quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Conheça o projeto Porto Maravilha

Responsável pela revitalização da Zona Portuária, a Prefeitura do Rio elaborou o projeto Porto Maravilha, que visa fazer a reurbanização de toda a região do Porto do Rio, desde a Praça Mauá até a Rodoviária Novo Rio.
Contendo uma área de mais de 5 milhões de metros quadrados, a região vem sofrendo profundas intervenções nas áreas de transporte, saneamento, infraestrutura, iluminação pública, entre outros.
Ao fim das obras, estima-se que a Zona Portuária atinga o número de 100 mil moradores, sendo um dos bairros mais valorizados e estruturados da cidade.

Confira, abaixo, o vídeo do projeto:


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fifa divulga pôster oficial da Copa 2014


Por: Uol Esportes
Lançamento do pôster foi feito no Rio. Foto: Daniel Ramalho / Portal Terra
Foi divulgado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o pôster oficial da da Copa do Mundo de 2014. A imagem é um mapa estilizado do Brasil, com os contornos definidos por desenhos de duas pernas disputando uma bola, além de imagens da fauna e da flora brasileira.
O pôster deveria ter sido divulgado na última segunda-feira (quando faltavam 500 dias para a Copa), ocasião em que haveria uma série de festividades em Brasília. Com a tragédia ocorrida na boate de Santa Maria (RS) na madrugada de sábado para domingo, porém, o evento foi adiado.
Nesta quarta, no Rio, o lançamento do pôster foi precedido por uma coletiva de imprensa com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa), José Maria Marin e o ex-jogador Ronaldo, membro do COL, entre outras autoridades.
Durante a entrevista, Marin afirmou que o país o Brasil entregou à Fifa uma lista de 70 centros de treinamentos à disposição das seleções que disputarão a Copa.
Também durante a entrevista, foi anunciado um grupo de seis personalidades do futebol brasileiro que passam a ser embaixadores da Copa do Mundo de 2014: a jogadora Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo, o ex-jogador Ronaldo, atual membro do COL, o ex-atacante Bebeto, também membro do COL, o ex-zagueiro Carlos Alberto Torres, capitão da seleção de 1970, Amarildo da seleção de 1962, e Mário Jorge Lobo Zagallo.

Tão firme quanto uma estaca podre no brejo


Ao longo de seus 41 anos, Elevado do Joá já passou por vários problemas
Nesta última semana, muito se tem falado sobre a situação calamitosa que se encontra o Elevado do Joá, principal ligação entre a Barra e a Zona Sul do Rio. Porém, este problema não é novo. Em 05/12/2012, nós, do blog Rio: Cidade Olímpica, publicamos uma matéria apontando os problemas e cobrando soluções. Esta matéria ainda é uma das mais lidas em nosso blog.
Como os problemas só pioram, resolvi republicar a matéria para mostrar como tudo continua na mesma situação. Leia, a seguir, a matéria.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Antigo Museu do Índio será preservado

Por: O Globo


Depois de confirmar que decidiu preservar o prédio do antigo Museu do Índio, no Maracanã - como adiantou o jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna, no GLOBO - o governo do estado do Rio informou, na tarde desta segunda-feira, que, juntamente com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, tomará a iniciativa de fazer o tombamento do imóvel. E que seu restauro ficará a cargo do concessionário vencedor da licitação do Complexo do Maracanã, cujo edital sairá em fevereiro. O destino do prédio, após o tombamento, será discutido entre o governo do estado e a prefeitura do Rio.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Maquete eletrônica dos piscinões da Praça da Bandeira

Em uma postagem anterior, feita no dia 16 de janeiro (leia aqui), nosso blog mostrou os diversos problemas causados pelas chuvas que atingiram o Rio de Janeiro. Mais uma vez, os alagamentos foram destaque, causando inúmeros transtornos à população.
Na matéria do dia 16, falamos sobre a construção de diversos reservatórios subterrâneos, os chamados piscinões, no entorno da Praça da Bandeira, importante região de integração entre o Centro e as zonas Sul e Norte. Hoje, mostraremos um vídeo produzido pela Prefeitura do Rio, que explica as obras que serão feitas na bacia hidrográfica dos rios Joana e Maracanã.

Confira, abaixo, o vídeo:


domingo, 27 de janeiro de 2013

Nossa homenagem às vítimas de Santa Maria - RS

É com grande pesar que homenageamos as vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul.
Aos familiares e amigos, nossas condolências.


sábado, 26 de janeiro de 2013

Conheça a Transbrasil, o maior BRT do Rio!

Como parte integrante do projeto olímpico do Rio de Janeiro, a construção da Transbrasil será um marco nos transportes da Cidade Maravilhosa. Com início no bairro de Deodoro, a via expressa seguirá até o aeroporto Santos Dumont, no no Aterro do Flamengo. O BRT Transbrasil terá a capacidade de transportar 900 mil pessoas por dia, causando um grande impacto positivo no atual trânsito da Avenida Brasil.

Confira, no vídeo abaixo, o projeto da Transbrasil.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Obras acumulam água parada no Porto Maravilha. Resultado: focos de dengue


Por: O Globo

Conforme avançam as obras de urbanização do Porto Maravilha, cresce também a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em pelo menos dois pontos, leitores mostram que as intervenções na Zona Portuária acabaram dando brechas ao acúmulo de água parada.
O primeiro ponto de risco foi flagrado pelo leitor Bernardo Ramos na esquina das ruas Aníbal Falcão e Coelho Castro. No local, as novas calçadas trouxeram um piso nivelado, mas o vão deixado para o plantio de uma árvore não foi preenchido. Resultado: água acumulada e reclamações, inclusive por parte de operários.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Bairro Carioca entra na 2ª fase, na Zona Norte do Rio


A ansiedade com o sonho da Casa Nova está cada vez mais perto de 2.240 famílias que moram – ou moravam – em áreas de risco do Rio de Janeiro. Além dos 640 apartamentos já entregues em julho, outros 340 estão sendo abertos gradativamente, na medida em que as obras avançam. A expectativa é de que, até março, todas as 2.240 unidades sejam entregues, oferecendo mais do que “apenas” um teto seguro, mas também clínica da família, escola, creche, mercado e ginásio poliesportivo a poucos passos de casa.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fabricação de novas embarcações será no Brasil

Por: Jornal O Fluminense

Estação das barcas na Praça XV. Foto: Genílson Araújo / Jornal EXTRA
As novas embarcações encomendadas pelo Governo do Estado para atender à demanda de passageiros do transporte hidroviário do Rio de Janeiro serão fabricadas por empresas do Brasil e da China. Os estaleiros INACE – Instituto Naval do Ceará – e Afai Southern Shipyard foram anunciados como vencedores da licitação finalizada pela Secretaria Estadual de Transportes nesta semana.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

5000 visualizações! Nosso muito obrigado!


