sábado, 31 de agosto de 2013

ALERJ lança programa "Lidera Rio"

Resultado de uma parceria entre o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio, o Sebrae/RJ e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, foi lançado nesta sexta-feira (30/08) o programa Lidera Rio nos Esportes. O programa tem como objetivo preparar gestores públicos e empresários para os investimentos e oportunidades de negócio que serão geradas pelos megaeventos esportivos que estão por vir. A capacitação será através de seminários que irão ocorrer nos meses de outubro e novembro, nas diferentes regiões do estado. "O Lidera Rio é mais uma ferramenta que o Fórum, junto com estas entidades, entrega para promover o desenvolvimento local. Este é o nosso grande objetivo, conseguir fazer com que os municípios consigam aproveitar estas oportunidades para garantir seu crescimento", frisou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Rio quer ser a melhor cidade do hemisfério sul

Por: Cidade Olímpica

Para os jogos de 2016, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem uma meta: conquistar 30 medalhas, contra as 17 de 2012, em Londres. Já a Prefeitura do Rio tem como objetivo deixar um legado ainda mais valioso: transformar o Rio de Janeiro na melhor cidade do Hemisfério Sul para viver, trabalhar e visitar.

Durante o seminário “2016 é agora”, realizado nesta segunda-feira, no hotel JW Marriott, em Copacabana, a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos Marques, detalhou essa meta e disse que a realização de tantas obras é um grande desafio, que exige compreensão de todos, mas que tem tudo para ter “um final feliz”.

– São muitos projetos simultâneos. É preciso ter capacidade de gestão, continuar compatibilizando a vida da cidade, engajar a população e estimular a mudança de atitude. São ao mesmo tempo desafios de infraestrutura e projetos não tangíveis, comportamentais, como as multas por jogar lixo na rua. As Olimpíadas são uma oportunidade única para essa transformação que envolve vários aspectos: a mobilidade da cidade, a revitalização de áreas, como o Centro do Rio, projetos de educação, como o ensino de inglês nas escolas, projetos ambientais e também as instalações olímpicas – explicou.

Maria Silvia aproveitou para fazer um balanço das realizações e considerou a mobilidade urbana como uma revolução. Isso porque haverá uma redução de 1/3 do número de ônibus na cidade que, por sua vez, vão alimentar os BRTs (do inglês Bus Rapid Transit ou transporte coletivo por ônibus rápido), que percorrerão as grandes distâncias e vão fazer as interligações com os demais moldais.

– A Transoeste está pronta, só falta a ligação com a linha 4 do metrô. A Transcarioca fica pronta para a Copa, em 2014. Em 2016, serão concluídas a Transolímpica e a Transbrasil – disse.

Ela ainda falou sobre a evolução das obras das instalações olímpicas, que são planejadas para servirem à população depois de 2016.

– O Parque Olímpico (antigo autódromo) será um parque aberto à população às margens da Lagoa de Jacarepaguá. Ao ser desmontada, a estrutura da arena de handebol vai ser transformada em quatro escolas municipais em diferentes locais da cidade.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Governo do Rio encerra projeto Rio 2016

Por: Globo.com

O projeto esportivo Rio 2016 foi encerrado no dia 31 de julho pelo governo do Estado. A informação foi publicada no Facebook do Secretário Estadual de Esporte e Lazer, André Lazaroni, no dia 7 de agosto. Na nota, o motivo do cancelamento não foi explicado.

Segundo o Globoesporte.com, o projeto tinha como objetivo ser o maior legado social dos jogos. O Rio 2016 atendia a cerca de 200 mil pessoas, com 53 modalidades esportivas acontecendo em 807 núcleos espalhados por todo o Estado. O programa também estava presente em todas as comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), com 63 núcleos. Iniciado em 2007 sob o nome "Suderj em Forma", o programa mudou de nome em 2009, após o Rio conquistar o direito de sediar os Jogos Olímpicos em 2016.

A Secretaria disse ainda que está trabalhando na elaboração de um novo projeto "para fomentar a política de inclusão social e desenvolvimento humano".

terça-feira, 27 de agosto de 2013

15000 acessos! Nosso Agradecimento!

É com muita alegria que hoje faço mais um agradecimento. Muito obrigado a você, leitor, que nos acompanha a cada dia. Hoje, o nosso blog passou a marca de 15.000 acessos! Isso é o que nos motiva a buscar sempre a melhor informação pra você, leitor! 

Este é um trabalho que nos enche de orgulho, pois sabemos que você, leitor, está recebendo as melhores notícias e as últimas novidades em relação às mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro, para a recepção da Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Parolimpíadas 2016.Mais uma vez, faço um agradecimento especial aos internautas do Brasil, dos Estados Unidos, da Rússia, França, Alemanha, Reino Unido, Eslováquia, Estônia, Coreia do Sul, Moçambique, Peru, Noruega, Holanda, Espanha, Irlanda, Polônia, Portugal, Índia, Malásia e China, que acessam todos os dias o nosso blog.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Rua do Porto é reaberta no Rio

Atenção, motoristas! Hoje é o primeiro dia útil de mais mudanças no trânsito da Zona Portuária do Rio. Desde sábado, a Rua Souza e Silva, que estava interditada para obras, voltou a ser liberada ao tráfego no trecho entre as avenidas Venezuela e Rodrigues Alves.

