sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mais investimentos para a mobilidade na Barra da Tijuca

Os investimentos na mobilidade na região da Barra da Tijuca vão ganhar mais um reforço. O Governo do Estado fará a construção de dois mergulhões para melhorar a circulação de automóveis e facilitar o deslocamento dos pedestres e usuários da Linha 4 do metrô.

Com investimentos de R$ 35 milhões, as obras devem ser iniciadas assim que a Estação Jardim Oceânico ficar pronta. A previsão de conclusão das intervenções é junho de 2015.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Presidente da Companhia Docas do Rio descarta alterações no projeto do porto em Y

De acordo com o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Melo, não existe a possibilidade de alteração no modelo de construção do píer entre os armazéns 2 e 3 da zona Portuária, com o formato em “Y”. O motivo que contraria a construção do píer no formato em “E”, com maior visibilidade para a Baía de Guanabara, seria o prazo apertado para a entrega das obras. Segundo Melo, as intervenções começaram no último dia 18 de fevereiro e “mudá-las, agora, significaria comprometer o compromisso com as Olimpíadas. Se alterarmos o projeto, vamos ter que fazer uma nova licitação e isso não vai dar tempo”, concluiu o presidente de Docas, em uma audiência pública acompanhada pela Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (29/05), na Câmara de Vereadores do Rio.

Aviso: Recesso para feriado de Corpus Christi

Caros leitores:

Durante o feriado desta quinta, o blog Rio: Cidade Olímpica ficará de recesso. Isso não significa que não haverá matérias. Caso aconteça algum fato relevante e que mereça ser divulgado ou noticiado, nossa equipe de plantão fará todos os esforços para que você, leitor, possa ficar informado da melhor forma e também o mais rapidamente possível.

Voltaremos com nossas postagens regulares na 6ª feira, dia 31/05.

Desejamos a todos vocês, leitores, um bom feriado. Descansem, curtam praias, montanhas, aproveitem o frio do Centro Sul do país ou o calor das praias nordestinas. Mas, tudo com muita responsabilidade, paz e tranquilidade.

Até a próxima!

Ruas do Rio começam a receber novas sinalizações

Demorou, mas começou. Cariocas e turistas já podem notar a diferença nas ruas. A Prefeitura do Rio já começou a instalação de 223 placas de sinalização turística para a Copa das Confederações Fifa 2013. As novas placas possuem informações em duas línguas: português e inglês. Elas indicam os principais trajetos de pontos de desembarque e de estadia dos visitantes.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Com obras atrasadas, Aeroporto do Galeão terá "o jeitinho brasileiro".

Por: G1

O ritmo das obras do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio, foi tema de uma reunião nesta segunda-feira (27) entre o Governo Federal e as empresas responsáveis pela obra, como mostrou o RJTV.

A menos de um mês da Copa das Confederações, foi anunciado que um túnel improvisado precisará ser construído para facilitar o trânsito de passageiros entre os dois terminais. O túnel impedirá que os passageiros tenham que caminhar 70 metros do lado de fora do aeroporto para acessar os terminais.

domingo, 26 de maio de 2013

11.000 acessos! Nosso muito obrigado!

É com muita alegria que hoje faço mais um agradecimento. Muito obrigado a você, leitor, que nos acompanha a cada dia. Nessa semana, o nosso blog passou a marca de 11.000 acessos! No dia 09 de dezembro, vim aqui agradecer as 3000 visitas. No início de janeiro, os 5 mil. Dia 1º de abril, agradeci os 8 mil. No dia 04 de maio agradeci os 10 mil e hoje, pouco mais de 20 dias, quero agradecer os 11 mil acessos! Isso é o que nos motiva a buscar sempre a melhor informação pra você, leitor!Este é um trabalho que nos enche de orgulho, pois sabemos que você, leitor, está recebendo as melhores notícias e as últimas novidades em relação às mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro, para a recepção da Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Parolimpíadas 2016.

sábado, 25 de maio de 2013

Mais uma polêmica em torno do Píer em Y, no Rio.

Quem pensava que a polêmica construção do Píer em formato de Y já estivesse definida se enganou. Na segunda feira, dia 20, a Companhia Docas anunciou que a construção teria início em junho deste ano (ou seja, a partir de semana que vem. Confira a matéria aqui). Mas, ontem, a Prefeitura do Rio apresentou uma outra proposta à companhia, que prevê a construção do atracadouro para transatlânticos em área onde turistas não tenham que fazer longas caminhadas até o acesso a transportes como táxis e ônibus.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Governo do Estado do Rio anuncia construção da TransBaixada

Agora é certo! O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou para o mês de julho o início das obras do BRT que ligará Nova Iguaçu à Avenida Brasil, em Madureira, onde será possível fazer uma integração com o BRT Transbrasil (via expressa que ligará Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont).

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Perto do início da Copa das Confederações, operadoras de telefonia correm para entregar rede 4G nas arenas.