É com muita alegria que hoje faço mais um agradecimento. Muito obrigado a você, leitor, que nos acompanha a cada dia. Hoje, nosso blog já passou a marca de 5000 visualizações! No dia 09 de dezembro, vim aqui agradecer as 3000 visitas. Em pouco mais de um mês, tivemos mais de 2000 acessos! Isso é o que nos motiva a buscar sempre a melhor informação pra você, leitor!
Este é um trabalho que nos enche de orgulho, pois sabemos que você, leitor, está recebendo as melhores notícias e as últimas novidades em relação às mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro, para a recepção da Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Parolimpíadas 2016.
Mais uma vez, faço um agradecimento especial aos internautas do Brasil, dos Estados Unidos, da Rússia, França, Alemanha, Reino Unido, Eslováquia, Estônia, Coreia do Sul, Moçambique, Peru, Noruega, Holanda, Espanha, Irlanda, Polônia, Portugal, Índia e China, que acessam todos os dias o nosso blog.
Continuamos afirmando: muita coisa ainda precisa ser feito e precisamos melhorar a cada dia mais. Não para nos vangloriarmos, mas para levar até você, leitor, as melhores informações.
Muito obrigado por nos acompanhar a cada dia, ao longo desse tempo.
Você é peça fundamental nesse nosso "quebra cabeças".
Compartilhe nossas matérias com seus amigos, vizinhos e familiares. Divulgue nosso link pelo Facebook, Twitter, MSN, entre outros. Vamos fazer do blog Rio: Cidade Olímpica um dos maiores e mais atuantes blogs jornalísticos desse país.
Isso tudo é pra você!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vila Olímpica ganhará novos equipamentos esportivos

Na terça feira, dia 15, postamos aqui uma matéria referente à nova polêmica que envolvia a revitalização da região do Porto do Rio: a utilização da área da Vila Olímpica da Gamboa para construção dos prédios do VLT. Conhecido como Porto Maravilha, o projeto visa uma total reurbanização de vias, colocação de infraestrutura para redes elétrica, informática e saneamento, além de uma completa reformulação viária e de transportes.
Hoje, postaremos aqui um release enviado pelo consórcio Porto Maravilha. A matéria segue abaixo:


Vila Olímpica ganhará novos equipamentos esportivos

A implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), novo meio de transporte da Região Portuária e do Centro da cidade, dará à Gamboa uma Vila Olímpica modernizada. Para a operação do sistema, que terá seis linhas e 42 paradas ao longo de 30 Km de vias, será preciso construir também um Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom). De acordo com o edital de licitação publicado em dezembro do ano passado, a localização ideal para a implementação do Ciom é o terreno municipal ocupado pela Vila Olímpica que, no entanto, não deixará de servir como principal área para a prática de esportes na região e não terá atividades interrompidas pelas obras.
A concessionária vencedora da licitação do VLT assumirá todos os custos de implantação e construção do novo complexo esportivo. Somente a área do campo de futebol e da quadra aberta será ocupada para obras do Ciom. Alberto Silva, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da prefeitura gestora do Porto Maravilha, adianta que esses equipamentos ocuparão terreno provisório ainda em estudo. "A área da piscina permanecerá em funcionamento, sem qualquer alteração. A pista de atletismo poderá ser refeita no mesmo terreno, enquanto a quadra e o campo de futebol deverão ir para novo endereço até que as obras sejam concluídas. O complexo será reconstruído sobre o espaço de manutenção e operação do novo bonde que beneficiará a comunidade e facilitará ainda mais o acesso e a participação nas atividades", esclarece.

No Ciom, a concessionária do VLT desenvolverá atividades de apoio, administração, manutenção e operação do sistema que unirá barcas, trens, ônibus, metrô, teleférico, rodoviária e aeroporto a partir de 2014, quando as duas primeiras linhas entrarão em funcionamento. Estudos da Prefeitura do Rio consideraram aquela a melhor localização porque privilegia facilidade e flexibilidade de entrada e saída dos veículos, assim como a proximidade às linhas operacionais.
Pelo projeto descrito no edital de licitação, uma grande laje de cobertura servirá de base para a construção do complexo esportivo. "As instalações serão reposicionadas ou substituídas, e todos os custos ficarão a cargo da concessionária vencedora da licitação, também responsável pela implantação do projeto urbanístico e paisagístico do entorno", acrescenta Alberto Silva.


Texto: Mariana Aimée / Foto: divulgação

domingo, 20 de janeiro de 2013

Siga-nos no Twitter!

Boa tarde, seguidores!

Hoje, não postaremos matérias. Aqui no Rio é feriado de São Sebastião, padroeiro da capital, da belíssima cidade de Araruama, na Região dos Lagos do estado do Rio e em São Sebastião do Alto, na Região Serrana.

Porém, passamos aqui pra deixar o Twitter do nosso editor. Se você quiser ficar muito bem informado através desta ferramenta social, basta seguir @Ewerton_Moreira. Lá, você encontrará o resumo das notícias e algumas informações urgentes.

Acesse o Twitter e comece a utilizar esta ferramenta.



sábado, 19 de janeiro de 2013

Como cavar um túnel para o metrô?

Como se cava um túnel de metrô? Talvez poucas pessoas façam esta pergunta, mas em meio à tantas polêmicas que envolvem a linha 4 do metrô do Rio (que ligará os bairros de Ipanema, na Zona Sul a Barra da Tijuca, na Zona Oeste), resolvemos mostrar pra vocês como será feita a escavação dos túneis do metrô.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cargo misterioso no Comitê Rio 2016 tem salário de marajá

Ele recebe um salário de R$ 55.368 por mês, e ganhará R$ 62.553 em 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio. Mas ele – ou ela – não tem nome, não tem cargo, não tem nem sequer sua posição reconhecida na lista de cargos do comitê organizador dos Jogos. 

