílias. Se o imóvel tem valor de até 40 mil reais, a gente paga a indenização e ainda dá um imóvel quitado no bairro do José Walter, com toda a infraestrutura social. Acima de 40 mil, a gente vai pagar a indenização e dá a preferência do imóvel, onde ele vai assumir uma prestação a partir de 50 reais (nos moldes do programa de habitação federal Minha Casa, Minha Vida). As indenizações até 16 mil, nós daremos um aluguel social - adiantou Ferrruccio ao globoesporte.com/CE.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alemão terá Praça da Ciência

Espaço de convivência, em construção na comunidade Nova Brasília, conta com brinquedos sofisticados e centro dedicado a tecnologia e formação de jovens


 
Por: cidadeolimpica.com

Moradores das comunidades que formam o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, vão conhecer um novo conceito de espaço público: a chamada Praça da Ciência. A área, que está sendo construída na comunidade Nova Brasília, reúne diversos equipamentos culturais e de ensino num mesmo lugar.
– Esse aqui é um novo conceito de praça. É uma área com brinquedos diferentes do que se está acostumado a ver em praças. Vai ter um banquinho, uma pérgula sofisticada, vai ter mesa de jogos de dama e xadrez, mas com outro foco – detalha o engenheiro Francisco Carnaval, da Secretaria Municipal de Habitação.
De fato, quem chegar à Praça da Ciência da Nova Brasília vai encontrar um ambiente novo, diferente do que se vê em qualquer equipamento de lazer da cidade. Seus brinquedos têm formas curiosas, que remetem a antenas de rádio, instrumentos de laboratórios de física e espelhos que transformam a imagem refletida.
– Vai ter ainda um relógio solar e uma rosa dos ventos no chão. Não é como no passado, com apenas uma balança e gangorra. Todos os brinquedos serão diferenciados – complementa o engenheiro Carnaval.
O engenheiro da Prefeitura Marcelo Carnaval: “área diferente e sofisticada na comunidade”
Haverá ainda um pequeno centro comercial, com sete lojas de variedades. Elas serão cedidas gratuitamente a comerciantes da comunidade.
Além dos brinquedos, o espaço traz outras atrações interessantes. A Praça da Ciência vai reunir importantes equipamentos de ensino e cultura, como um cinema – já inaugurado no Natal do ano passado –, um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) e um Centro de Cultura Digital, também chamado de Praça do Conhecimento.
– A Praça do Conhecimento tem como objetivo principal capacitar jovens nas áreas de novas mídias e de tecnologia da informação. O objetivo é você colocar os adolescentes aqui da Nova Brasília diretamente no mercado de trabalho – explica Marcelo Miranda, subgerente de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Habitação.
Detalhes dos brinquedos da praça: diversão e aprendizado juntos no mesmo espaço
O centro de tecnologia vai oferecer cursos – acessíveis a moradores ou não da comunidade – nas áreas de webdesign, design gráfico, fotografia, vídeo e computação gráfica, terá uma midiateca, onde livros digitalizados serão acessados por meio da internet e disponibilizará um espaço para apresentações de grupos de teatro, música e dança.
– A gente acredita que toda essa combinação de fatores formará um cidadão que vai pensar de forma mais elevada. Nós vamos ter uma troca de informação e conhecimento que não vai deixar a desejar a qualquer outro espaço disponível. É exatamente isso que a gente busca – conclui Miranda.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A reestruturação viária do Porto

Três obras importantes vão integrar transportes como metrô, trens, ônibus expresso BRT e acesso a aeroporto, além do novo Veículo Leve sobre Trilhos

