terça-feira, 31 de julho de 2012

Esportes Olímpicos nem Tanto Conhecidos: 2º - Tiro Esportivo

O Tiro Esportivo ainda é pouco prestigiado no Brasil, porém o esporte já trouxe medalhas para o país. Presente no Brasil desde o sáculo 19, o esporte vem se profissionalizando e buscando preparação para os jogos olímpicos.
Clique no link abaixo para ter acesso ao áudio da reportagem:

http://showdalilian.wordpress.com/2012/06/18/tiro-esportivo-2/




Reportagem: Ewerton Moreira, Carla Castanha, Rômulo Vieira, Bruno Costa e Stéphane Saramago.
Locução: Carla Castanha.
Edição: Ewerton Moreira.
Supervisão: Professora Lílian Saback.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O parque do subúrbio

Inaugurado há uma semana, o Parque Madureira já caiu nas graças da população. Construído pela Prefeitura do Rio, o parque tem 93 mil metros quadrados, área equivalente a 12 campos de futebol e só é menor do que o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista. Foram plantadas 432 árvores e há laguinhos e chafarizes. O parque tem brinquedos, uma biblioteca virtual, ciclovia, quadras poliesportivas, de futebol society e também de vôlei de praia, além de equipamentos de musculação. Além disso, o parque também conta com uma pista de skate que impressionou até profissionais do esporte.


Em tempos de Rio+20, o Parque de Madureira teve um projeto sustentável, e foi construído pensando em reaproveitar a água e economizar energia elétrica.



Dentro do parque, foram construídas diversas áreas temáticas: a Nave do Conhecimento, a queda d'água nomeada de Praia de Madureira, a Praça do Samba, entre outros. Madureira é um bairro conhecido pela boemia e por ter revelado grandes nomes do samba. A Portela, uma das maiores campeãs do carnaval carioca, surgiu no bairro e tem duas quadras para ensaios em Madureira. O Império Serrano, outra tradicional escola da cidade, também foi criada por sambistas do bairro.

O sucesso do parque é grande. Moradores de todos os bairros vão ao Parque Madureira para passar momentos de tranquilidade e lazer. 



domingo, 29 de julho de 2012

Esportes Olímpicos nem Tanto Conhecidos: 1º - Badminton

Presente nas Olimpíadas desde 1992, o Badminton tem pouca representação no Brasil e corre o risco de não ir para as Olimpíadas Rio 2016.

Acesse o link do programa Show da Lílian e ouça a reportagem.

http://showdalilian.wordpress.com/2012/05/21/conheca-o-badminton/




Reportagem: Ewerton Moreira, Carla Castanha, Rômulo Vieira, Bruno Costa e Stéphane Saramago.
Locução: Carla Castanha.
Edição: Ewerton Moreira.
Supervisão: Professora Lílian Saback.

Entrevistado: Cláudio Oliveira Santos - Presidente da Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Esportes olímpicos nem tanto conhecidos

Durante as Olimpíadas Londres 2012, postarei aqui alguns flashs produzidos para a Rádio PUC-Rio, que fala, sobre Esportes Olímpicos pouco conhecidos. Falaremos sobre Badminton, Hóquei Sobre a Grama, Halterofilismo, Arco e Flecha, Tiro Esportivo e Esgrima.

As reportagens foram produzidas por Ewerton Moreira, Carla Castanha, Rômulo Vieira, Bruno Costa e Stéphane Saramago.
Locução: Carla Castanha.
Edição: Ewerton Moreira.
Supervisão: Professora Lílian Saback.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

E começa a festa!

Com o início das Olimpíadas de Londres 2012, o blog Rio: Cidade Olímpica trará o quadro de medalhas e o calendário de participação dos atletas brasileiros em seus respectivos esportes.
Analisando várias tabelas, achei uma produzida pelo site R7.com. A tabela é interativa e contém várias informações. É uma boa opção para quem  não quer perder nenhum lance do seu esporte favorito.


terça-feira, 10 de julho de 2012

O assunto é: Metrô

A Secretaria Estadual de Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), apresentaram a LI (Licença de Instalação) para as obras de expansão do metrô na Zona Sul do Rio de Janeiro. Considerada por muitos como essencial e por outros como fonte de problemas, a linha 4 vai ligar a  estação General Osório, em Ipanema à estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. A linha contará com 7 estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah, Praça Nossa Senhora da Paz e General Osório).
Foto: O Globo
A licença concedida pelo INEA apresenta algumas exigências que deverão ser cumpridas, tanto pelo Metrô Rio, quanto pelo Governo do Estado. 


