segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Revolução nos transportes

Veja no link abaixo, o infográfico com as principais mudanças que irão ocorrer no trânsito carioca.



Entenda como funciona a atual infraestrutura de transportes e como ela ficará em 2016.

http://www.cidadeolimpica.com/revolucao-nos-transportes/

sábado, 29 de outubro de 2011

Mais uma campeã nos esportes!!!!

     Seu nome? Fernanda Alcantara. Sua idade? 16 anos. Quem olha para ela, diz logo que é uma menina meiga, tranqüila e bonita. Porém, é só entrar no dojô (popularmente conhecido como tatame) que Fernanda se mostra a campeã mundial que é. Dona de três títulos importantes (campeã estadual do Rio de Janeiro, campeã brasileira e campeã mundial juvenil), a atleta é moradora de Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Hoje, Fernanda dá uma entrevista para o blog Rio: Cidade Olímpica e vocês conferem com exclusividade aqui! Leia agora a entrevista na íntegra.

E aí, Fernanda, como você começou no Jiu Jitsu?
     Bom, quem me incentivou foi a minha amiga. Ela me chamou para ir pra uma academia, sendo que não é a academia dela. Aí eu fui. Ela me levou, foi em alguns treinos comigo… Só que ela decidiu mudar de academia. Eu comecei a treinar lá, e gostei. Lá tem bastante menina. A menina que gosta mesmo fica. (…) Ai, eu gostei e logo assim, com uns 7 meses eu peguei a faixa azul.

E como sua família recebeu a informação: “vou lutar”?
Premiação do campeonato estadual RJ
     Ah, meu pai no começo não gostou muito não. Quer dizer, não meu pai. Mais a minha mãe. Ela disse: “Ah, vai se machucar… arranjar encrenca” esse tipo de coisa. Mas eles dão força.

E os amigos?
     Ah, tem uns que falam “Ah, to com medo”, brincando….

A luta é associada aos homens, tanto por lutar, quanto por gostar de ver lutas. Como que você, sendo mulher vê isso?  A luta também é um lugar para mulheres? Dá pra ser igual ou vocês ainda têm muito espaço para conquistar?
     Olha, tem que pular o preconceito. Mas está em um pé de igualdade. Na minha academia é mais menina do que menino.

Vocês batem nos meninos lá?
     (risos) Ah, de vez em quando. Dá pra levar.

E se o pessoal mexer na rua com você?
     Eu finjo que nem escuto (risos)

Você não tem o receio de ficar com a orelha estourada igual à maioria dos lutadores?
     Não, não fica não. Só fica quem leva muita porrada na orelha. É mais coisa de homem mesmo. É pra quem quer, na verdade.

Você pretende viver o Jiu Jitsu como profissão ou hobby?
     Um hobby. Mais como um hobby

Não dá para viver lutando não?
     Na verdade, no Brasil, não. Só os lutadores, UFC, e assim mesmo, fora do Brasil. Ou então formar uma academia. O problema é que as academias, normalmente, não crescem muito.

Você se vê no UFC?
     Não. É muita porrada. Assim, não.
Premiação campeonato brasileiro

O Jiu Jitsu não é um esporte olímpico. Muita gente vem tentando incluí-lo nas competições esportivas mundiais. Como você vê essa situação?
    A culpa disso é por haver muita confederação. O esporte tem que ter uma confederação. Pronto e acabou! Só que por haver muitas confederações, isso acaba atrapalhando a inclusão dele nas Olimpíadas. No mais, eu acredito que tem que ser, por que é o início de várias lutas. O Judô veio do Jiu Jitsu. O Judô não veio primeiro do que o Jiu Jitsu. Então, é mais do que justo essa inclusão.

Se o esporte se tornar olímpico, você sonha em estar nas Olimpíadas?
    Lógico, com certeza!

Você tem três títulos expressivos. Colocando em ordem, quais são os mais importantes?
     Em ordem, o mundial,  o brasileiro e o estadual. Todos obtidos aqui no Brasil.

Como você conquistou o título estadual?
     Bem, no estadual eu lutei duas vezes com a mesma menina. Eu lutei a primeira, abri a chave como se fala, e ganhei. Ela lutou com outra garota e ganhou. Lutei novamente com ela e fui campeã. Foi o meu primeiro título importante.
E o campeonato brasileiro, como foi?
     Nossa, eu fui nervosa pra caramba. Já tinha até visto a menina lutar. Fui como uma amiga minha diz: “tem que ir rindo, brincando… senão, não dá certo” Aí, fui rindo e brincando. Foi mais tranqüilo do que eu imaginava.