O ocupante do cargo de Grupo 14 na lista de pagamentos do Comitê Organizador do Rio-2016 é representado nas tabelas de cargos e salários por um traço. Nas tabelas, às quais o ESPN.com.br teve acesso, o “traço” não tem qualquer identificação e está em uma faixa salarial entre o diretor-geral e os diretores-executivos. O ocupante do cargo do Grupo 14 ganhará R$ 4,5 milhões durante a vigência do comitê organizador, entre 2010 e 2016.


ESPN.com.br procurou o Rio-2016 para saber mais sobre o cargo do misterioso Grupo 14. Por meio de assessoria de imprensa, o órgão respondeu via e-mail com a seguinte mensagem: “O Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, financiada por recursos privados. Por respeito à privacidade de seus funcionários, o Rio 2016™ não divulga informações sobre seus salários.”



A reportagem tentou contato direto com o diretor de Recursos Humanos do Rio-2016, Henrique Gonzalez, mas foi informada de que ele não é autorizado a falar sobre o tema. A ligação foi transferida para a assessoria de imprensa, que reiterou o conteúdo da mensagem anterior. 

Questionada se o “funcionário” do Grupo 14 poderia ser o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, o Rio-2016 negou. Também por meio de assessoria, o comitê informou que o cargo de Presidente não é remunerado.

Nas planilhas de cargos e salários às quais o ESPN.com.br teve acesso, estão discriminados todos os cargos do Comitê Organizador – os nomes dos ocupantes  não constam das tabelas. As posições estão listadas, divididas em grupos de 1 a 15. O grupo 14 não está na relação.




A partir deste ano, o governo – em suas esferas federal, estadual e municipal – passará a dar subsídios para o Comitê Organizador. Segundo apurou o ESPN.com.br, o governo federal pagará parte da folha de pagamento do Rio-2016, incluindo valores acima do teto salarial do funcionalismo público.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Obras para prevenção de alagamentos estão atrasadas no Rio

Alagamentos: transtorno constante na vida dos cariocas
Com as chuvas fortes que caíram no estado do Rio nestes primeiros dias do ano, algumas questões ressurgem no imaginário dos cariocas e fluminenses. Uma dessas lembranças são os alagamentos. Porém, para a Prefeitura do Rio, eles estão com os dias contados. Pelo menos essa é a conclusão que se pode tirar da fala do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Paes disse ontem que os piscinões que serão construídos na Tijuca, Zona Norte do Rio, resolverão os problemas nas áreas que mais apresentam deficiências estruturais de drenagem. Estas obras fazem parte de um grande projeto da Secretaria Municipal de Obras que prevê a criação de quatro reservatórios subterrâneos para combater enchentes no entorno da Praça da Bandeira.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mais uma polêmica no Rio de Janeiro

Vila Olímpica da Gamboa: centro de nova polêmica no Porto do Rio de Janeiro

Mais uma polêmica paira as obras do projeto Porto Maravilha. Depois da polêmica que envolveu a Escola Municipal Friedenreich (que poderá ser demolida pelas obras do Complexo do Maracanã), e que chegou a ser noticiada em diversos jornais do exterior,  mais um patrimônio público está ameaçado. Desta vez, é a Vila Olímpica da Gamboa. Tal ameaça ocorre porque uma parte do espaço dará lugar ao Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom) do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) da Zona Portuária, que será gerido por empresa privada.
O projeto prevê a construção do prédio onde hoje estão as quadras de basquete, vôlei e handebol, o campo de futebol e a pista de atletismo. A vila atende a mais de 2,5 mil pessoas, a maioria do Morro da Providência.
A mudança está detalhada no edital de licitação feito pela Prefeitura do Rio para o sistema de transporte que vai circular no Centro. O documento diz que a área do complexo aquático também está comprometida para o empreendimento privado, mas a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), responsável pelo projeto, nega que as piscinas serão demolidas.
Neste edital, a Prefeitura do Rio justifica a desapropriação da vila ao considerar a área "apropriada, em localização e dimensão, para possibilitar o cumprimento do cronograma previsto para a implantação do VLT".
O prédio do Ciom cantará com oficinas, estacionamento com 30 vagas e setor operacional e administrativo. Ficará em um terreno de 18 mil m². A previsão é que a obra fique pronta no final de 2014.
Paes lançou ali projeto para Olimpíadas
Por ironia do destino, há três anos, a Vila Olímpica da Gamboa serviu de palco para o lançamento do “Rio em Forma Olímpico”. Na época, o prefeito Eduardo Paes defendeu o projeto dizendo que o objetivo era incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens de comunidades e buscar novos talentos. A ideia foi motivada pela escolha do Rio como sede dos Jogos 2016.
Criado em 2004, enquanto Cesar Maia era prefeito, a vila é referência para a comunidade. Para a pedagoga e moradora da Providência Maura Silva, a vila “É local importante porque você tira a criança do tempo ocioso, livra ela do tráfico, por exemplo. É um espaço que atende não apenas à população da região como de outros bairros também”.
Vila olímpica seria instalada nas alturas
Para a Cdurp, nem tudo está perdido. A companhia explicou que os equipamentos esportivos - ou o que sobrar deles - que darão lugar ao prédio do VLT serão transferidos para um terreno vizinho durante a construção do novo empreendimento. “Após a conclusão da obra, os equipamentos serão reconstruídos no mesmo local, sobre o prédio do Ciom, sem prejuízo à comunidade”, informou a Cdurp em nota, sem entrar em detalhes.
A previsão é que em 2014 duas linhas do VLT comecem a operar: Vila de Mídia-Cinelândia via Praça Mauá e Central-Praça Mauá via Túnel da Providência. As outras quatro entrarão em operação até 2016. 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Revitalização por um fio