Além das obras de infraestrutura e da escolha do Centro como polo de moradia e instalação de novas empresas, a revitalização do Porto será responsável por uma reestruturação viária completa da região. Essa mudança implicará na realização de grandes obras, como a construção do Binário do Porto, a criação de túneis e de um mergulhão e, por fim, a derrubada do Elevado da Perimetral.
A população que precisa passar diariamente, de carro ou de ônibus, pela Avenida Rodrigues Alves e pelo Elevado da Perimetral percebe que as mudanças começaram a acontecer em maio de 2010, com o início das primeiras intervenções, mas nem sempre consegue entender o sentido das obras.
A intervenção mais significativa, realizada no trecho entre a Praça Mauá e a Rodoviária Novo Rio, será a criação de duas avenidas paralelas à Rodrigues Alves, por isso chamada de Binário do Porto. Esta via terá como objetivo absorver o tráfego de veículos no local. O início das obras está previsto para setembro de 2011 e o término, dezembro de 2012.
O Binário do Porto vai utilizar uma antiga via de trilhos, que no passado era usada por trens que faziam carga e descarga da região portuária do Rio. Esta via será transformada em uma avenida. Serão três pistas no sentido Praça Mauá e três pistas no sentido Avenida Brasil.
A primeira parte do Binário inclui um túnel sob o Morro de São Bento e a Praça Mauá, até a Avenida Barão de Tefé, e outro, de aproximadamente 400 metros, por baixo do Morro da Saúde. O objetivo é integrar o corredor a Linha Vermelha e Avenida Brasil, passando pela Rodoviária Novo Rio.
DERRUBADA DO ELEVADO DA PERIMETRAL
Após a conclusão do Binário, será iniciada a derrubada do Elevado da Perimetral, projeto que possibilitará maior integração urbanística entre a cidade e a Baía de Guanabara. No trecho entre o Armazém 4 e o Arsenal de Marinha será construído um mergulhão.
Dessa forma, o fluxo de carros será praticamente nulo na região da Praça Mauá, deixando o espaço livre para circulação de cariocas e turistas entre instalações como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.
Por ser um dos pontos de entrada e saída da cidade, a Avenida Rodrigues Alves será transformada em via expressa. O estudo de tráfego elaborado pela Prefeitura mostra que, mesmo após a derrubada de parte do Viaduto da Perimetral, a região terá 50% a mais de pistas para trânsito.
VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS
O novo mapa viário do Porto do Rio inclui ainda a criação de linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que contemplará não só a região do Porto como também a área central, abrangendo pontos de grande circulação, como a Avenida Rio Branco, a Praça 15 e o Aeroporto Santos Dumont.
O VLT tem uma velocidade média de 20 a 40 km por hora e sua capacidade de transporte é de 10 a 30 mil passageiros por sentido e por hora. Com um sistema limpo e silencioso, evitando impactos negativos para a população, o VLT otimiza ainda a circulação excessiva de linhas de ônibus pela área.
O objetivo é contribuir para a consolidação do conceito de rede de transporte integrada, permitindo a captação e distribuição dos usuários atendidos pelo metrô, trens metropolitanos, barcas, ônibus BRT, rede de ônibus convencionais e aeroporto.


Mais informações em 
http://www.cidadeolimpica.com/a-reestruturacao-viaria-do-porto/

domingo, 25 de setembro de 2011

As árvores da Transoeste

Entre as medidas de preservação ambiental na obra do corredor expresso está o plantio de 19.652 mudas, quase 13 vezes o total de exemplares retirados

Projeto da via foi feito de forma a manter figueira centenária na Av. das Américas, na altura do Recreio

As obras necessárias para o crescimento da Cidade Olímpica e a preservação do meio ambiente podem, e devem, caminhar num mesmo sentido. E com o objetivo de conciliar progresso e sustentabilidade, a construção da Transoeste – o corredor para ônibus BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande – tem essa preocupação como norte.
Um dos pontos a serem destacados diz respeito ao replantio ou medida compensatória estipulada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). Ao longo dos 56 km de extensão do projeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente prevê a remoção de 1.533 árvores. Em troca, serão plantadas 19.652 mudas, quase 13 vezes a quantidade retirada.
Grande parte dessas árvores estava em pontos como o canteiro central e as margens da Avenida das Américas, no trecho entre a Barra da Tijuca e a Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes.
– O desenvolvimento tem que acontecer, a cidade tem que crescer, mas obviamente mantendo os cuidados com o meio ambiente. Só que a sociedade também tem que estar consciente – alerta o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrovsky.
Um movimento chegou a ser criado para pedir a permanência de uma figueira centenária localizada próxima ao Viaduto Orlando Raso, no cruzamento das avenidas das Américas e Salvador Allende, mas o engenheiro Alexandre Risso, da Secretaria Municipal de Obras, afirma que nunca esteve nos planos da Prefeitura derrubar a árvore.
– A figueira sempre esteve incluída no traçado da Transoeste. Não houve alteração alguma no projeto – explica Risso.
Um dos trechos mais importantes da Transoeste, a abertura do Túnel da Grota Funda também tem papel relevante na questão sustentável. Durante os oito meses de escavação do Maciço da Pedra Branca, foram retirados 250.000 m³ de rocha, o equivalente a 35 mil viagens de caminhão. Boa parte do material foi utilizada no aterro de áreas alagadiças aproveitados no alargamento da Avenida das Américas.
No acesso do túnel por Guaratiba, várias palmeiras de um terreno vizinho foram utilizadas no tratamento paisagístico da obra.
– Essas palmeiras foram todas reaproveitadas, toda a parte da retirada de árvores foi certificada com licença ambiental. As palmeiras foram remanejadas de um sítio que existia aqui perto, para fazer a saída com esse visual, que vai dar um atrativo diferente à obra – diz o engenheiro Alexandre Risso.