E o mundial?
   Bom, eu consegui um patrocínio pra ir a São Paulo. Só os faixas coloridos da minha academia foram (faixas coloridas são aquelas após a faixa branca). Engraçado que só as meninas ganharam e elas lutam mesmo, pra valer. Tive uma luta e ganhei porque a menina foi desclassificada. Ela me aplicou o Bate-Estaca, que levanta o lutador e joga de costas no chão. Só que esse é um golpe proibido.

O que mudou na sua saúde? No seu corpo? No seu crescimento?
    Eu ganhei quase 10 quilos de massa muscular. Não cresci tanto porque acho que o músculo atrapalha um pouco, né? Gostei, pois me achava muito magra e meu condicionamento físico melhorou. Antigamente eu tinha muitas crises de bronquite. Agora dei uma melhorada. Corria um pouquinho e já estava cansada. Agora, não. Melhorou muito, no geral.

E como é o seu dia a dia?
     De manhã eu fico em casa. À tarde vou para a escola Às vezes passo em casa, lancho. Outras vezes, saio da escola e vou direto para o treino. Lá, começa às 7 da noite e termina às 9. Até eu vir pra casa, eu chego 10, 10 e meia.

Premiação campeonato mundial
Todos os dias?
     Normalmente eu vou três vezes por semana. Quando tem competição eu vou todos os dias na semana.

Você está em que faixa?
    Azul. Quando eu estiver com dois anos de azul eu poderei pegar a faixa roxa.

Muito judoca tem uma picuinha com o lutador de Jiu Jitsu. Como você trata disso?
     Eu gosto do judô. Não pratico, mas eu gosto. Não vejo nada de mais, não. Mas, pra mim, eu acho o Jiu Jitsu mais completo. Já me chamaram pra fazer Judô, mas não quis não.


     Quer saber mais sobre a atleta Fernanda Alcantara? Acesse os links abaixo:

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O adeus a Luiz Mendes


O comentarista esportivo Luiz Mendes morreu na manhã desta quinta-feira (27), aos 87 anos, após complicações decorrentes de uma leucemia linfocítica crônica, como informou a assessoria do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde o  dia 18 de outubro, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
O radialista narrou fatos marcantes da história do futebol brasileiro, como a final da Copa de 1950, no Rio, quando o Brasil perdeu a final para o Uruguai, no episódio que ficou conhecido por "Maracanazo", e a Copa do Mundo de 1958, a primeira das cinco conquistadas pela seleção brasileira, na Suécia.
A Rádio Globo prestou uma homenagem ao radialista, com uma seleção de áudios de Luiz Mendes, que pode ser ouvida na internet. O site da rádio ressaltou ainda que, em mais de 70 anos de profissão, Luiz Mendes foi o único brasileiro a narrar a final de Copa do Mundo de 1954, na Suíça.
Vida dedicada ao jornalismo esportivo

No livro "Minha gente - Luiz Mendes, o mestre da crônica esportiva do Brasil" (editora 7 Letras), a jornalista Ana Maria Pires narra a trajetória do radialista em 70 anos de carreira, desde o início como locutor de um serviço de auto-falante na cidade de Ijuí (RS), passando pela contratação pela Rádio Globo do Rio, no final de 1944, o casamento com a atriz Daisy Lúcidi, uma estrela das radionovelas nos anos 50, e suas experiências de cobertura 'in loco" de 13 copas do mundo de futebol.
Em depoimento no livro, Mendes descreve sua narração no famoso gol do Uruguai. "Eu próprio fiquei tão perplexo na hora do gol, que dei nove inflexões diferentes ao gol. Eu fui narrando normalmente, “Gol do Uruguai!”. Depois, Gol do Uruguai? Gol do Uruguai, senhores! Gol do Uruguai... Gol do Uruguai... E fui assim, trocando de inflexão, até chegar à nona. Acho que fiz aquilo para despertar a mim mesmo e começar a falar como havia sido o gol, o que tinha acontecido e o que poderia acontecer, pois faltavam poucos minutos para o final da partida. Naquele momento, senti que a Copa do Mundo estava indo embora como água que corre pelos vãos dos dedos, algo que não se consegue segurar. O sentimento era cristalino. (...) Foi uma coisa terrível", diz o radialista em trecho do livro.
Na obra, Mendes descreve também sua maior alegria com o futebol. "A cobertura da conquista da primeira Copa do Mundo pela seleção brasileira, em 1958, na Suécia, foi a emoção mais forte que vivi em minha vida profissional. Tanto que meus olhos se encheram de lágrimas tão logo gritei “Brasil, Campeão do Mundo de 1958.” Como dizem por aí, a primeira vez a gente nunca esquece!"
Além da Rádio Globo, Luiz Mendes trabalhou também na Rádio Farroupilha,TV Rio, TV Globo, Rádio Continental, TV Educativa e TV Tupi e escreveu quatro livros sobre futebol: "As Táticas do Futebol Brasileiro - Da Pelada à Pelé (1963), "As Táticas do Futebol (Antigas e Atuais) (1979),  "Futebol Regras e Táticas (1979) e "Sete (7) Mil Horas de Futebol" (1999).