Por: O Globo


Antiga fiação ainda está presente no Porto Maravilha. Projeto prevê a troca
 e a colocação subterrânea dos cabos de diversas redes existentes.
Impasse porém, gera desconforto e prorroga a solução dos problemas.
A beleza das ruas incluídas na primeira etapa do projeto de urbanização do Porto Maravilha está, literalmente, por um fio. Ou melhor, por emaranhados de fios, que se estendem ao longo de quarteirões, para o espanto de quem desvia o olhar em direção aos charmosos sobrados do conjunto arquitetônico. Inauguradas pela prefeitura, com alarde e pompa, em 1º de julho passado, as intervenções focaram na urbanização de 24 vias importantes da região, como a Rua Sacadura Cabral e as avenidas Venezuela e Barão de Tefé. Mas, a obra foi entregue sem um detalhe óbvio: a substituição da rede aérea (energia, telefonia, internet, TV a cabo) pela subterrânea, na contramão dos projetos urbanísticos executados em metrópoles mundo afora, como Cidade do Cabo, Barcelona, Buenos Aires...

domingo, 13 de janeiro de 2013

Quando os políticos não desempenham suas funções, outras pessoas fazem seus serviços

Ontem, falamos sobre o problema das drogas nas cidades brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro. Hoje, como prometido, mostraremos um projeto que tem sido realizado pelas igrejas batistas no Brasil. Se os governantes não fazem o trabalho, igrejas, organizações sociais, associações de moradores "tomam para si" a responsabilidade de preencher o espaço deixado pelos legisladores.
A reportagem a seguir foi exibida no Jornal Nacional, edição do dia 05/01/2013 e fala da Cristolândia de São Paulo. No Rio, também há Cristolândias: uma na Central do Brasil, Centro do Rio, e outra em Rio Bonito, na região das Baixadas Litorâneas.
Veja o vídeo e confira o trabalho realizado por eles na busca da recuperação de viciados em drogas.


sábado, 12 de janeiro de 2013

Um problema que ainda precisa ser resolvido: as drogas

Bom dia, leitores!

Antes de tudo, neste texto de hoje, lançarei mão do texto jornalístico padrão. Farei uma Editorial, no qual o que estará exposto aqui será uma opinião do editor do blog.

Usuários de crack fogem de agentes da Secretaria Municipal de Assistência
Social, no Rio. Sem pensar no risco, eles correm em meio a carros na Av. Brasil.
Foto: Agência O Globo
Hoje, falaremos um pouco sobre um grave problema que vem assolando, não só o Rio de Janeiro, mas a maioria das cidades do Brasil: as drogas. Focaremos no Rio de Janeiro pois é onde vivemos e estamos em maior contato.
Nesta última semana, depois do caso ocorrido na Avenida Brasil (principal entrada do Rio de Janeiro), onde um menino morreu atropelado enquanto fugia de uma operação de diversos órgãos públicos para a coibição e o uso do crack, fiquei pensando em como será o Rio de Janeiro nos próximos anos. O número de usuários de drogas cresce assustadoramente, principalmente entre crianças e jovens, que muitas vezes fogem de casa e começam a se prostituir ou praticar furtos para alimentar o vício.
Onde está o problema? Quem deixou chegar a este ponto?
Não é a hora de se procurar culpados ou problemas. Esta é a hora de agir. Agir com mão forte e responsável, a fim de resolver a situação.
Sem as mínimas condições de higiene, usuários ficam expostos à qualquer
tipo de doença nas cracolândias do Rio. Caso é de saúde pública.
Foto: Ricardo Moraes / Reuters
Primeiramente, os legisladores devem alterar as leis brasileiras. Não é possível que os males causados pelas drogas sejam vistos como distúrbios sociais. A situação chegou ao ponto limite e deve ser revista. Isto é um problema de saúde pública, e para tal, merece ser tratada com viés clínico e especializado, deixando de lado  as estatísticas e as promessas políticas de campanha.
Em novembro de 2012, o jornal O Estado de São Paulo fez uma reportagem sobre uma das (preste bastante atenção, uma das, pois o Rio, até o ano passado, tinha ao menos 11) cracolândias do Rio de Janeiro. A operação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com as polícias civil e militar, no viaduto que dá acesso à favela Parque União, Zona Norte do Rio. O resultado desta operação: 47 usuários foram recolhidos. Destes, 29 já tinham voltado às ruas em menos de uma semana. 3 adolescentes foram internados compulsoriamente, porém, desagradando o Ministério Público do Estado do Rio, que considera ilegal este tipo de internação.
Aí está um dos erros: viciados em crack não possuem condições de tomar decisões. Não só em crack, mas em outras drogas também. A solução para este tipo de problema está nas mãos dos legisladores, que devem dedicar parte do seu "precioso" tempo para cuidar de assuntos ligados à sociedade.
Esta imagem é comum nas cracolândias, não só do Rio, mas do Brasil.
Nota-se a saúde frágil e debilitada desta usuária.
Foto: Ricardo Moraes / Reuters
Caso a Lei seja alterada, as ações de repressão esbarrariam em outro problema: a falta de vagas em clínicas de recuperação. No fim do ano passado, a Prefeitura do Rio suspendeu um convênio que mantinha com a Casa Espírita Tesloo. Segundo o MP, o serviço oferecido aos dependentes de drogas e aos usuários de crack recolhidos nas ruas da cidade não possuía condições de tratamento.
Hoje, no estado do Rio de Janeiro, existem poucas casas de recuperação, públicas, e com vagas disponíveis. As particulares também são poucas e caras, o que dificulta o acesso de pessoas mais pobres (hoje, a maioria dos usuários de drogas provém de famílias de pouco poder aquisitivo).
O problema das drogas, principalmente o crack é sério e afeta de maneira muito forte a sociedade em que vivemos. Da mesma forma que o Choque de Ordem vem arrumando diversos bairros do Rio, uma operação semelhante deveria ser realizado em diversos pontos da cidade, com o intuito de coibir, recolher e dar tratamento digno aos viciados.
A luta é grande e a batalha é ferrenha. Mas, com força de vontade e, principalmente, vontade política por parte dos governantes, a sociedade vencerá mais este desafio.

Relatório divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas revela o crescimento de usuários do crack.
Este relatório é de 2009. Nota-se que, proporcionalmente, drogas ilícitas obtiveram crescimento maior  que as lícitas. 


