Na próxima quarta-feira será entregue o primeiro BRT da cidade do Rio de Janeiro, o Transoeste. O sistema ligará Santa Cruz ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. A implementação será gradual: nesta fase inicial, ônibus articulados circulam somente nas estações Pingo D'Água, Pontal Recreio Shopping, Barra Nova, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada, com intervalos de 10 minutos. Nos próximos 60 dias, outras estações vão aderir à jornada que vai reduzir pela metade o tempo de viajar para a Zona Oeste.
Cada ônibus BRT tem capacidade para 140 passageiros e terá ar condicionado, com tarifa fixa de R $ 2,75, que pode ser pago com o Rio Card ou o Bilhete Único. Assim, durante um período de até duas horas, os beneficiários do novo sistema poderão fazer três viagens, duas em ônibus alimentadores (de forma comum) e um em BRT. O preço do bilhete para a integração com os trens da Supervia será de R$ 3,95 e os ônibus intermunicipais, R$ 4,95.
Pista BRT primeiro da cidade, entra em operação Transoeste juntar Barra da Tijuca a Santa Cruz. O sistema irá operar 24 horas por dia e estações de serviço da noite será realizada em padrão.
O primeiro BRT da cidade, conhecido como Ligeirão, entra em operação na Transoeste, ligando os bairros Barra da Tijuca e Santa Cruz. O sistema irá operar 24 horas por dia.
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Segundo Mark Tognozzi, coordenador da Secretaria Municipal de Transportes, todas as estações têm agentes de segurança, porteiros e bilheteiros que estarão disponíveis para passageiros e tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento do sistema. As estações também terão espaço para bicicletas - disse Tognozzi.
As estações serão equipadas com monitores que informam aos passageiros que vão embarcar nos ônibus o caminho que a linha vai percorrer e o tempo restante para o BRT para alcançar a plataforma.
Quando em pleno funcionamento o intervalo médio pode variar de dois a cinco minutos, dependendo do serviço e pode chegar a oito minutos durante a noite.
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