Um Ministério dos Esportes mais "político"

Primeiramente, tinha dúvidas se colocaria este post ou não. Porém, como este assunto está diretamente ligado e envolve a preparação das cidades e do país para receber os dois maiores eventos esportivos do mundo, resolvi que a mudança no Ministério dos Esportes teria espaço neste blog, mas, sem muitos alardes. O resultado que fica depois de toda essa novela, não é a torca de ministros e uma nova "política". Fica, para a sociedade, a vergonha de ter mais um de seus ministros (o sexto, aliás), demitido.
Com a saída de Orlando Silva, entra o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B- SP). Aldo, que já foi presidente da câmara dos deputados tem um caráter mais político do que Orlando, e sua escolha foi totalmente política.
Segundo o próprio Aldo, os convênios com ONG's será suspenso momentaneamente. Para ele, os órgãos públicos terão prioridade a partir de agora: “Vamos priorizar os convênios com órgãos públicos, principalmente com prefeituras ou com outras instituições que tenham esse caráter” 
Em relação à política do governo com a FIFA, Aldo manterá firme as posições iniciais (e legais) do governo, mantendo firme a posição do governo: “Quando o governo brasileiro julgar que não deverá fazer concessões, não serão feitas as concessões. E onde o governo brasileiro julgar que as concessões serão necessárias ou são razoáveis, com isonomia em relação a outros acontecimentos internacionais, essas concessões serão feitas”.
Nós, como brasileiros, esperamos que esta troca não venha afetar os preparativos para a Copa do Mundo Brasil 2014 e as Olimpíadas Rio 2016. Estes dois eventos são demasiadamente importantes para o país e essenciais para firmar o Brasil como uma grande potência mundial.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ministro dos Esportes pode deixar o cargo hoje.

Decisão do governo pode atrapalhar o andamento dos preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas Rio 2016?

Veja abaixo, a matéria do Globo.com

Silva deixará governo, e 'tendência' é que interino assuma, diz Carvalho

Abertura de inquérito no STF foi 'determinante', para saída, afirmou ministro. De acordo com Gilberto Carvalho, 'o Orlando compreendeu a situação'.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
 
 
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, confirmou nesta quarta-feira (26) que o ministro do Esporte, Orlando Silva, vai deixar o comando da pasta.
Segundo ele, a "tendência" é de que o ministério fique com o PC do B e de que haja uma solução de "interinidade", para que depois assuma um sucessor definitivo. "Pode até haver situação de interinidade. É o mais provável", afirmou. O interino deve ser o atual secretário-executivo da pasta, Waldemar Manoel Silva de Souza.
De acordo com o ministro, a abertura de inquérito pelo Supremo Tribunal Federal para investigar Orlando Silva foi um "fator determinante" para que a presidente Dilma Rousseff decidisse tirá-lo do comando do Ministério do Esporte.
"Comuniquei [ao PC do B] que era preciso dar um passo. O Orlando compreendeu a situação. A abertura de inquérito pelo Supremo foi um fato determinante para mudar a situação", disse. Silva deve se reunir no final da tarde desta quarta com Dilma no Palácio do Planalto para formalizar a demissão.
Segundo Carvalho, Orlando Silva "teve maturidade" para "compreender" a decisão do governo. "O PC do B disse que respeita a decisão da presidente. Sabe que a decisão [ do sucessor] é da presidente. E o ministro Orlando foi de uma maturidade política muito grande", afirmou.
De acordo com o ministro da Secretaria-Geral, ainda não foi definido o "mecanismo" que será utilizado para formalizar a saíde de Orlando Silva - se ele entregará carta de renúncia ou se Dilma irá demiti-lo.
Gilberto Carvalho afirmou ainda que Dilma ainda não avaliou os nomes prováveis à sucessão de Silva. "Não houve especulação de nomes por parte da presidente", declarou.
Segundo ele, a praxe é o partido "não apresentar indicados" para que a presidente tenha liberdade de indicar um nome.
O ministro disse ainda que, apesar de aceitar a decisão do governo, o PC do B deu sinais de que irá "fazer a defesa de Orlando Silva até o fim".
Ele contou que reforçou na reunião desta quarta com Orlando Silva e cúpula do PC do B que a relação do governo com o partido é capaz de superar a crise. "Nossa relação com o PC do B tem maturidade capaz de superar qualquer obstáculo", disse.