Amanhã, falarei de um trabalho que tem dado certo em várias capitais do Brasil. O Projeto Cristolândia, que é feito pela Convenção Batista Brasileira e pela Junta de Missões Nacionais, busca recuperar viciados e dar assistência às famílias, com psicólogos, terapeutas, pastores, e outros diversos profissionais.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O bom jeitinho carioca: motéis do Rio são reformados para disponibilizar mais vagas e quartos de hotel


Por: O Globo

Saem os espelhos no teto, as camas redondas, o canal que transmite programação erótica.... Entram camas tradicionais, TVs de plasma e mesas e cadeiras para os hóspedes saborearem o café da manhã juntos no mesmo ambiente. Pode parecer um surto moralista, mas é só negócio. A demanda reprimida por hospedagem no Rio de Janeiro por parte das empresas, turistas e grandes eventos acelerou um fenômeno: motéis tradicionais da Barra da Tijuca, Centro, Jacarepaguá , Tijuca, Zona Sul e Ilha do Governador estão se reinventando mudando a decoração para receber esse novo público.
— A cidade conta com cerca de 180 motéis. Destes, pelo menos 60 terão toda ou a maior parte de sua infraestrutura convertida para hospedagem. A previsão é termos pelo menos 5 mil leitos convertidos até os Jogos Olímpicos de 2016 num investimento de R$ 200 milhões. A demanda por quartos existe tanto que a média de ocupação dos hotéis do Rio hoje bate os 80% — diz o vice-presidente da área de motéis da Associação Brasileira da Indústria Hotereira (ABIH) e do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sind-Rio), Antônio de Oliveira Cerqueira.
Por conta das mudanças, parte desses motéis pode até ser incluída na lista oficial de hospedagem das Olimpíadas de 2016. Empresários do setor discutem com a Empresa Olímpica Municipal (EOM) e a Secretaria municipal de Urbanismo a expansão dos benefícios fiscais (como isenções temporárias de IPTU e redução de ISS) concedidos pelo Pacote Olímpico apenas para novos hotéis como incentivo financeiro para as conversões. Em troca dos benefícios, os empresários se comprometem a ceder 90% dos leitos para a organização em tarifas previamente negociadas com o Comitê Organizador Rio 2016.
A prefeitura ainda não deu uma resposta. A Empresa Olímpica informou apenas que o tema ainda está em discussão. A questão envolve a interpretação de itens da legislação. No pacote fiscal, fala-se na concessão de incentivos para novos empreendimentos e mesmo assim em áreas pré-determinadas da Barra, Zona Sul, Ilha do Governador e Deodoro. Outro problema é que legalmente esses empreendimentos no papel, já são hotéis mas com uma decoração que estimula a rotatividade de usuários. Motéis, pela legislação em vigor são construções de dois pavimentos (garagem e quarto) permitidos apenas em rodovias.
Os empresários, no entanto, garantem que farão as obras independentemente da resposta, por instinto de sobrevivência. Afinal, quem não se adaptar corre o risco de fechar as portas. Exemplos não faltam. Ironicamente, um dos estabelecimentos no Estácio que não sobreviveu abriga hoje as instalações da Empresa Olímpica Municípal que analisa a demanda dos empresários além da Secretaria municipal de Conservação. Informalmente, o antigo prédio do Motel Halley tem até apelido: Gigolão.
— Tem a questão econômica e também da mudança do comportamento da sociedade. Não estamos na década de 70 quando casais de qualquer estado civil procuravam motéis de forma mais intensa para um programa mais romântico. Hoje, se não namoram em casa, buscam alternativas fora da cidade para relaxar como pousadas na Região Serrana e em Penedo — diz o proprietário do Motel Serramar (Barra da Tijuca), Secundino Lema Suarez.
Os empresários também apostam na mudança de rumo porque mesmo com a decoração tradicional para lá de indiscreta muitos deles já funcionaram como hotéis em eventos como os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e até mesmo para hospedar executivos em busca de tarifas mais atraentes do que a oferecida pelos hotéis da Zona Sul.
O Serramar é um exemplo de motel que recebeu hóspedes durante os eventos já realizados. Secundino Suarez contou que está investindo R$ 7 milhões para converter integralmente o Serramar na Estrada do Itanhangá em hotel, até 2014. Nesse processo, o número de leitos passará de 70 para 108 com a transformação garagens em novos quartos. Hoje, ele já conta com 50 quartos destinados a hospedagem tradicional por conta de uma reforma iniciada há mais de um ano. A diária, com café da manhã, sai por R$ 350.
Os 20 quartos ainda usados por clientes que procuram motéis ficam em um bloco independente, que será demolido ainda este ano. O espaço será aproveitado para ampliar a oferta de serviços para os hóspedes como uma piscina coletiva e instalações de apoio.
O empresário é sócio de mais dois motéis na Barra. Um deles é o Skorpios, na Estrada da Barra da Tijuca que pode ter o mesmo destino do Serramar por estar numa área central do bairro. Outro motel, que fica numa via secundária, por enquanto continuará no estilo tradicional.
No Estácio, o Motel Galante também passa por um período de transição. Dos 119 quartos, 60% já foram remodelados para receber os hóspedes mais tradicionais. Para evitar constrangimentos, o hotel conta com duas entradas. Quem prefere curtir algumas horas de prazer entra pela Rua Barão de Ubá. Os hospedes que aceitam pagar a diária de R$ 180 por casal com café da manhã usam o acesso da Rua Joaquim Palhares.
— Começamos as obras há um ano. A tendência, porém, é mantermos alguns quartos no formato antigo. Além disso, abrimos um restaurante para atender aos hóspedes da parte hoteleira e no futuro ele também atenderá ao público em geral — disse o dono, Paulo Casanova.
Para fazer frente ao novo negócio, o investimento não se limitou a trocar a mobília. Mas também orientar os funcionários devido a diferença de perfil dos hóspedes.
— Há diferenças no atendimento. O recepcionista e o camareiro de motel estão acostumados a ser discretos e até evitam conversar muito com os clientes. Em um hotel eu preciso justamente de um colaborador diferente que receba com entusiasmo os hóspedes — observou Casanova.
O empresário é sócio de um outro empreendimento do gênero, na Glória. Mas devido a elevada demanda de empresas naquele caso a mudança promovida foi total e já terminou . Remodelado há quase um ano, o antigo motel Ebony mudou até de nome para esquecer o passado. Rebatizado de Diamond, cobra diárias de R$ 230, em média.
Já a Zona Portuária é o endereço de outro empreendimento que está se despedindo dos velhos tempos. As obras do Porto Maravilha valorizaram os terrenos no entorno e serviram de incentivo para o antigo Motel Vila Régia, na Rua Sacadura Cabral, que já conta com 60 quartos reformados. Alguns apartamentos, porém ainda adotam o modelo antigo.
— Hoje, nossos principais clientes são tripulantes de navios e executivos de empresas. Cobramos R$ 330 de diária com café da manhã. Nossa ocupação tem ficado em cerca de 80% — contou a gerente do empreendimento, Vera Cerqueira.
Na Tijuca, um dos sócios do Motel Te Adoro, Luiz Felippe Mendonça, ainda está fechando o orçamento para iniciar as adaptações. Ele reclama da indefinição sobre os incentivos fiscais mas acrescentou que precisa se adaptar aos novos tempos. O número de leitos que será convertido ainda está indefinido. De uma coisa, porém, ele tem certeza: tão cedo ele não pretende converter outro motel seu, que fica no Cachambi.
— A tradição de motéis em bairros de menos poder aquisitivo vai ser mantida. É um programa que quase todo mundo curte, como ir ao pagode — brincou.
Investimento estimado de R$ 2,8 bi
O mercado hoteleiro do Rio também está aquecido quando se trata dos empreendimentos mais tradicionais. Segundo balanço do Comitê de Acomodações da prefeitura para os Jogos Olímpicos de 2016 , se todos os 101 projetos de construção de hotéis, pousadas e albergues já aprovados ou em análise na Secretaria municipal de Urbanismo saírem do papel, a cidade ganhará pelo menos 14.671 quartos nos próximos anos. O balanço toma como base os projetos já apresentados à Secretaria municipal de Urbanismo até o início do mês passado.
Segundo a Agência Rio Negócios, as novas acomodações representarão um investimento de R$ 2,8 bilhões. A estimativa é que gerem 11,14 mil empregos diretos e 34 mil empregos indiretos. Esses empreendimentos são beneficiados pelos incentivos fiscais do Pacote Olímpico. Os empresários, porém, tem que se comprometer a concluir as obras até dezembro de 2015.
No cálculo não estão incluídos outros 17 projetos de hotéis com 4.119 quartos cujos investidores manifestaram interesse em aderir ao Pacote Olímpico mas ainda não oficializaram os projetos.
Os incentivos parecem de fato ter estimulado o setor. Entre 1991 e 2010, a média de novos empreendimentos licenciados pela Secretaria municipal de Urbanismo era de 1,8 licença por ano. Para ter direito ao benefício fiscal, os investidores devem aprovar seus projetos até 31 de dezembro de 2013. Entre os 101 projetos, 84 são de hotéis (14.377 quartos), quatro são de pousadas (79) e 13 de albergues (2015). Em vários bairros, as obras já começaram. A Rede Hyatt, por exemplo, entrou no mercado carioca com o projeto de um resort com 436 quartos na entrada da Praia da Reserva, na Barra da Tijuca. A rede Windsor também planeja um anexo para o seu hotel da Avenida Sernambetiba. Em um terreno do centro de convenções do Riocentro, a Rede Mercure é parceira do Grupo GL Events na construção de um hotel com 312 quartos que servirá como hospedagem oficial da Fifa para a Copa do Mundo de 2014.
Hoje, a cidade conta com 32.089 quartos, resultado da soma 20,2 mil quartos de hotéis com vagas em motéis, pousadas e albergues. O compromisso fechado com o Comitê Olímpico Internacional (COI) é que em 2016 serão oferecidos 40 mil quartos em hotéis a partir de três estrelas e em vilas destinadas aos atletas, imprensa e árbitros. Mesmo com o aumento da oferta de vagas, os planos de hospedar até 10 mil pessoas da “família olímpica’’ em navios permanece já que nem toda a rede atende aos requisitos do COL.

