terça-feira, 30 de abril de 2013

Aviso: Recesso Dia do Trabalhador

Quadro "Operários", de Tarsila do Amaral.
Caros leitores:

Durante o feriado desta quarta, o Dia do Trabalho, o blog Rio: Cidade Olímpica ficará de recesso. Isso não significa que não haverá matérias. Caso aconteça algum fato relevante e que mereça ser divulgado ou noticiado, nossa equipe de plantão fará todos os esforços para que você, leitor, possa ficar informado da melhor forma e também o mais rapidamente possível.

Voltaremos com nossas postagens regulares na 5ª feira, dia 02/05. 

Desejamos a todos vocês, leitores, um bom feriado. Descansem, curtam praias, montanhas, aproveitem. Mas, tudo com muita responsabilidade, paz e tranquilidade.

Até a próxima!

Empresa de Eike Batista sai na frente da licitação do Maracanã



Por: Globo.com

O grupo que conta com a empresa de Eike Batista ficou mais perto nesta segunda-feira de ganhar a concessão do Complexo do Maracanã pelos próximos 35 anos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro concluiu a segunda fase da licitação e deu a maior nota das análises das propostas econômicas e técnicas ao "Consórcio Maracanã", formado por Odebrecht Participações e Investimentos S.A., IMX Venues e Arena S.A (de Eike) e AEG Administração de Estádios do Brasil LTDA: 98,26 pontos.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Maraca é Nosso!!!

Foto: Daniel Ramalho / Terra
Pode gritar, carioca! Agora, o amante do futebol pode dizer, aos quatro cantos: "O Maraca é Nosso!".

Sim, é nosso e já está aberto! Neste sábado, houve a partida inaugural do Novo Maracanã. O jogo amistoso entre os "amigos de Ronaldo" contra os "amigos de Bebeto" teve muita coisa em especial, principalmente nas arquibancadas.

sábado, 27 de abril de 2013

Prefeitura do Rio abre terceira galeria do Túnel da Saúde

A prefeitura do Rio concluiu no dia 22 de abril a abertura da terceira galeria do Túnel da Saúde. Primeira grande obra do sistema viário do Porto Maravilha, o túnel de 80 metros ligará os dois extremos da Região Portuária, conectando a região à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói. Sob o Morro da Saúde, posicionado aproximadamente na metade da Via Binário do Porto, o túnel será aberto ao tráfego no segundo semestre deste ano, quando as ruas de superfície estarão prontas e liberadas, o que representa 80% deste conjunto.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prefeitura do Rio apresenta esquema de trânsito para abertura do Maracanã.

Amanhã, o Maracanã será finalmente reaberto. E o primeiro evento teste será um jogo comemorativo entre os amigos de Ronaldo e os amigos de Bebeto. A partida não será aberta e contará apenas com os funcionários e seus familiares na nova arquibancada do estádio.

Porém, isso não significa que a atenção possa ser pouca. Pelo fato de ter pouco tempo até a Copa das Confederações, qualquer evento que vier a ser realizado no Maracanã, até junho, terá caráter importante. Por isso, a Prefeitura do Rio apresentou o esquema viário e de segurança para o evento de amanhã.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fotogaleria: O Rio em mudança!

Desde 2004, antes dos Jogos Pan Americanos, o Rio de Janeiro vem passando por profundas transformações em diversas áreas, como infraestrutura, transporte, meio ambiente, moradias populares e a política de pacificação com as UPPs. Tudo isso aconteceu para a realização da Copa 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Daqui há alguns anos, moradores e turistas poderão observar as características que diferenciam o Rio de Janeiro de antes e depois dos jogos.

Veja, abaixo, algumas fotos tiradas pelo site Cidade Olímpica com as mudanças que estão acontecendo no Rio de Janeiro:


quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Rio não pode parar!

