quarta-feira, 31 de julho de 2013

Novos caminhos no Porto do Rio

Por: Cidade Olímpica

Para dar vazão à nova configuração viária da região portuária, uma série de mudanças estruturais surgem em decorrência do processo de revitalização de seus 5 milhões de metros quadrados de área. Entre elas, a construção de novas ruas que fazem parte do conjunto de vias que pretende dar maior fluidez ao tráfego, como a nova B1, que faz parte da futura via Oscar Niemeyer, responsável por fazer a distribuição interna do tráfego na região.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Governo do Rio volta atrás e mantém o Júlio Delamare

Uma boa notícia para o esporte brasileiro, principalmente os esportes aquáticos: ontem, o governador Sérgio Cabral anunciou, por meio de uma rede social, que o parque aquático Júlio Delamare não será mais demolido.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude movimenta a economia carioca

Por: O Globo

A multidão de fiéis que passou pelo Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) parecia, a princípio, heterogênea e indecifrável. Mas só a princípio. O peregrino que esteve na cidade era, em sua maioria, mulher, nascida em São Paulo, com idade entre 21 e 24 anos e aluna do ensino superior. Além disso, nunca havia estado no Rio. Durante o evento, desembolsou uma média diária de R$ 49,70 — e isso, somado aos gastos dos estrangeiros, resultou em um impacto econômico na cidade 17 vezes maior do que a Copa das Confederações, realizada em junho.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Aviso: Recesso Jornada Mundial da Juventude

Caros leitores:

Para a Jornada Mundial da Juventude, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro criou 2 feriados, com o intuito de minimizar os deslocamentos nas vias da cidade. Pois bem, estes feriados chegaram. Hoje (dia 25) e amanhã (dia 26), o blog Rio: Cidade Olímpica ficará de recesso. Isso não significa que não haverá matérias. Caso aconteça algum fato relevante e que mereça ser divulgado ou noticiado, nossa equipe de plantão fará todos os esforços para que você, leitor, possa ficar informado da melhor forma e também o mais rapidamente possível.

Voltaremos com nossas postagens regulares no sábado, dia 27/07.

Desejamos a todos vocês, leitores, um bom feriadão, já que emendará com o fim de semana. Descansem, façam viagens, curtam praias, a Jornada Mundial da Juventude, etc. Mas, tudo com muita responsabilidade, paz e tranquilidade.

Até a próxima!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jacarepaguá recebe obras de recuperação ambiental

Por: Cidade Olímpica

Previstas no caderno de encargos dos Jogos Olímpicos de 2016, as obras de recuperação ambiental da Bacia de Jacarepaguá já beneficiam uma série de moradores das comunidades carentes da região que, durante anos, foram vítimas de enchentes. Além de aumentar as condições de balneabilidade das lagoas de Jacarepaguá, as intervenções também vão beneficiar equipamentos importantes, como o Parque Olímpico, a Vila Olímpica e o Parque dos Atletas, compondo uma série de legados esportivos e ambientais.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Como aliar sustentabilidade e desenvolvimento?

A cidade do Rio de Janeiro vem sofrendo profundas transformações para poder receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Porém, como aliar todo o crescimento, as intervenções, as mudanças com a sustentabilidade? Como preservar a natureza em uma metrópole de grande porte, destino dos maiores investimentos financeiros nos últimos anos?

Confira, no vídeo abaixo, como a cidade do Rio tem se preparado e preservado a natureza em meio às mudanças ocorridas na cidade.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Atenção: alterações no trânsito do Centro do Rio

Durante esta semana, a cidade do Rio de Janeiro respira a Jornada Mundial da Juventude, maior evento católico do mundo. Com a visita do papa Francisco à cidade do Rio de Janeiro, algumas alterações no trânsito foram feitas. Algumas de última hora, como a que ocorreu com a mudança na agenda do Papa. Francisco decidiu percorrer o Centro do Rio em carro aberto na segunda-feira (22), quando chega à cidade. Para isso, a Prefeitura montou uma grande operação para todo o trânsito da região. As mudanças começaram a valer às 00:00h de segunda, com a proibição de estacionamento nas ruas do Centro.

sábado, 20 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude injetará milhões de reais na economia carioca

Por: O Globo

Cerca de dois milhões de turistas devem vir ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada entre os dias 23 e 28. O anúncio foi feito, na manhã desta sexta-feira, pelo secretário nacional interino de políticas do turismo, Sandro Fernandes, que participou de uma coletiva de imprensa sobre a organização do evento no Forte de Copacabana.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Atenção motoristas e moradores: novas interdições na Zona Portuária!