Pista do Túnel da Grota Funda está interditada


Atenção, motoristas que trafegam no sentido Recreio-Santa Cruz! A pista do Túnel da Grota Funda permanece interditada para obras de reparo (Mas já? O túnel é novo!). A informação é do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.  Ainda de acordo com o Centro, os ônibus do BRT (sistema rápido de ônibus) Transoeste que seguem para Santa Cruz estão utilizando a pista seletiva do Túnel, no sentido Santa Cruz-Recreio. A pista funciona em esquema de faixa reversível.
Os veículos comuns devem acessar a Serra da Grota Funda. No sentido ao Recreio o tráfego é feito em esquema normal nas faixas do Túnel.
Segundo o Centro de Operações, o trânsito é bom na via e os operadores da CET-Rio orientam os motoristas.
A Prefeitura recomenda aos usuários que se dirigem da Barra para Santa Cruz, que utilizem os ônibus BRT.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Parque Madureira chegará a Guadalupe


Por: Cidadeolimpica.com
Desde que foi inaugurado, em junho de 2012, os mais de 112 mil metros quadrados do Parque Madureira se transformaram em uma espécie de patrimônio verde. Moradores de bairros vizinhos como Rocha Miranda, Oswaldo Cruz e Honório Gurgel também adotaram a terceira maior área verde da cidade. E para estes até então visitantes, uma ótima notícia: o parque será ampliado até o bairro de Guadalupe, chegando à Avenida Brasil.
- O parque será ampliado em duas frentes. Na chamada ampliação sul, vai chegar até o BRT da TransCarioca. Já a ampliação norte partirá do Viaduto dos Italianos até o bairro de Guadalupe, passando por Honório Gurgel e Rocha Miranda – explica o engenheiro Mauro Bonelli.
Decreto publicado no dia primeiro de janeiro deste ano estabelece o prazo de 90 dias para a apresentação do projeto de ampliação do parque, que será feita ao longo da linha férrea e da faixa de transmissão da Light. Segundo Bonelli, o novo trecho contará com algumas novidades, como um circuito de bike para praticantes do esporte, além da construção de uma nova pista de skate para iniciantes e de um centro de treinamento de tênis.
Um dos grandes sucessos da primeira fase do parque, a cascata será ampliada na expansão, transformando-se em um circuito de águas. Já a preocupação com o meio ambiente vai resultar na construção de uma escola de jardinagem em uma área de horto no novo trecho.
Morador de Bento Ribeiro, Wagner Gonçalves, de 58 anos, vê com entusiasmo a expansão. Frequentador assíduo do parque, ele acredita que o novo trecho servirá também para valorizar imóveis na região, atraindo novos moradores e a abertura de lojas, bares e restaurantes.
- Como dono de imóvel, acho que estes bairros só têm a ganhar com a expansão do Parque Madureira. Além da valorização, o novo trecho vai atrair novos negócios para estes bairros – conclui.
Segundo Bonelli, o Parque Madureira mexeu com a autoestima da população, que toma conta do local, zelando por um patrimônio que é seu. O engenheiro explica que a paisagem já está integrada à rotina dos moradores, que se orgulham de ter o parque como vizinho. A integração do parque com a Supervia vai permitir que moradores de outros municípios na Baixada Fluminense também tenham acesso ao local, transformando-o em um dos grandes atrativos da cidade.
- Com a expansão, o parque deixa de ser só do município e passa a ser de toda a região Metropolitana do Rio – enfatiza Bonelli.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Homenagem aos fotógrafos