Por: cidadeolimpica.com

sábado, 24 de setembro de 2011

Uma boa notícia para o bolso dos contribuíntes

PorGloboesporte. com

Obra do Maracanã tem novo reajuste e fica R$ 84 milhões mais barata.
Redução foi possível devido a desoneração de impostos prevista no Regime Especial de Tributação para Construção e Reforma Estádios
operários retomam as obras no Maracanã (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Operários trabalham nas obras do Maracanã
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
A obra de reforma do Maracanã, que será sede da final da Copa do Mundo de 2014ficou mais barata. O custo total passou a ser de R$ 775.776.273,54, ou seja, aproximadamente, R$ 84 milhões a menos que o valor acertado anteriormente com o Tribunal de Contas da União (TCU) de R$ 859.946.874,32. A redução foi possível devido a desoneração de impostos prevista no Regime Especial de Tributação para Construção e Reforma Estádios da Copa de 2014 o chamado Recopa, criado pelo governo federal por meio da Lei no.12.350.

Veja os projetos dos estádios para a Copa
Com isso, o Estado cumpriu as ultimas exigências do Ministério dos Esportes para a concessão dos incentivos fiscais.
No fim de agosto o TCU já havia aprovado a revisão do orçamento para a reforma do estádio do Maracanã em quase R$ 100 milhões a menos. Após a apresentação de um novo projeto executivo para a obra pelo governo do Rio de Janeiro, o tribunal reduziu a previsão de gastos de R$ 956,8 mi para R$ 859,9 milhões.

- Depois de mais uma redução dos custos e a aprovação pelo TCU e Fifa do nosso projeto, estamos acertando com o BNDES as ultimas medidas para a liberação da primeira parcela do empréstimo. Tudo para fazer do Maracanã um dos estádios mais modernos do mundo - afirmou o secretario de Obras, Hudson Braga.
Relembre a movimentação das contas do Maracanã:
Primeira licitação, em 2009: R$ 705 milhões
Aumento no início de 2011:  R$ 956,8 milhões
Redução do TCU/agosto: R$ 859,9 milhões
Novo ajuste por impostos: R$ 775,6 milhões

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

De São Gonçalo para o mundo

Atleta morador de São Gonçalo se destaca no judô e faz planos para 2016


28 de agosto de 2011. Esta é a data da ultima vitória que levou o judoca Gabriel Martins ao pódio. Aliás, esta foi a última competição do qual participou. Neste dia, ele conquistou mais um título de campeão da Liga Fluminense de Judô.  Hoje, em entrevista ao blog Rio: Cidade Olímpica, Gabriel conta seus planos para o futuro, faz uma análise da atual situação do Judô brasileiro e suas expectativas para as Olimpíadas Rio 2016.
Praticando o esporte desde os 15 anos, Gabriel – que hoje está com 20 – já faz história no Judô de São Gonçalo e nas ligas universitárias do estado do Rio. Atualmente, ele é faixa verde. Sua meta é “pegar” a faixa roxa até o fim do ano. Porém, para chegar a este objetivo, ele teve que driblar muita coisa, como o fato de a mãe não querer que fizesse Judô.
Para ela, o Judô era uma luta violenta, e que poderia trazer sérias conseqüências físicas para Gabriel. “No início eu ficava bastante preocupada quando ele ia lutar. Achava que poderia aparecer quebrado a qualquer hora. Hoje, já estou mais acostumada. Mesmo assim, continuo me preocupando. De vez em quando, ele aparece com alguma parte do corpo luxada, deslocada... Mas ele gosta. Fazer o que?”.
O Judô, como qualquer outro esporte, traz benefícios para a saúde e para a mente. Em meio ao mundo corrido e estressado em que vivemos, a prática de alguma atividade física funciona como uma válvula de escape e um repositor de energias naturais para o corpo. O atleta Gabriel confirma isso:
“O Judô mudou não só a minha parte física, mas também a psicológica. É um esporte de bastante concentração e que valoriza a hierarquia e o respeito. Na verdade, a primeira coisa que aprendemos no Judô é cumprimentar, respeitar a graduação. A segunda coisa é aprender a cair. São coisas importantes que temos que lidar nos tatames para levar para toda a vida. Quando aprendemos a cair, sabemos levantar da melhor forma, tanto na vida quanto ou nos tatames”.