Como fazer o Rio "funcionar" durante as Olimpíadas? Como não interromper o funcionamento de hospitais, órgãos públicos, trens, ônibus e metrô em dias de competição? Parece uma tarefa difícil para uma cidade do tamanho e porte do Rio de Janeiro. Mas, não é impossível. Durante as últimas Olimpíadas, ele teve a missão de garantir que Londres e outras 11 cidades onde houve competições continuassem a funcionar. Agora, o gerente de operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012 e do Government Olympic Executive está no Brasil, para ministrar um workshop sobre megaeventos esportivos em Minas Gerais. No Rio, ele visitou o Sambódromo.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aviso: Recesso para o feriado de São Jorge

Caros leitores:

Durante o feriado desta terça, o blog Rio: Cidade Olímpica ficará de recesso. Isso não significa que não haverá matérias. Caso aconteça algum fato relevante e que mereça ser divulgado ou noticiado, nossa equipe de plantão fará todos os esforços para que você, leitor, possa ficar informado da melhor forma e também o mais rapidamente possível.

Voltaremos com nossas postagens regulares na 4ª feira, dia 24/02. 

Desejamos a todos vocês, leitores, um bom feriado. Descansem, curtam praias, montanhas, aproveitem o frio do Centro Sul do país ou o calor das praias nordestinas. Mas, tudo com muita responsabilidade, paz e tranquilidade.

Até a próxima!

TransCarioca começa a ganhar forma e será o próximo corredor expresso do Rio

No dia 04 de fevereiro, postamos uma matéria (confira aqui) que apresentava algumas "formas e contornos" da TransCarioca, o segundo corredor viário expresso do Rio de Janeiro. Com o término da obra, a via ligará a Barra ao Aeroporto Antônio Carlos Jobim (o Galeão), gastando 60% menos tempo do que o atualmente gasto, beneficiando aproximadamente 400 mil pessoas.

Confira, abaixo, o último vídeo lançado pela Prefeitura do Rio, que apresenta o atual estágio de obras da TransCarioca.

sábado, 20 de abril de 2013

Direito de Resposta: Rio Ônibus

Nesta quinta feira, publicamos uma matéria (veja aqui) referente à situação do transporte na Zona Sul do Rio, principalmente no bairro da Rocinha. Porém, como até o fechamento da matéria nenhum sindicato ou empresa tinha entrado em contato conosco para dar uma resposta, deixamos o espaço para que, logo chegasse a informação, nós postaríamos o mais breve possível.
Pois, bem, ontem à tarde, o Rio Ônibus (sindicato das empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro) enviou para a nossa redação uma nota esclarecendo a situação. Segue, abaixo, o texto.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Atenção motoristas! Novas interdições no Jardim de Alah

Por: O Globo

Para finalizar a construção da ponte provisória sobre o canal do Jardim de Alah, como parte das obras da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra da Tijuca), a pista interna do Jardim de Alah, na Avenida Borges de Medeiros, entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e a Lagoa, será fechada ao tráfego neste sábado. O bloqueio é necessário para a construção de uma rampa de acesso à ponte metálica que está sendo montada no local.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Um dia sem van na Rocinha

Ponto lotado logo no início da manhã, na Rocinha. Foto: Agência O Globo.
Desde segunda feira, começou a valer, no Rio, uma nova Lei que proíbe o trânsito de vans e kombis do transporte alternativo na Zona Sul da cidade.

No papel, tudo parece ser bonito, mas na vida real, no dia a dia, é muito diferente.

Reproduzo, abaixo, um comentário da jornalista Ana Cláudia Araújo, feito no perfil pessoal do Facebook. No texto, a jornalista conta um pouco da manhã da terça feira, 16/04, segundo dia de vigência da nova Lei.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Entorno do Estádio Engenhão ganha obras de drenagem contra alagamentos


Por: Cidade Olímpica.com


Quando os moradores de Engenho de Dentro receberam a notícia da construção de estádio em seus arredores, no início da década passada, festejaram não exatamente a chegada do empreendimento esportivo, mas, sim, a perspectiva de resolução de um problema que afligia há décadas: as constantes enchentes. A obra do Engenhão, porém, chegou, passou, mas só agora os alagamentos estão sendo corrigidos com uma obra definitiva da RioÁguas.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Rio: "imagina na Copa"

Por: Marcos Espínola*

Administrar um Estado como o Rio de Janeiro e, principalmente uma Cidade como a nossa, foco do turismo mundial, certamente é uma tarefa árdua, pois são muitos os setores considerados prioritários, como saúde, segurança, habitação etc. No entanto, certas medidas comprovam que é possível minimizar impactos prejudiciais à população, como, por exemplo, as UPPs que mudaram a vida das comunidades. No caso do transporte, o Rio agoniza e necessita de um choque de ordem, pois do jeito que está, caminhamos para o caos.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Morro do Alemão ganhará 900 casas populares