Ontem, foi o dia do fotógrafo. Porém, nossa homenagem está sendo feita hoje. Dedicaremos este espaço para parabenizar aqueles que clicam, de forma graciosa, a nossa Cidade Maravilhosa.

Foto: Cristo Redentor, emoldurado pela lua - Custódio Coimbra


Foto: Cristo Redentor, Zona Sul e Niterói (ao fundo) - Fonte: Decolar.com


Foto: Corcovado, Pão de Açúcar e Niterói (ao fundo) - Fonte: AES Brasil


Foto: Réveillon em Copacabana - Fonte: Decolar.com


Foto: Bondinho do Pão de Açúcar - Fonte: News Rondônia


Foto: Grande Curva da Ponte Rio Niterói - Fonte: Sortimentos

Foto: Por do Rio - Fonte: Tripadvisor


Foto: Orla da Zona Sul - Fonte: Gettoandfrom

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Já tem o cheirinho de casa nova!

Maracanã, antes da reforma para a Copa do Mundo Brasil 2014.
Está chegando o dia! O Maracanã está quase pronto e o carioca já pode ficar contente.
Depois de um período de obras, o Maracanã já está praticamente pronto para receber os jogos da Copa das Confederações, que acontecerá em julho de 2013.
O Governo do Estado do Rio divulgou um vídeo mostrando o ritmo atual das obras e como estão sendo finalizados os últimos retoques.

Confira, no link, o vídeo da obra:








segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

1º dia útil com novas intervenções na Zona Portuária tem trânsito lento


Por: G1
O primeiro dia útil de novas alterações do tráfego de veículos em importantes vias da Zona Portuária do Rio de Janeiro causou transtornos para os motoristas, que precisaram de paciência, na manhã desta segunda-feira (7). Longas filas de veículos se formaram em pontos como o Elevado do Gasômetro e a Ponte Rio-Niterói.
As interdições que estão valendo desde o último sábado (5) envolvem o Elevado da Perimetral, a Avenida Francisco Bicalho e a Rua Professor Pereira Reis e devem seguir até o mês de setembro. Desde 8 de dezembro, outras vias da Zona Portuária estão sofrendo mudanças.
Longos congestionamentos foram vistos na Avenida Brasil em direção ao Centro, na altura do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, e no Elevado do Gasômetro, que tinham bastante lentidão nesta manhã. Por volta das 10h50, a Ponte Rio-Niterói também tinha problemas nos acessos a essas vias.
Ao todo, 25 agentes da concessionária Porto Novo auxiliam os motoristas nos locais de mudanças, com apoio da Prefeitura do Rio e da CET-Rio.
Avenida Francisco Bicalho perdeu uma faixa
A faixa lateral, junto aos prédios, da Avenida Francisco Bicalho, que liga as avenidas Brasil e Presidente Vargas, a Linha Vermelha, a Ponte Rio-Niterói e o Viaduto dos Marinheiros foi interditada entre a Praça Dinah de Queiroz e a Rua Comandante Garcia Pires, no sentido Rodoviária Novo Rio.

A via apresentava as habituais retenções em direção à Avenida Presidente Vargas, às 10h45, mas com bom fluxo no sentido Rodoviária Novo Rio. 
Rua Professor Pereira Reis também foi alterada
Outra alteração foi realizada na Rua Professor Pereira Reis, no Santo Cristo, que também é bastante movimentada. A via perdeu uma faixa em cada sentido em toda a extensão, desde a Praça do Santo Cristo até a Avenida Rodrigues Alves. A movimentação no local era boa, às 11h, segundo o Centro de Operações Rio.
Alça de acesso à Perimetral foi interditado
A alça que dá acesso ao Elevado da Perimetral, sentido Avenida Brasil, pela Avenida Rodrigues Alves foi interditada para a construção de uma nova rampa. O Centro de Operações informou que, às 10h50, o trânsito era bom tanto na Perimentral, quanto na Rodrigues Alves.

6 meses de vida, mas com problemas de gente grande.

Seis meses: esta é a idade do BRT da Transoeste, no Rio. Porém, nem tudo está às mil maravilhas. Buracos na pista exclusiva para ônibus articulados, parte do piso da ciclovia destruída e a ameaça de construções às margens da via compõem um retrato preocupante de um dos principais trechos da maior obra viária da primeira gestão do prefeito Eduardo Paes: o corredor Transoeste. Os problemas podem ser vistos entre as estações Mato Alto e Magarça, em Guaratiba. As falhas no asfalto fizeram inclusive com que, na sexta-feira, os BRTs tivessem de ser deslocados para uma das faixas destinadas aos outros veículos. A primeira fase do Transoeste, que liga a Barra a Santa Cruz e diminuiu sensivelmente o tempo do trajeto entre os dois bairros, tem pouco mais de seis meses de inaugurada.