O tempo está correndo e os problemas, aumentando. Com menos de um mês do início da Copa das Confederações, as operadoras de telefonia correm para finalizar a instalação da infraestrutura 3G e 4G dos estádios que irão sediar os jogos. Claro, Oi, Vivo e TIM acordaram em dividir os investimentos para conseguir prover o serviço de forma mais rápida.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Estações do metrô se modernizam para receber as Olimpíadas Rio 2016

Por: Jornal O Globo

Uma reforma visual vai mudar a cara das 35 estações do metrô do Rio para os eventos internacionais que a cidade vai sediar até as Olimpíadas. Sinalização bilíngue, placas padronizadas na cor amarela e mapas fazem parte da mudança, que começou pela Cinelândia este ano e será concluída em 2016. Uma das novidades é o fim da indicação de sentido (Zona Norte e Zona Sul), que será substituída agora pelo destino final da estação, como Ipanema/General Osório e Pavuna.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Uma região com cara de bairro

Trump Towers. Servidores municipais terão as torres
mais modernas do país como vizinhas.
Mais um passo foi dado para tornar a Zona Portuária um bairro residencial. Ontem, dia 20, a Prefeitura do Rio fez o lançamento do primeiro conjunto residencial que será construído na Zona Portuária pelo projeto Porto Maravilha. Ao todo, 1.333 apartamentos serão construídos em sete torres de 35 andares cada. As vendas serão priorizadas para servidores municipais e os imóveis terão dois ou três quartos. Já os imóveis que "sobrarem" serão colocados à venda para o público.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Polêmico Píer em Y será construído a partir de junho

Mesmo com muitas reclamações e opiniões contrárias, parece que desta vez a obra vai começar. A companhia Docas anunciou nesta semana que começará a construção do píer em Y, na Zona Portuária do Rio, em junho. Arquitetos e urbanistas do Rio são contra o formato do píer, como mostrou o blog Rio: Cidade Olímpica numa matéria em dezembro de 2012.

sábado, 18 de maio de 2013

Um reforço para a segurança do Rio

Por: Globo.com

Chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (16) oito carros do tipo Gepard que integram o sistema de artilharia antiaérea alemão comprado pelo Brasil para a segurança da abertura e do encerramento da Copa das Confederações, nos dia 15 e 30 de junho, respectivamente.

Os veículos são capazes de abater mísseis, aviões, helicópteros ou drones (aviões não tripulados) suspeitos a até 15 km de distância, com alcance de 3 km de altitude.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Derrubada do Elevado da Perimetral é tema de audiência pública na ALERJ

A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) debateu, nesta quinta-feira (16/05), durante audiência pública, a derrubada do Elevado da Perimetral, suas consequências e apontou problemas. Dentre as principais reclamações estão a falta de estudos preliminares de impacto no sistema de transporte, o impacto negativo nas vias de acesso à Ponte Rio-Niterói, à Avenida Brasil e à Linha Vermelha e o alto valor gasto na demolição e nas obras do entorno. “A derrubada vai causar problemas em toda a Região Metropolitana. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Implantação do VLT do Rio estimulará uso das barcas

O diretor financeiro e de Relações com Investidores do grupo CCR, Arthur Piotto, disse que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Rio de Janeiro, que será construído pelo consórcio VLT Carioca, liderado pela CCR por meio da controlada Actua Assessoria, e ligará a área portuária ao centro da cidade do Rio de Janeiro, deve estimular o aumento no volume de passageiros no serviço de barcas, operado pela CCR. O VLT prevê uma parada na estação das barcas. "A expectativa é de que, em funcionamento, o VLT possa estimular as barcas, mas isso por enquanto é só expectativa", disse Piotto, em teleconferência com analistas.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Comissões debatem projeto de revitalização da Marina da Glória

Por: Diretoria de Comunicação Social da ALERJ

Alvo de muitas críticas, o projeto de reestruturação da Marina da Glória foi apresentado, nesta terça-feira (14/05), durante reunião das comissões de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presididas, respectivamente, pelos deputados Marcelo Freixo (PSol) e Robson Leite (PT). O representante do Grupo EBX, Marco Adnet, disse que o projeto está sendo analisado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em breve será aprovado ou não. “Cabe ao Iphan dizer o que pode e o que não pode. O que pudermos fazer, vamos fazer. É o Iphan quem legisla sobre o Parque do Flamengo. Depois que sair a decisão, vamos abrir o diálogo para todos os órgãos e debater melhorias no projeto”, garantiu Adnet.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Fechamento da Avenida Rio Branco começará em setembro

Esperada por muitos, contestada por outros tantos. Assim pode ser "resumida" a obra de reurbanização da Avenida Rio Branco. Isso, porque a Prefeitura do Rio pretende criar um grande boulevard de 700 metros entre as avenidas Nilo Peçanha e Presidente Wilson. As obras terão início com a troca de oito quilômetros de redes de drenagem, esgotamento sanitário e água da região, umas das mais antigas do Centro da cidade. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como será o Rio de Janeiro depois de 2016?