Novo esquema de trânsito no Centro do Rio

Para dar continuidade às obras da Fase 2 do Porto Maravilha, o tráfego da Região Portuária passou por uma série de modificações desde o dia 22 de outubro. Houve interdições e inversões de sentido em diversas vias, entre elas Avenida Rodrigues Alves, Rua Sacadura Cabral, Rua Edgard Gordilho e Rua Antonio Lage.
Para o motorista que trafega por esta região, é preciso ter muita atenção e cautela, pois o trânsito que já era complicado, está um pouco mais confuso.

Para ver quais as ruas interditadas e quais as alternativas, acesso o link http://www.cidadeolimpica.com/o-que-muda-no-transito-do-porto/ que tras um mapa fácil e interativo.

Acesse também outor links sobre a região do Cais do Porto e Centro do Rio.

http://ewerton-moreira.blogspot.com/2011/10/porto-sera-regiao-de-excelencia-em.html
http://ewerton-moreira.blogspot.com/2011/10/revitalizacao-do-porto-e-prioridade.html
http://ewerton-moreira.blogspot.com/2011/09/reestruturacao-viaria-do-porto.html

domingo, 23 de outubro de 2011

Obras pelo estado do Rio de Janeiro

Fugindo um pouco da cidade do Rio de Janeiro, podemos ver grandes obras viárias que serão desenvolvidas para melhorar e promover o desenvolvimento de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. É o caso das regiões dos Lagos e Serrana, ambas turísticas, e da Baixada Fluminense, importante polo econômico do estado.
Veja os vídeos abaixo:

1) Duplicação da RJ 106 (Região dos Lagos)
http://www.youtube.com/watch?v=Igyi4Fv9q9E

2) Arco Metropolitano do Rio de Janeiro (Baixada Fluminense e Região Serrana)
http://www.youtube.com/watch?v=HCFEQiSc1Nw&feature=related

3) Via Light (Baixada Fluminense)
http://www.youtube.com/watch?v=vqSVq_FwiOY&feature=related

4) Transbaixada (Baixada Fluminense)
http://www.youtube.com/watch?v=qEElTKLsay4&feature=related

sábado, 22 de outubro de 2011

Vídeos das obras

Neste post, colocarei alguns vídeos oficiais sobre o andamento das obras na Cidade Maravilhosa para receber as Olimpíadas.
Clique nos links e confira cada um dos vídeos.

1) Futuro da Zona Portuária
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hwLKt9ArH-w

2) Intervenções da Transcarioca nos bairros
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HQXQUZU49IQ#!

3) Transcarioca Galeão - Barra
http://www.youtube.com/watch?v=ci-MgwSz4TE&feature=player_embedded#!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Maracanã será palco das decisões da Copa das Confederações e da Copa do Mundo

Rio de Janeiro será cidade-sede com mais jogos no Mundial de 2014, serão sete ao todo