A cidade do Rio de Janeiro ganhará mais casas populares! A partir do segundo semestre deste ano, terá início a construção de 900 casas no Morro do Alemão, região pacificada desde o ano passado. Até o fim de 2014, 1.900 moradias serão construídas, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Os imóveis serão destinados para as famílias removidas de áreas de risco ou de prédios invadidos e que recebem aluguel social pago pelo governo estadual.

sábado, 13 de abril de 2013

Proibição das vans obriga empresas a aumentarem número de ônibus nas ruas do Rio

Uma nova lei que entra em vigor nesta segunda feira, dia 15, já está provocando reclamações por parte dos usuários do sistema de transporte público do Rio e elogios de diversos motoristas: a proibição da circulação das vans na Zona Sul da cidade. A Prefeitura do Rio determinou que, a partir desta segunda-feira (15), as vans do Transporte Complementar não poderão mais circular pelos bairros da Zona Sul. Para isso, os consórcios operadores do sistema de ônibus urbanos que operam as linhas nesses bairros terão de reforçar as linhas que circulam ou seguem em direção à Zona Sul do Rio e, principalmente, as linhas que atendem a Rocinha e o Vidigal.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Conheça o Teleférico da Previdência



Por: Porto Maravilha



Atravessar o Morro da Providência ficará mais fácil, rápido e divertido nos próximos meses. O teleférico implantado pela Prefeitura do Rio no programa Morar Carioca da Secretaria Municipal de Habitação (SMH) tem três estações que ligam a Praça Américo Brum, no alto do morro, à Central do Brasil e à Cidade do Samba, na Gamboa. Quando o sistema entrar em operação, cerca de mil pessoas poderão ir de um lado ao outro a cada hora. A viagem percorre 721 metros em aproximadamente oito minutos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

TJ do Rio cassa liminar que proibia a licitação do Maracanã

Por: G1


A Presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Desembargadora Leila Mariano, cassou a liminar do Ministério Público (MP) para suspender o processo de licitação para concessão do Complexo do Maracanã. A informação foi confirmada pela assessoria do Governo do Estado e confirmada pelo Plantão Judiciário. Mais cedo, a juíza Roseli Nalin havia concedido a liminar para suspensão do processo de licitação do estádio.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Lona de cobertura e traves do Maracanã são colocadas e terminadas

Por: Globo Esporte.com


Foto: Genílson Araújo (Agência O Globo)
Nesta terça-feira, o consórcio responsável pelas obras do Maracanã instalou a última peça da lona da membrana da conbertura do estádio. Com isso, o anel foi totalmente fechado no palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Além disso, as traves também estão sendo instaladas. Nos próximos dias, o gramado começará a ganhar a marcação para receber partidas de futebol.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Maquete eletrônica: piscinões da Grande Tijuca

Muito tem se falado sobre os "piscinões" da Tijuca. Mas, você sabe o que eles são, de verdade? Como esses imensos reservatórios funcionarão durante as chuvas? Será que esse grandioso investimento resolverá, de uma vez por todas, os problemas de alagamentos na Praça da Bandeira e em outras áreas da Tijuca e Maracanã?

Enfim, muitas perguntas. Porém, para os engenheiros da Rio Águas, órgão da Prefeitura do Rio responsável por ações e estudos sobre as chuvas na cidade do Rio, para todas essas perguntas, os piscinões podem ser as respostas. Veja, no vídeo abaixo, como ficará (e funcionará) os piscinões da Grande Tijuca.



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Estádio de Handebol das Olimpíadas 2016 será transformado em escola pública


Por: O Globo


Quando centenas de crianças entrarem em um estádio de handebol, após as Olimpíadas, não pense que são atletas mirins antes de uma partida. É que, pela primeira vez, de olho nos Jogos Olímpicos de 2016, uma arena terá uma arquitetura nômade, permitindo que instalações esportivas temporárias sejam reaproveitadas e transformadas em quatro escolas municipais.