Lutando pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO – São Gonçalo) e pelo Clube Tamoio, da mesma cidade, o judoca já alcançou títulos estaduais e universitários além de 23 medalhas: 15 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze. “A UNIVERSO tem um corpo de atletas muito bom, que se destacam nas ligas universitárias do país. Agora vamos para as competições de alto rendimento, a fim de competir para as Olimpíadas”.
Segundo Gabriel, o Judô brasileiro passa por um bom momento. Investimentos e incentivos dão notoriedade ao esporte, que hoje é um dos que mais trazem medalhas em jogos olímpicos e panamericanos ao Brasil. Basta notar a presença cada vez mais freqüente de judocas brasileiros nos pódios internacionais: “Temos nomes promissores para as Olimpíadas 2016. Inúmeros projetos sociais estão em andamento no país, revelando vários nomes e fazendo com que o Judô se torne mais popular”.
Por falar em Olimpíadas Rio 2016, as expectativas são as melhores. “Acredito que tenho chances de ir. No início do ano que vem, começarei a treinar mais forte do que o de costume. As competições de alto rendimento já estão aí. Com elas, as possibilidades de classificação para competições maiores e mais importantes aumentam. Terei 25 anos e estarei com uma idade boa. Quem suar mais, dedicar-se mais, e superar-se cada vez mais terá a chance de ir às Olimpíadas”.

Continuando a falar sobre Olimpíadas, Gabriel também aposta em nomes que estão se destacando este ano. É o caso da judoca e campeã mundial Rafaela Silva, descoberta através de um projeto social desenvolvido no Rio de Janeiro por Geraldo Bernardes e Flávio Canto: o Instituto Reação.
Mesmo tendo várias premiações, uma medalha é a mais importante para nosso entrevistado: a primeira. Obtida em uma liga pequena e aberta, ela é fruto de uma vitória inesperada. “Eu era faixa cinza, estava no comecinho ainda. Fui lutar com um faixa marrom, e, para surpresa de todos, ganhei a luta. Para mim, todas são importantes. Mas essa tem algo diferente”.
Para quem deseja ver o judoca Gabriel Martins lutando, na web, é só acessar o link do youtube http://www.youtube.com/watch?v=eDa0Canzk1k

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CBDA fecha convênio com UFRJ para monitoramento dos atletas


Por Globo Esporte. com
Visando aos Jogos OIímpicos do Rio, em 2016, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro firmarão nesta quarta-feira um convênio para o monitoramento dos atletas de natação, maratonas aquáticas, nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais. Eles terão acesso a orientação nutricional, exames cardiológicos, avaliação renal, avaliação respiratória e avaliação odontológica.
Além do Instituto de Pediatria da UFRJ, que tem um grande laboratório de bioquímica, os nomes selecionados pela CBDA para o atendimento terão acesso aos serviços do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Escola de Educação Física, da Faculdade de Odontologia e do Instituto de Nutrição. As primeiras avaliações serão feitas nos dias 25 e 26 de setembro com os nadadores que irão ao Pan de Guadalajara e residem no Brasil. 
- Este convênio marca uma nova etapa no esporte brasileiro. A partir deste momento uma geração de atletas que estará no auge em 2016 poderá usufruir de tecnologia e análises de altíssima qualidade, que terão repercussão nos seus resultados técnicos. Essa experiência já é exercida com sucesso nos países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Austrália - disse Coaracy Nunes, presidente da CBDA. 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cidades-sede de jogos da Copa poderão decretar feriado


O texto da lei, que agora será discutido por deputados e senadores, dispõe sobre as medidas relativas a eventos esportivos internacionais vinculados à Copa do Mundo de 2014, incluindo as responsabilidades da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da União, a proteção de símbolos oficiais e as punições para quem falsificar produtos licenciados.Sobre os ingressos, o texto da lei determina que o preço será fixado pela Fifa, que também fica responsável pela venda. Outro item trata dos vistos de entrada e das permissões de trabalho que serão concedidas sem restrições até 31 de dezembro de 2014 a integrantes da delegação e convidados da Fifa, representantes da imprensa e espectadores com ingresso ou confirmação de aquisição de ingressos.A lei ainda define que, no período do evento, caberá à União oferecer segurança, saúde e serviços médicos, vigilância sanitária, alfândega e imigração.
Pr Yahoo.com