Daniel Basil
Daniel Basil#Maracanã terá 76 mil espectadores nas decisões das Copas do Mundo e das Confederações
Maracanã terá 76 mil espectadores nas decisões das Copas do Mundo e das Confederações
O estádio mais famoso do futebol terá grande participação na Copa do Mundo. O Maracanã receberá sete jogos do Mundial, incluindo a decisão no dia 13 de julho de 2014. O Rio de Janeiro será a cidade-sede com maior número de partidas, ao lado de Brasília. O anúncio feito pela FIFA, nesta quinta-feira (20.10), ratificou o que já havia sido divulgado, que o “Maior do Mundo” será o segundo estádio da história a ter duas decisões de Copa (o outro é o Azteca no México).
A Seleção Brasileira só poderá jogar no Maracanã se chegar à final. No calendário ficou definido que o Rio de Janeiro receberá as seguintes partidas:
Grupo F, domingo (15.06);
Grupo B, quarta-feira (18.06);
Grupo H, domingo (22.06);
Grupo E, quarta-feira (25.06);
Oitavas de final, sábado (28.06);
Quartas de final, sexta-feira (04.07);
Final, domingo (13.07).
Copa das Confederações
Com conclusão prevista para fevereiro de 2013, o Maracanã será sede da decisão da Copa das Confederações, no dia 30 de junho. Junto com Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte (podendo entrar Recife e Salvador, a depender do andamento das obras), o Rio de Janeiro será palco de alguns dos 16 jogos do campeonato que serve como teste para o Mundial.
Estádio Mário Filho – Maracanã
Principal referência do futebol brasileiro e palco da grande final do Mundial de 1950, o Maracanã está sendo inteiramente modernizado para, mais uma vez, receber as melhores seleções. Com a reforma, pouco restará do tradicional estádio no plano visual além de sua rica história e da fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O novo Maracanã terá 76 mil lugares cobertos e 14 mil vagas de estacionamento, além de melhorias nos acessos, nos sanitários e nas lanchonetes. A fase atual inclui recuperação da estrutura e trabalho nas fundações das arquibancadas e nas rampas de acesso.
Mobilidade
O governo federal está investindo na área de mobilidade urbana, com pacotes que incluem metrôs, corredores exclusivos para ônibus e veículos leves sobre trilhos (VLT). A presidenta Dilma Rousseff anunciou nessa semana que a União irá investir R$ 30 bilhões em obras de mobilidade urbana para melhorar o transporte coletivo por todo o país. No Rio de Janeiro será implantado o BRT (Bus Rapid Transit), que ligará o aeroporto do Galeão aos bairros da Penha e Barra. O valor total do empreendimento, previsto na Matriz de Responsabilidade do Mundial de 2014, é de R$1,88 bilhão.
A primeira estação-modelo de BRT (Bus Rapid Transit) da Transoeste, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz e será concluído no primeiro semestre do ano que vem foi apresentada em setembro pela prefeitura carioca. Com 250 metros quadrados e capacidade para absorver até cinco mil passageiros por hora, a estação fica na Avenida das Américas. A prefeitura estima que o investimento total nas obras seja de R$ 800 milhões e beneficie cerca de 220 mil pessoas por dia. O empreendimento faz parte de um pacote de melhorias e legado para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que inclui também os BRTs Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil – fechando o sistema viário da cidade com um transporte mais rápido.
Aeroporto
O aeroporto internacional do Rio de Janeiro é um dos mais movimentados do país e a principal porta de entrada dos turistas estrangeiros à cidade brasileira mais visitada e conhecida por eles. Estão previstas as reformas dos terminais 1 e 2 de passageiros, além da revitalização do sistema de pistas e pátios, cujo investimento total ultrapassa os R$ 800 milhões.
Reforma do Terminal de Passageiros 1.
Previsão de término: julho de 2013.
Reforma do Terminal de Passageiros 2.
Previsão de término: outubro de 2013.
Reforma e revitalização do sistema de pistas e pátios.
Previsão de término: outubro de 2013.
Investimento total: R$ 813,3 milhões.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"Maraca, Maraca, Maracanã......."

Bom dia a todos! Mais uma semana se inicia, chuvosa aqui no Rio, e vamos começar falando sobre o Maracanã, considerado por muitos como o Templo do Futebol.
O texto abaixo é do economista e presidente do Instituto de Estudos do Trabalho, André Urani.
Boa leitura!

O Maraca é nosso?

Rio - O Maracanã é um dos símbolos mais queridos da nossa cidade. Quase todos temos lembranças importantes daquele que já foi o maior do mundo. No meu caso, foi lá que virei Flamengo, me deliciando com o do time de Zico, Júnior, Adílio e tantos outros. Que vibrei, com outros mais de 100.000 flamenguistas, com a conquista histórica do Brasileiro de 1981. Que assisti jogos da seleção da geral. Que me esbaldei no show do Rolling Stones.

Mas o Maraca foi ficando velho, e praticamente ninguém chiou quando se decidiu reformá-lo, no final dos anos 90 e, mais uma vez, em meados da década passada, para prepará-lo para o Pan. O resultado até que foi bom: sem grandes luxos, mas assentos para todos (ainda que muita gente insistisse em ficar de pé até em cima das cadeiras...), banheiros mais decentes e outros pequenos detalhes ajudaram a trazer de volta para o estádio não só o público em geral, mas as famílias. Se chiadeira houve – e não foi tanta assim – foi em relação ao custo destas reformas (mais de meio bilhão de reais em valores atualizados, mais do que se gastou para construir o estádio mais caro da Copa na Alemanha) e à falta de transparência do processo como um todo. 

E agora estamos passando por mais uma reforma, para a Copa de 2016. Quem passa por ali fica até com medo de olhar direito: praticamente não sobrou pedra sobre pedra e poucos têm ideia do que vai surgir ali. O valor da obra começou em 705 milhões de reais, chegou a ser estipulado em 1,1 bilhão e hoje se fala em algo em torno de 800 milhões. 