A grande diferença desse tipo de investimento é que os projetos já saem do papel programados para serem reutilizados. Isso diminui a chance de instalações esportivas se transformarem em elefantes brancos na cidade após os Jogos.

sábado, 6 de abril de 2013

Avenida Rodrigues Alves será transformada em uma via expressa

Por: Porto Maravilha

A operação urbana Porto Maravilha anunciou uma grande modificação no sistema viário da Região Portuária: a demolição do Elevado da Perimetral, a transformação da Avenida Rodrigues Alves em Via Expressa e a construção de uma nova rota, a Via Binário do Porto. A explicação ultrapassa razões estéticas: segue moderna concepção de mobilidade. Quando foi construído, no início dos anos 50, o viaduto que liga o Caju ao Aeroporto Santos Dumont tinha como objetivo servir de alternativa às vias de então - congestionadas e sem condições de ampliação. Também foi a solução de ligação entre as zonas Sul e Norte sem que os veículos passassem pelo centro da cidade. À época, viadutos surgiram como estratégia nas grandes cidades no mundo.














A Avenida Rodrigues Alves será transformada em Via Expressa, parte em túnel, parte na superfície. Ela servirá a quem cruza a área, como rota de passagem. Com a função de ligar o Aterro do Flamengo à Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, terá 5.050 metros de extensão, com três faixas por sentido. O Túnel da Via Expressa terá 2.570 metros, do atual Mergulhão da Praça XV ao Armazém 7 do Cais do Porto. A parte subterrânea permitirá a transformação do trecho da Praça Mauá ao Armazém 8 em passeio público para circulação de pedestres, ciclistas e Veículo Leves sobre Trilhos (VLT).

Luiz Carlos de Souza Lobo, diretor de operações da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da prefeitura responsável pelo Porto Maravilha, explica que a Via Expressa atuará como ligação direta da área da Avenida Brasil ao Aterro do Flamengo: "Ela não terá saídas. Será o meio mais rápido para os motoristas que querem cruzar a região sem acessar as ruas internas". Ele destaca a importância do Túnel da Via Expressa para o novo conceito de mobilidade urbana da Região Portuária.

As obras da Via Expressa tiveram início em outubro de 2012 com a abertura de um poço de serviço entre as ruas Sacadura Cabral e Venezuela, que serve como base para as escavações em duas direções, rumo ao Armazém 8 e à Praça Barão de Ladário, ponto de instalação de outro poço. Da Barão de Ladário, os trabalhos seguem para fazer a ligação com o Mergulhão da Praça VX. O poço de serviço é um recurso adotado na construção de túneis para reduzir impacto sobre o trânsito das cidades. A técnica cria espaço alternativo para a passagem de homens, máquinas e materiais (entrada e saída) a partir da instalação em terrenos e praças, reduzindo a necessidade de interdição de ruas e avenidas.

Hoje, estudos técnicos comprovam que a remoção da Perimetral é fundamental para melhorar o trânsito na região. E a decisão de demolir viadutos deste porte não é ideia exótica ou sem fundamentação. A Pesquisa Vida e Morte das Autovias Urbanas do Institute for Transportation & Development Policy (ITDP) apurou que 17 cidades dos Estados Unidos, da Europa e de países asiáticos já demoliram seus grandes viadutos.

Em substituição à Perimetral e à Rodrigues Alves, as vias Binário do Porto e Expressa vão acrescentar faixas de rolamento ao novo sistema viário, que ganhará em capacidade. De acordo com o Estudo de Tráfego da operação, por onde trafegavam 7.600 veículos por hora em horário de pico, passarão, no novo sistema, 10.500 veículos por hora. Atualmente passam pela Perimetral 4 mil veículos por hora. A nova Via Expressa terá capacidade para 6 mil. Com um número maior de faixas de rolamento, que subirá das oito atuais para 12 até 2016, haverá mais pistas para tráfego de veículos do que se tem hoje.

A transformação de parte da Rodrigues Alves em túnel abre espaço para a construção de um grande passeio público arborizado entre o Armazém 8 e a Praça Mauá, com 44 mil metros quadrados. "Para se ter ideia, corresponde a metade do Parque Madureira. Com isso, nós teremos uma grande faixa de área para convivência, passagem de pedestres e do VLT em uma área da cidade que começa a resgatar tesouros arqueológicos e sua vocação turística e cultural", explica o presidente da Cdurp, Alberto Silva.