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio, Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e Concessionária Porto Novo, informa que a configuração do trânsito nas áreas de interdição da Região do Porto Maravilha passará por novos ajustes na operação de fechamento. A partir do dia 20 de julho, sábado, o Viaduto 31 de Março terá interdição reduzida em uma hora. Desde a implantação da pista reversível na Avenida Professor Pereira Reis, no dia 6 de julho, o viaduto que liga o Túnel Santa Bárbara à Avenida Rodrigues Alves permanecia interditado de 5h às 14h. A partir de sábado, o 31 de março só ficará fechado das 5h às 13h.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Video: TransCarioca

Ontem, publicamos uma matéria falando sobre a TransCarioca, via expressa que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - o Galeão. Com diversas obras, algumas consideradas inovadoras para a cidade, a TransCarioca agilizará a vida de quem precisa utilizar o aeroporto e beneficiará milhares de pessoas que vivem nos bairros do entorno da via, que terá o sistema de transporte integrado do BRT.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

TransCarioca tem obras em ritmo acelerado

Por: Cidade Olímpica

Viadutos, arcos, pontes, estais. A entrada e saída da Ilha do Governador passam hoje por um processo de transformação tão intenso, por conta da construção da TransCarioca que, em alguns meses, será difícil lembrar de como tudo era antes das obras. Parte do trecho 2 (Penha –Ilha) do corredor expresso para ônibus BRT, o percurso compreendido entre a Avenida Postal, em Bonsucesso, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim conta hoje com o maior número de intervenções expressivas, obras ‘de peso’.

terça-feira, 16 de julho de 2013

O engarrafamento nosso de cada dia

Dia após dia o transito das ruas do Rio, em horário de pico, só piora. Seja pela manhã ou à tarde, os motoristas enfrentam longas horas dentro dos carros ou ônibus. Atualmente, a prefeitura não calcula a quilometragem dos congestionamentos que, às vezes, param regiões como o Centro e a Zona Sul. A CET-Rio, porém, divulgou a lista das vias que normalmente apresentam menor velocidade por causa do maior volume de tráfego. Numa delas, a velocidade média é de 15 Km/h. Veja a seguir:

1º: Avenida Brasil, sentido Centro

O trecho a partir de Manguinhos, pela manhã, tem velocidade média de 28 km/h.








segunda-feira, 15 de julho de 2013

Novas interdições no trânsito da Praça da Bandeira

Com previsão de inauguração em dezembro deste ano, o piscinão que a prefeitura está construindo na Praça da Bandeira (parte do projeto de controle de enchentes na Grande Tijuca) entra, hoje, em uma nova fase de obras. Por isso, os motoristas devem ficar atentos. Desde meia noite, novas interdições passaram a vigorar no trânsito da região, com o objetivo de concluir as obras de drenagem do Reservatório Profundo. Até o dia 4 de setembro, a Rua do Matoso, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio, ficará totalmente interditada, no trecho entre a Praça da Bandeira e a Rua Barão de Iguatemi. Além desta, outras vias da região também sofrerão interdições.

sábado, 13 de julho de 2013

Alguns avisos importantes

Leitores, bom dia!

Primeiramente, gostaria de agradecer às inúmeras visitas ao blog. Com certeza, estamos no caminho certo e todo o sucesso deve-se a você, leitor. Nosso muito obrigado!

Em segundo lugar, gostaria de pedir desculpas pela ausência de postagens ontem e hoje. Na segunda feira, voltaremos com as melhores notícias do Rio de Janeiro. Enquanto isso, aproveite e reveja algumas matérias interessantes do blog Rio: Cidade Olímpica.

Até segunda!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ponte Estaiada da Ilha do Governador já é realidade

No dia 07 de maio, publicamos uma reportagem sobre a nova ponte estaiada que está sendo construída na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.  A ponte, empreendimento que faz parte da TransCarioca, será exclusiva para o sistema BRT que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão.