Foi por este conjunto de razões que o movimento Meu Rio, de que falei aqui na semana passada, resolveu começar suas atividades procurando mobilizar a opinião pública carioca em torno deste tema. Em seu site (www.meurio.org.br), o cidadão comum é convidado a se manifestar de diferentes formas: esta reforma é válida? Vamos gostar deste novo Maracanã? Será que queremos gastar esta dinheirama na reforma de um estádio (não seria preferível, por exemplo, destinar mais recursos à pacificação?). O principal objetivo de curto prazo, porém, é que o Meu Rio está colhendo assinaturas para uma petição para exigir do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio a publicação de uma série de documentos públicos que já deveriam, há tempos, estarem à disposição de todos. Não para encurralar quem quer que seja, mas para termos mais chances de podermos sentir, no futuro, que o Maraca é mesmo nosso.

domingo, 16 de outubro de 2011

Brasil não sabe quanto custará a Copa

Agência Estado 

     A Copa do Mundo no Brasil vai tomar forma na quinta-feira, quando a Fifa divulgará o calendário com datas, locais e horários dos jogos. No dia 30, completam-se quatro anos que o País foi anunciado como sede da competição. Desde então, algumas coisas foram feitas, mas há muito por fazer. Os estádios ficarão prontos a tempo. O mesmo não se pode garantir em relação aos aeroportos e às 49 obras de mobilidade urbana ligadas à Copa. "Certeza" absoluta, só uma: ninguém sabe quanto ficará a conta da empreitada.

     No último balanço divulgado pelo governo federal, em setembro, o custo da Copa, considerando-se o dinheiro a ser investido em estádios, portos e aeroportos e em mobilidade urbana, foi estimado em R$ 27,1 bilhões. Aumento de cerca de 14% em relação aos R$ 23,1 bilhões do balanço de janeiro e de 26% sobre os R$ 21,5 bilhões de previsão feita em 13 de janeiro de 2010, quando o ex-presidente Lula assinou a Matriz de Responsabilidade.

     Esses R$ 27,1 bilhões estão a anos-luz de uma estimativa feita pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), que calculou em R$ 112 bilhões o custo com a Copa. O estudo da associação, que tem parceria técnica com a CBF e o Ministério do Esporte, inclui também gastos com hotelaria, segurança, tecnologia e saúde, entre outros. Mesmo assim, a diferença é grande, pois o balanço do governo acrescenta apenas R$ 10,3 bilhões para esses itens.

     Os números são mesmo conflitantes. Na sexta-feira, o governo divulgou atualização na Matriz de Responsabilidade e a conta baixou para R$ 26,1 milhões. "A Matriz é um documento que precisa ser atualizado com os ajustes que são feitos enquanto a obra está em andamento. Isso é essencial para a transparência do processo", esclareceu Alcino Reis, secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte. Mas não evita, ou diminui, a confusão. No mesmo dia, a Controladoria Geral da União (CGU)inaugurou ferramenta no portaldatransparência.gov.br que permite acompanhar os custos estimados por área de investimento. Valor da soma dos gastos com estádios, aeroportos e portos e mobilidade urbana: R$ 24,024 bilhões. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Meia-entrada não é listada como tema de reunião entre governo e Fifa


Entidade foi representada pelo diretor do departamento comercial e jurídico


Após 6 horas de reunião (e mais duas horas e meia só para confecção da nota), no Ministério do Esporte, em Brasília, representantes da Fifa e do governo divulgaram nota conjunta em que não indicam terem discutido sobre meia-entrada e vendas de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.
- Os pontos debatidos na reunião serão ponto de partida para aprofundar o diálogo entre as partes envolvidas e o Congresso Nacional, que examina a Lei Geral da Copa. Os temas envolvem artigos que tratam de questões ligadas fundamentalmente ao credenciamento, direitos de transmissão, combate ao marketing de emboscada e responsabilidade civil da União - diz o texto.
Nenhum dos participantes da reunião falou com a imprensa. Participaram do encontro o secretário nacional de Futebol, Alcino Reis, e o chefe de Direito Comercial da Divisão de Assuntos Jurídicos da Fifa, Jörg Vollmüller, além do advogado da entidade, Julian Chediak. Também estiveram no encontro um técnico do ministério e representantes da Casa Civil, Câmara dos Deputados e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo.
A reunião havia sido anunciada na semana passada, após encontro da presidente Dilma Rousseff com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em Bruxelas. A pauta do encontro foi o projeto da Lei Geral da Copa, enviado em setembro pelo governo ao Congresso. O texto trata de temas como direitos comerciais e de imagem durante o evento, concessão de vistos de trabalho e medidas de combate à pirataria, entre outros.