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Maracanã passa pelo 1° teste de iluminação

Por: Globo Esporte.com


Correndo contra o tempo para ser concluído até a Copa das Confederações, o Maracanã passou na noite desta quinta-feira por testes de iluminação. As obras no palco da final da Copa do Mundo de 2014 estão na reta final. Nesta semana, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) - responsável pela reforma do estádio - anunciou que os trabalhos estão 95% concluídos. A cobertura está quase finalizada e deve ser concluída na segunda-feira.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Maracanã entra em novo estágio de obras: 95% concluído

Em breve, todos poderão desfrutar do novo Maraca. Foto: Marcelo Santos
Está quase pronto! O Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, já está com 95% de obras concluídas. Com isso, o nosso Maraca já mostra a forma de uma suntuosa arena de futebol. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A verdadeira face das "pacificações".

Tinha pensado em escrever uma matéria sobre o novo Maracanã ou sobre o andamento das obras da TransOeste. Porém, como esta semana eu estou em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, pude perceber o quanto a minha cidade natal mudou. Cresceu, se desenvolveu, e junto a isso, chegaram os problemas. Desta vez, o que aflige a até então pacata cidade do interior é a violência.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Mudanças no trânsito do Maracanã

Obras na região da Praça da Bandeira. Trânsito complicado! Foto: UOL
Atenção moradores, motoristas e turistas que passam ou pretendem passar pela região da Grande Tijuca! As obras contra enchentes na região do Maracanã entram, amanhã, em uma nova fase, trazendo mudança  no trânsito de algumas vias na área do Maracanã. Isso acontece por causa das obras de desvio do Rio Joana (Confira aqui todo o projeto da obra). O sentido Centro da Avenida Professor Manuel de Abreu ficará interditado no trecho entre a Rua Professor Eurico Rabelo e a Radial Oeste até o dia 21 de abril.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

No 1° de abril, um Rio que nunca saiu do papel

Hoje, tinha em mente não publicar nenhuma matéria. Mas, lendo O Globo, deparei-me com uma matéria muito interessante. Vou republicá-la, aqui, para que vocês possam ler. Nesse 1° de abril, conhecido como Dia da Mentira, veja como seria o Rio de Janeiro se todas as promessas políticas fossem cumpridas.


Por: O Globo 


O carioca já poderia estar cortando a cidade, da Barra ao Centro, passando pela Zona Sul, num moderno trem magnético levitando sobre trilhos. Se morasse na Baixada de Jacarepaguá ou no subúrbio, e quisesse ir aos aeroportos, embarcaria no metrô. Saindo de carro pela orla, poderia passar por uma Avenida Niemeyer ou uma Autoestrada Lagoa-Barra duplicadas. Um bom programa seria visitar o Museu Guggenheim, na Zona Portuária. Cansado do Pão de Açúcar? O passeio no bondinho poderia ser à estação do Morro da Babilônia. Atravessar a Baía de Guanabara seria por um túnel metroviário submerso. Projetos urbanísticos, culturais, turísticos e de transporte de massa como o trem japonês, as linhas 3 e 6 do metrô, o Transpan, a expansão do bondinho do Pão de Açúcar e a construção de um equipamento cultural de nível internacional no Píer Mauá, entre outros, bem poderiam ter saído de uma crônica de primeiro de abril. Mas, anunciados oficialmente pelo poder público nos últimos 50 anos, esses e outros projetos acabaram barrados por obstáculos econômicos, políticos, urbanísticos, sociais e judiciais. Hoje habitam as pranchetas dos engenheiros e arquitetos, um campo de ideias de um Rio de mentirinha, nunca implantado.

8000 acessos! Nosso agradecimento

É com muita alegria que hoje faço mais um agradecimento. Muito obrigado a você, leitor, que nos acompanha a cada dia. Neste fim de semana, nosso blog já passou a marca de 8000 acessos! No dia 09 de dezembro, vim aqui agradecer as 3000 visitas. No início de janeiro, os 5 mil. Agora, em abril, quero agradecer os 8 mil. Isso é o que nos motiva a buscar sempre a melhor informação pra você, leitor!