Desde o início dos anos 2000, o Rio de Janeiro vem sofrendo profundas transformações por meio de grandes eventos na cidade. Foi assim para o Pan Americano de 2007, os Jogos Mundiais Militares de 2011 e será assim com a Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

sábado, 11 de maio de 2013

Rocinha é beneficiada com obras e equipamentos do PAC 2

Por: Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro





A Secretaria estadual de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), inicia nos próximos dias na Rocinha, Zona Sul do Rio, as obras complementares do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1. As intervenções incluem a finalização da creche modelo e do plano inclinado, a reurbanização do Caminho dos Boiadeiros e a construção do mercado popular, ao custo de R$ 22,5 milhões e deverão estar prontos em 240 dias. A autorização para o início dos projetos foi publicada, nesta terça-feira (30/4), no Diário Oficial do Estado.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Zona Oeste do Rio recebe obras de esgotamento sanitário

Por: Cidade Olímpica

Antigo sonho de ambientalistas e cidadãos cariocas, o tratamento de esgoto da Zona Oeste já toma as ruas dos bairros da região. Com a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, diversas ruas do Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz e outras áreas já recebem as obras que vão impedir o despejo de esgoto in natura para os rios do complexo lagunar na região, que durante décadas ameaçava devastar a vida marinha nas reservas ecológicas da Barra da Tijuca e adjacências.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Veja as obras do Binário do Porto

Construída pra ser a nova via de chegada ao Rio de Janeiro e acesso ao Centro e à Zona Portuária, a Via Binária (ou Binário do Porto) está sendo construída em várias frentes de trabalho pela cidade: uma, ao lado da Rodoviária Novo Rio, outra no Morro da Saúde, uma terceira na Praça Mauá e outra na Praça Barão de Ladário, ao lado do 1º Distrito Naval.

A via substituirá o Elevado da Perimetral (que já está sendo demolido) e a Avenida Rodrigues Alves, que será transformada em uma via expressa. Quando todo o sistema viário estiver pronto e integrado ao sistema de trens, ônibus, metrô e VLT, o trânsito da região terá grande melhoria, beneficiando moradores, turistas e trabalhadores que utilizam àquela região.

Confira, abaixo, como estão as obras de construção da Via Binária, no Rio:


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Valor dos imóveis no Rio tem novo aumento em 2012

Por: O Globo

O Estado do Rio lançou em 2012 imóveis num valor total de R$ 11,1 bilhões, o que está 15% acima de 2011. Na média, o metro quadrado subiu para R$ 5.420 — alta de 27% sobre o ano anterior, que fora de R$ 4.250. Quanto ao número de unidades lançadas, houve queda: de 34 mil para 29 mil. O mercado fluminense é o segundo maior em lançamentos de imóveis no país, ficando atrás apenas de São Paulo.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Obra da ponte estaiada da Ilha do Governador está em pleno vapor.

Foto: Cidade Olímpica
Uma obra que está mudando a cara de quem entra na Ilha do Governador. Os pilares da ponte estaiada (exclusiva do BRT da Transcarioca), corredor que vai ligar a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional Tom Jobim, já tomam forma e mostram que a intervenção caminha com pressa para a conclusão.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cratera surge no entorno do Maracanã

Por: O Globo

Estão liberadas as duas faixas da Avenida Radial Oeste, no sentido Méier. A pista em direção a Centro permanece fechada. A via ficou inundada devido ao rompimento de tubo subadutor na Avenida Radial Oeste, na Zona Norte do Rio. Uma cratera se abriu em frente ao estádio, na altura da estação de trem, por volta das 5h deste domingo. Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, o tubo se rompeu devido a um desgaste do material. Depois de uma vistoria, a Cedae descartou a possibilidade de as obras no entorno do Maracanã terem provocado o rompimento de uma tubulação da companhia na Avenida Radial Oeste, Zona Norte da cidade.

sábado, 4 de maio de 2013

10.000 acessos! Nosso Muito Obrigado!

É com muita alegria que hoje faço mais um agradecimento. Muito obrigado a você, leitor, que nos acompanha a cada dia. Ontem, o nosso blog passou a marca de 10.000 acessos! No dia 09 de dezembro, vim aqui agradecer as 3000 visitas. No início de janeiro, os 5 mil. Dia 1º de abril, agradeci os 8 mil. Hoje, dia 04, quero agradecer os 10 mil. Isso é o que nos motiva a buscar sempre a melhor informação pra você, leitor!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Novo autódromo do Rio poderá não sair do papel

Sim, o novo Autódromo do Rio, planejado para ser construído em Deodoro, Zona Oeste do Rio, corre o risco de não sair do papel (e dos sonhos) dos cariocas. Esta informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner. O terreno que foi cedido pelo Exército Brasileiro para a construção da pista de corrida é considerado de altíssimo risco de explosão.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Rio 2016: Construtoras receberão incentivos fiscais

Por: O Globo

Para atender a demanda de vagas em hotéis para a imprensa que acompanhará os Jogos Olímpicos de 2016, a prefeitura decidiu oferecer incentivos fiscais a construtoras., com o objetivo é ampliar a oferta de quartos disponíveis durante os Jogos. A decisão foi tomada porque, apesar da previsão de 18 mil novos quartos para o evento, o Comitê Organizador Internacional (COI) ainda considera insuficientes a quantidade de unidades disponíveis.