As Exigências:

1) Ipanema:
Bairro ganhará 400 mudas de árvores a serem plantadas até 2016.

2) Estação Nossa Senhora da Paz (foto):
Vai sair do papel. Em vez das 113 árvores serem transplantadas, muitas delas terão que ficar na praça e apenas 77 serão transplantadas. Nenhuma loja ou comércio poderá funcionar nesta estação. Os acessos à estação não poderão ser dentro da praça. O aspecto recreativo da praça terá que ser mantido.

3) Bicicletários:
Todas as estações da Linha 4 terão biciclietários.

4) Estação Gávea:
Terá que ser construída em dois níveis, ou seja, para receber duas linhas de metrô.

5) Outra Linha de Metrô:
Outra linha de metrô terá que ser construída na Zona Sul entre os bairros de Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. O metrô não passará por trás do Parque Lage, nem por cima da Rua Jardim Botânico, porque isso afetaria os lençóis freáticos existentes na região. O metrô seguirá por baixo da Rua Jardim Botânico. O estado tem seis meses para apresentar o projeto completo. 


Em resposta às exigências, o Governo do Estado emitiu nota com as seguintes declarações:

Nota Oficial do Governo:

1) Acesso pela Lagoa:
O Governo do Rio de Janeiro estuda construir um novo acesso à Estação General Osório pela Lagoa.

2) Nova Linha de Metrô:
O estudo sobre a nova linha de metrô será divulgado em Dezembro. O Estado confirmou que ligará a Gávea ao Centro via Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras. A licitação deverá ocorrer em meados de 2014 e a obra só ficará pronta após 2016.

Apesar de muitos boatos, apenas quatro obras de expansão da rede metroviária se encontram em andamento neste mês. Outras três obras deverão ter início no segundo semestre de 2012. A linha 3, que ligará a estação de barcas, em Niterói, ao município de Itaboraí (passando por bairros de Niterói e São Gonçalo) tem início previsto para o primeiro semestre de 2013.



Em Construção: 
Linha 1: Estação Uruguai.
Linha 4: Estação Jardim Oceânico, Estação São Conrado e ampliação da Estação General Osório.

Obras planejadas ainda para 2012:
Linha 4: Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah e Estação Praça Antero de Quental.



Foto: G1



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Projeto Porto Maravilha inaugura primeira fase das obras


     Para quem duvidada ou tinha receios com as obras de reurbanização da região do porto do Rio, a primeira etapa das obras do projeto Porto Maravilha já pode ser vista. Foram entregues ontem, 01/07/2012, na Zona Portuária do Rio, 24 ruas com nova urbanização, rede de esgoto, drenagem e pavimentação. Monumentos foram revitalizados e a região ganhou um corredor cultural, com um espaço dedicado à história do porto, além do novo Jardim suspenso do Valongo. A revitalização beneficiou os bairros da Gamboa, Saúde e Morro da Conceição.
     A cerimônia contou com a participação do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral, representantes do consórcio responsável pelas obras e o vice-presidente das Organizações Globo e presidente da fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho. Na oportunidade, foi entregue à população o espaço "Meu Porto Maravilha", que trará uma mini exposição apresentando o passado e o futuro da região. O espaço fica na esquina das avenidas Barão De Tefé e Venezuela.
Foto: Blog Porto Maravilha
     Com as obras de reurbanização, moradores e turistas conheceram o “Cais do Valongo”, uma área histórica da cidade que durante a escravidão recebeu mais de 500 mil africanos. O local virou agora um ponto turístico. A redescoberta do cais aconteceu em fevereiro de 2011 durante as obras de revitalização. Estudiosos já sabiam da existência do local, mas o que impressionou foi o estado de conservação. "Essa redescoberta teve um presente especial para a gente: a nossa herança africana", disse o historiador Vavá de Carvalho.
     De acordo com a prefeitura, a segunda fase do Porto Maravilha deverá ficar pronta até 2016. "Todas as ruas dessa região vão ficar assim. Vem aí o túnel que já está sendo feito pela Praça Mauá, vem a retirada do viaduto, com a Zona Portuária de novo encontrando o mar. Essa região vai se valorizar enormemente. É um novo Rio que ressurge", destacou o prefeito Eduardo Paes.