No fim da obra, a nova ponte estaiada (a segunda do Rio) terá 400 metros de extensão e será sustentada por apenas dois pilares. Com isso, menos sujeira será deixada na Baia de Guanabara e  uma maior  preservação do ambiente marinho será possível de ser realizada.

Confira, no vídeo abaixo, como está o andamento da Ponte Estaiada da Ilha do Governador.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bairro Maravilha chega à Zona Oeste do Rio

Por: Cidade Olímpica

A antes esquecida Zona Oeste do Rio ganhou um programa de reurbanização próprio. O Bairro Maravilha, da Secretaria Municipal de Obras, já recuperou 42 áreas da região levando saneamento básico e reconstruindo calçadas e ruas que, de tão precárias, dificultavam até a chegada de serviços públicos. Graças à integração de diferentes áreas da prefeitura, as obras chegam junto de outras iniciativas, como creches e clínicas da família, promovendo a reintegração de regiões abandonadas aos respectivos bairros.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Um dia de caos no Rio de Janeiro


Caos. Esta é a palavra que definiu o dia de ontem, no Rio de Janeiro. O "trânsito caótico de cada dia" simplesmente parou na Zona Portuária e em vias da Zona Sul. Tudo aconteceu devido à nova fase de obras do projeto Porto Maravilha, que teve novas intervenções viárias em diversas ruas do Centro. No primeiro dia útil das mudanças no tráfego na Zona Portuária, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva, informou, nesta segunda-feira (8), após reunião com a SMTR e CET-Rio, que as alterações sofrerão reajustes a partir desta terça-feira (9).

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Deodoro ganhará maior terminal de integração de BRT do país.

Na quinta feira, o blog Rio: Cidade Olímpica anunciou uma matéria sobre o maior terminal BRT e de integração do país: o de Deodoro. (confira aqui).

Para comportar o fluxo de pessoas previsto para a TransOlímpica (Barra da Tijuca – Deodoro) e para a TransBrasil (Deodoro – Centro) – este último, o maior BRT do país –, um terminal da mesma magnitude. Não à toa, o Terminal Deodoro será construído ao lado da estação da Supervia, de modo que seja totalmente integrado aos trens.

sábado, 6 de julho de 2013

Será que dessa vez o metrô de Niterói e São Gonçalo sairá do papel?

Por: Uol

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta quinta-feira (4) que pedirá à presidente Dilma Rousseff R$ 2,5 bilhões para instalação de uma linha de metrô na região metropolitana. A nova linha atenderá a cerca de 2 milhões de moradores dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Niterói. Uma reunião entre Dilma e Cabral está prevista para segunda-feira (8).

quinta-feira, 4 de julho de 2013

TransBrasil terá o maior terminal BRT do país, em Deodoro

Por: Cidade Olímpica

Para comportar o fluxo de pessoas previsto para a TransOlímpica (Barra da Tijuca – Deodoro) e para a TransBrasil (Deodoro – Centro) – este último, o maior BRT do país –, um terminal da mesma magnitude. Não à toa, o Terminal Deodoro será construído ao lado da estação da Supervia, de modo que seja totalmente integrado aos trens.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Porto Maravilha fomenta negócios na Zona Portuária

Por: Porto Maravilha

Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ) registrou a presença de mais de 12 mil pequenos negócios formais na Região Portuária, o que corresponde a 71% dos estabelecimentos. Estima-se que os informais cheguem ao dobro desse número. Outro dado do relatório apontou que a taxa de desemprego na área atinge 10,4%, ultrapassando a média de 7,7% da cidade do Rio de Janeiro. A radiografia aponta ainda que os pequenos negócios concentram somente 29% dos empregos, e a maioria deles tem de um a nove funcionários.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

TransOeste recebe novos (e maiores) ônibus

Desde o ano passado, o blog Rio Cidade Olímpica vem mostrando a superlotação nos ônibus do BRT da TransOeste, no Rio. No fim de 2012, o sistema transportava cerca de 75 mil pessoas por dia. Após a inauguração do trecho entre os bairros de Santa Cruz e Campo Grande, a demanda aumentou para mais de 200 mil pessoas por dia. O que já estava difícil, ficou ainda mais complicado.