- Foi um encontro muito postivo. Foi feita uma leitura conjunta das regras que estão escritas. Pode ser que haja ajustes, mas se acontecer serão feitos diretamente pelo Congresso Nacional. A Fifa agora tem a dimensão do que representa a Lei do Idoso - disse o ministro dos Esportes, Orlando Silva, que se encontra em Guadalajara-MEX para a abertura dos Jogos Pan-Americanos.
Sob ataque

O texto proposto pelo governo tem recebido diversas críticas, de todos os lados. Um dos principais pontos de conflito com a Fifa se refere à questão da meia-entrada, já que a entidade alega ter recebido garantias governamentais de que poderia definir livremente o preço dos ingressos. Isso esbarra em leis como o Estatuto do Idoso, que prevê desconto para pessoas com mais de 60 anos, e leis estaduais que permitem a meia-entrada para estudantes. Outro ponto de conflito se refere à autorização para venda de bebidas alcoólicas nos estádios, proibida por regulamento da CBF, mas também alvo de leis estaduais em algumas das sedes do Mundial.
Do outro lado, parlamentares tanto do governo como da oposição tem criticado a possibilidade de se restringir direitos sociais, como o da meia-entrada. Já entidades de defesa dos direitos do consumidor têm afirmado que o texto dá poderes em excesso à Fifa e desrespeita o Código de Defesa do Consumidor.
O projeto enviado pelo governo já está sob análise de uma comissão especial na Câmara dos Deputados, instalada esta semana, mas ainda não tem data para votação. A expectativa do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), é que o projeto seja votado pelo menos pelos deputados até o fim do ano.
Por Marcelo Pereira, de Brasilia, para o G1




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mergulhão Alvorada vai abrir caminho para o BRT na Barra

Num dos principais entroncamentos do bairro (Avenida das Américas com Ayrton Senna), obra vai permitir que ônibus expresso passe sobre a pista e carros sigam por via subterrânea

Os 39 km de vias exclusivas da Transcarioca, corredor que vai ligar o Terminal Alvorada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, vão mexer não apenas com o transporte de ônibus de parte da cidade. Suas obras vão provocar profundas transformações no sistema viário dos bairros por onde passar, como a Barra da Tijuca, onde a Avenida Ayrton Senna será completamente remodelada.
Com tráfego visivelmente saturado – apesar de suas duas pistas com seis faixas em cada sentido, em boa parte do percurso –, a Ayrton Senna receberá três das principais grandes obras da Transcarioca, como uma ponte estaiada e dois mergulhões: um para que os carros contornem o chamado “Cebolão” sem cruzar com o BRT (Bus Rapid Transit) e o outro que servirá como retorno, um pouco antes da Cidade das Artes (ex-Cidade da Música).
– O BRT vai sair do Terminal Alvorada e passar em nível sobre os mergulhões. O principal vai ter duas pernas de entrada: uma para receber o trânsito de quem vem colado à Cidade da Música (pela Av. das Américas), e outra para quem vem do outro lado da pista – explica o engenheiro Eduardo Fagundes, gerente de Obras de Vias Especiais da Secretaria Municipal de Obras.

O engenheiro Eduardo Fagundes explica que é preciso preparar o subsolo para a construção da via
No canteiro de obras em frente à Cidade das Artes os trabalhos estão adiantados. Desde fevereiro, engenheiros e operários constroem estruturas de concreto subterrâneas para conter o solo, as chamadas paredes de diafragma. A fase seguinte será a de escavação, prevista para começar até o fim de 2011.
– Em alguns trechos desses mergulhões, a gente vai ter quase dez metros de escavação sem nenhuma viga no meio. Por isso, a gente precisa de paredes bem firmes, bem consolidadas, para poder não deixar desmoronar na hora de escavar. Algumas dessas paredes podem chegar a 20 metros de profundidade – detalha o engenheiro.
A reestruturação prevê ainda o fechamento de grande parte dos retornos da Ayrton Senna entre o Alvorada e as pontes sobre a Lagoa de Jacarepaguá. Em substituição, o segundo mergulhão, construído ao lado do principal, entre o “Cebolão” e o Hospital Lourenço Jorge, fará o papel de um retorno subterrâneo.
– O segundo mergulhão ficará no sentido contrário, para quem está na pista lateral da Ayrton Senna em direção à praia e deseja voltar em direção a Jacarepaguá. Ele tem o formato de uma ferradura, que vai fazer o retorno da Ayrton Senna e acabar com o sinal. Com isso, a gente vai dar mais velocidade e fluidez ao trânsito – complementa Eduardo Fagundes.
Com as transformações, o BRT poderá deixar o Terminal Alvorada e seguir direto por suas pistas, que serão abertas ao lado do canteiro central, sem obstáculos. Haverá ainda a implantação de duas estações sobre o canteiro – uma no Lourenço Jorge e outra próxima ao shopping Via Parque, além da readequação das ciclovias.
– A gente vai liberar essas melhorias ao tráfego já no ano que vem, porque aí o motorista já vai sentir o ganho antes de a Transcarioca ficar pronta. A gente está trabalhando para dar mais fluidez ao trânsito. E não vamos esperar tudo ser concluído para fazer isso – conclui Eduardo Fagundes.