Em vários trechos já é possível observar diferenças no asfalto. Em Guaratiba, remendos e falhas no pavimento podem ser contados aos montes, principalmente na pista dos ônibus articulados. Próximo à estação Mato Alto, no sentido Santa Cruz, o asfalto cedeu nos últimos dias criando grandes calombos até tudo se transformar em buraco e lama, impedindo a passagem dos BRTs. 
De acordo com Antonio Eulálio, engenheiro civil e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), a possibilidade maior para o problema é falha na construção: "Não deve ter sido colocada alguma das camadas de base que precisa ser posta embaixo do asfalto. Isso prejudica a drenagem. O pavimento em placas de concreto, como existe no Alto da Boa Vista, por exemplo, apesar de pedir um investimento inicial mais alto, tem um custo de manutenção muito menor, dura muito mais."
Com pouco mais de uma semana, segunda fase da Transoeste (obra recém-inaugurada e que liga Paciência a Santa Cruz) foi interditada por causa de um bolsão d’água entre as duas estações.
Voltando à Guaratiba, a situação dos ciclistas não é das melhores. Próximo da estação Magarça, há trechos de ciclovia completamente destruídos. A Secretaria Municipal de Obras informou que “os reparos serão executados pela empreiteira, dentro da garantia da obra e sem custos adicionais à prefeitura, no prazo de até 60 dias”.
Desde sua inauguração, em junho do ano passado, o corredor expresso Transoeste tem passado por problemas, principalmente com colisões e atropelamentos envolvendo os ônibus articulados BRT. Cinco pessoas já morreram, sendo que, somente em setembro, três acidentes aconteceram em dias consecutivos. Outra questão que também já começa a preocupar os usuários é a superlotação dos coletivos. Entre julho e novembro, houve aumento de 77% na quantidade de passageiros, que chegou a 1.496.601. Nos horários de pico, principalmente entre 5h30m e 8h, os ônibus articulados já estão lotados, lembrando o sufoco por que passam os usuários dos trens e do metrô durante o rush. A prefeitura promete para março mais 12 veículos que farão o trajeto entre Barra e Santa Cruz. Atualmente, há 91 em circulação.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Oito obras de mobilidade para a Copa ainda ão saíram do papel


Por: Adamo Bazani
Algumas das obras de mobilidade no país ainda estão sem data de início.
Boa parte das obras de mobilidade urbana previstas para a Copa do Mundo de 2014 já está em andamento, de acordo com o mais recente relatório divulgado pela Gecopa- Grupo Executivo da Copa, do Governo Federal, com a participação dos governos estaduais.
São 53 intervenções previstas, sendo que 45 estão em execução e oito sequer ainda saíram do papel.
Só de recursos federais, estas obras em andamento devem receber R$ 9 bilhões.
Entre todos os projetos, se destacam 26 corredores e vias, 15 BRTs (Bus Rapid Transit – corredores modernos exclusivos para ônibus) e 10 estações, terminais e sistemas de monitoramento de tráfego.
Obras férreas, como expansões de metrô e VLT – Veículos Leves sobre Trilhos ou monotrilhos também fazem parte da conta, mas segundo o Gecopa, estão entre as obras de mobilidade com os maiores atrasos e problemas de impactos urbanos.
Ainda na área de transportes, o Grupo, ligado ao Ministério dos Esportes, informou que estão sendo realizados investimentos na ordem de R$ 7 bilhões em aeroportos, prevendo a construção de 21 terminais de passageiros, sete pistas e pátios para aviões e duas torres de controle.
Além disso, cinco portos estão sendo reformados.
Em relação aos estádios, os gastos previstos inicialmente pelo Governo Federal já tiveram elevação de 20%.
Entre janeiro de 2011 e novembro de 2012, as previsões sobre a reforma ou construção dos estádios nas 12 cidades-sedes falavam em gastos de R$ 5,631 bilhões.
A estimativa desde novembro de 2012 passou para R$ 6,760 bilhões. Quase todos os estádios aumentaram os custos das obras. Destaque para o Mané Garrincha, em Brasília, e o Beira Rio, em Porto Alegre, que tiveram os custos elevados em 100%
Dos seis estádios previstos para a Copa das Confederações, agora em 2013, dois já estão prontos: Castelão, em Fortaleza, e Mineirão, em Belo Horizonte.
Para os estádios, o Governo Federal já liberou R$ 1,9 bilhão, o que representa 51% do total do dinheiro da União previsto.
Já os gastos com segurança, que envolve tropas do exército, equipamentos para polícias militares e civil, controle do espaço aéreo, repressão e prevenção ao terrorismo e defesa marítima, devem ser em torno de R$ 800 milhões. Estão sendo compradas máscaras anti-gás modernas e materiais para controle e fiscalização de explosivos.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Chuvas no estado do Rio

Leitores, bom dia!

Desde a madrugada de 4ª feira, cidades como Duque de Caxias, Angra dos Reis, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão com problemas devido à chuvas que caíram nestas regiões. Muita coisa tem sido feita, porém, há ainda diversas ações que precisam ser realizadas. 
O número de pessoas desabrigadas ainda é grande, e pode crescer, pois não se tem uma contagem certa. Defesas civis municipais e órgãos estaduais ainda contabilizam os números de desabrigados, desalojados, soterrados e mortos.
O Governo do Estado do Rio emitiu uma nota em relação ao ocorrido:

O Governador Sérgio Cabral determinou na manhã desta quinta-feira (03/01) a formação de um Gabinete de Crise no Centro Estadual de Gestão de Desastres (Cestad), na sede do Departamento Geral de Defesa Civil, na Praça da Bandeira. No local, o Secretário de Defesa Civil, Sérgio Simões, irá acompanhar as ocorrências provocadas pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro e definir um plano de trabalho em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde, Obras, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e com o Departamento de Recursos Minerais (DRM).

Na manhã de sexta-feira (04/01), o Governador Sérgio Cabral se reunirá com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, no Palácio Guanabara, também para discutir a situação provocada pelas chuvas no Estado e definir medidas emergenciais.

Alguns locais estão recebendo doações para as vítimas das chuvas nas regiões afetadas. As pessoas solidárias às vítimas das chuvas em Xerém já podem levar suas doações para a sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618, bairro 25 de Agosto - Duque de Caxias. O telefone é (21) 2672-6652. 

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) também está recebendo doações. Os itens solicitados são: água potável; material de limpeza e higiene; e mantimentos não perecíveis, que podem ser entregues, até às 17h, na Rua Conde de Porto Alegre, 131, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias (ao lado do laboratório Sérgio Franco).

Quartéis do Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha e igrejas também estão recebendo doações para as vítimas.