Veja o vídeo da matéria em http://www.cidadeolimpica.com/mergulhao-alvorada-vai-abrir-caminho-para-o-brt-na-barra/

Por: cidadeolimpica.com

domingo, 9 de outubro de 2011

Rio 2016: série mostra as mudanças nos transportes da cidade para os Jogos Olímpicos

O canal por assinatura Sportv, da Globosat, apresenta uma série de reportagens sobre as mudanças ocorridas no Rio de Janeiro, para as Olimpíadas 2016.
O link abaixo é de uma matéria que foi ao ar na programação do dia 25 de agosto deste ano.
Mesmo já tendo pouco mais de um mês, vale a pena conferir.

http://sportv.globo.com/videos/olimpiadas-2016/v/rio-2016-serie-mostra-as-mudancas-nos-transportes-da-cidade-para-os-jogos-olimpicos/1609163/#/Últimos/page/1

sábado, 8 de outubro de 2011

Conselho revisa projetos de 2016 para entregar ao COI em novembro

Matriz de responsabilidades dos Jogos do Rio, que detalhará as atribuições de cada esfera de governo, será apresentada durante visita de trabalho à cidade


Por Danielle RochaRio de Janeiro
Maria Silvia Bastos Marques, presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM) (Foto: Reprodução / SporTV)Maria Silvia Bastos Marques preside a Empresa
Olímpica Municipal (Foto: Reprodução / SporTV)
Funcionar como um relógio. É assim que o Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio e o Conselho Público Olímpico têm trabalhado visando 2016. Até o momento, os prazos vêm sendo cumpridos, segundo o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman. O próximo passo está marcado para o inicio de novembro, quando será apresentada à comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) a matriz de responsabilidades, com a relação de todos os projetos que serão executados até os Jogos.
- A matriz está muito avançada. Estamos fazendo a revisão da lista de projetos e a meta é ter essa carteira formalizada até a visita - disse Maria Silvia Bastos Marques, presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM).
A definição dos responsáveis pela execução e a estimativa de valores deverá ser concluída ainda este ano. O presidente do Conselho, Henrique Meirelles, ainda evita falar sobre os custos dos Jogos, embora admita que os investimentos públicos e privados devam ultrapassar os R$ 28,8 bilhões previstos no dossiê de candidatura. Considera importante que não haja precipitação na divulgação do valor.
- É muito importante que o número divulgado seja realista e cumprido, por isso não vou citar números, ainda é muito cedo para termos valores exatos.
Em fase de análise de uma proposta da CBF para integrar o Comitê da Copa de 2014, o ex-presidente do Banco Central garante que não irá deixar seu cargo à frente da preparação olímpica.
- Não vou deixar o Conselho. Em relação ao possível convite da Copa, estou no processo final de análise para ver se vou fazer parte. Mas minha presença no Conselho Público Olímpico segue normalmente - afirmou.
Obras
No comando da EOM há dois meses, Maria Silvia Bastos Marques ressalta o sentido de urgência da prefeitura. A prioridade foi iniciar os projetos com maior prazo de execução. No ano que vem, a Transoeste (corredor expresso de BRT) ficará pronta e a previsão é que a Transcarioca seja entregue no ano seguinte. O Porto Olímpico está em andamento.
- Já entregamos o Parque dos Atletas e nosso Centro de Operações tem sido fundamental para emergências e na organização de grandes eventos. Podemos dizer que estamos adiantados em alguns projetos e dentro do prazo nos demais. Como diz o prefeito Eduardo Paes, os Jogos devem servir à cidade e não a cidade servir aos Jogos. Queremos mudar a qualidade de vida das pessoas. Já está em curso a universalização do ensino de inglês no Ensino Fundamental nas escolas do município. O desafio de todos será transformar a educação, cultura e o serviço para a nossa cidade - disse.
Os desafios do governo do estado neste momento dizem respeito ao saneamento e à obra da linha 4 do metrô. Em 5 anos terão de ser feitas seis estações, com 13km.
- O metrô nos preocupar porque o prazo é curto. Estamos dentro dele, mas sabemos que não podemos ter um atraso. A quetão do saneamento também é um desafio grande. Temos que dragar as lagoas para que estejam limpas até lá. Vamos perseguir isso. Na parte de segurança estamos avançando muito, completando a pacificação. Vamos criar também uma cidade da polícia, onde ficarão todas as delegacias especializadas, com alta tecnologia, situada em Manguinhos. Já o Maracanã entregaremos em 2013 - afirmou Regis Fichtner, secretário chefe da Casa Civil do governo do estado do Rio.