Ontem, foi a vez da Avenida Pedro II ser parcialmente interditada no sentido São Cristóvão, no trecho entre a Avenida Francisco Bicalho e a Rua Melo e Souza. Essa interdição durará 30 dias, e é necessária para a montagem de um guindaste que vai içar as vigas da nova alça do Viaduto do Gasômetro.

sábado, 24 de agosto de 2013

Sistema BRT supera as expectativas no Rio de Janeiro

Por: Rio Ônibus

Transportar com agilidade os passageiros das regiões de Santa Cruz e Campo Grande até a Barra da Tijuca. Esse é o objetivo alcançado pelo sistema BRT Transoeste, que atualmente é usado, em média, por 125 mil passageiros nos dias úteis. A quantidade de usuários está dentro da capacidade do sistema, mas é superior ao esperado para essa fase do projeto. A expectativa inicial era receber 110 mil pessoas por dia nessa etapa.

- O principal atributo do BRT, que é a rapidez, se consolidou. A população de Campo Grande e Santa Cruz gastava em torno de 2h30 no sistema antigo, que passava pela Serra da Grota Funda. Hoje, com o ônibus expresso, os passageiros levam de 43 a 49 minutos, em média, para chegar da estação inicial até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca – diz Alexandre Castro, gerente geral do BRT.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prefeitura do Rio inaugura novo BRS no Centro da cidade

Atenção! Na próxima segunda-feira, a Prefeitura do Rio vai inaugurar o sétimo corredor BRS da cidade. O novo sistema vai ligar o Largo da Carioca ao Estácio, na região central do Rio. Com extensão de três quilômetros, o novo BRS começa na Rua da Carioca, seguindo pela Rua Visconde de Rio Branco, Rua Frei Caneca, Avenida Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Largo do Estácio. Nesta quarta-feira foram iniciados os testes operacionais do corredor para a verificação do sistema e a realização de ajustes até a próxima segunda, quando o novo corredor de ônibus será oficialmente inaugurado.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Supervia investe mais de 1 bilhão de reais em melhorias no sistema ferroviário

Com investimentos de R$ 1,2 bilhão entre 2011 e 2020, a SuperVia completa dois anos e meio de trabalhos com R$ 422 milhões aplicados em melhorias. Para o ano que vem, a concessionária planeja o maior valor aporte da sua história para intervenções e 20 novos trens devem entrar em circulação para atender os cerca de 560 mil passageiros que transporta diariamente.

Do montante investido pela SuperVia, R$ 322 milhões fazem parte do contrato de concessão e R$ 100 milhões são adicionais. Entre as melhorias em andamento estão a modernização de trens, reforma de estações, substituição de trilhos, dormentes e cabos de rede aérea, além da antecipação da compra dos novos trens que entrarão em circulação a partir do ano que vem, três anos antes do previsto.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Programa Lixo Zero tem mais de 100 multas no primeiro dia de vigência

No dia 14 de junho, o blog Rio: Cidade Olímpica veiculou uma matéria sobre o lançamento do programa Lixo Zero, elaborado pela Prefeitura do Rio de Janeiro (confira a matéria aqui). O programa visa educar moradores e turistas a não descartarem seus lixos nas ruas e calçadas da Cidade Maravilhosa. Quem for pego infringindo a nova lei pagará multa de até mil reais.

Ontem, dia 20, foi o primeiro dia que a nova lei estava em vigor e, ao menos 100 pessoas foram multadas nas vias do Centro do Rio. Confira na matéria abaixo.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Londres já desfruta do legado olímpico. A meta é fazer o mesmo com o Rio de Janeiro.

Por: O Globo

Reinaugurado oficialmente há duas semanas, o Parque Rainha Elizabeth — como passou a ser chamado o Parque Olímpico de Londres depois de 2012 — começa a revelar nova fisionomia. O estádio e a imensa escultura ArcelorMittal Orbit, um emaranhado de aço vermelho de gosto duvidoso, com 114 metros de altura, continuam lá, assim como o Centro Aquático da premiada arquiteta Zaha Hadid. Mas, pouco a pouco, as formas criadas para a realização das Olimpíadas vão tomando outros contornos e mudando para sempre as feições da região de Stratford. O bairro, com muitos imigrantes e menos favorecida, ganhou edificações modernas e uma boa rede de transportes. Com isso, passou a atrair novas tribos, como artistas e profissionais liberais.

Stratford caíra no esquecimento após a Segunda Guerra Mundial, quando sofreu bombardeios pesados. Antes, prosperava com a produção de alimentos e gim. Desse passado, restaram edifícios e armazéns abandonados.

— Nasci e me criei neste bairro. Há dez anos, quem nascia aqui queria ir embora. A região virou a lata de lixo de Londres, literalmente. Foram dois anos só para tirar as toneladas de pneus dos rios, para limpar solo de dejetos químicos antes de poder construir as estruturas das Olimpíadas — conta Pepe Martínez, filho de espanhóis e poloneses, hoje guia turístico especializado no bairro.

A 6 minutos do Centro

A infraestrutura construída para os Jogos diminuiu para seis minutos a distância entre Stratford, até então tida como afastada, e a estação de St. Pancras, no Centro de Londres. Vizinho da City, o coração financeiro da capital britânica, o bairro tem hoje a segunda estação de trem mais conectada da Europa. Em breve, deve se tornar mais um ponto de embarque para Bruxelas e Paris, do outro lado do Canal da Mancha.

Apesar da reinauguração do parque olímpico, as obras só acabam mesmo no ano que vem. Só um quinto da estrutura está aberta ao público agora. A parte sul do parque só será reinaugurada em abril de 2014. Por enquanto, tudo parece muito impessoal. Ao GLOBO, o arquiteto John Burrell, especialista no aproveitamento de espaços ociosos de grandes centros urbanos, diz que falta personalidade:

— Podia ser um bairro em qualquer lugar do mundo. Não parece confortável para as pessoas ainda.

As obras levaram para Stratford prédios modernos, com apartamentos de luxo, e hotéis cinco estrelas, que continuam brotando ao redor do parque, um dos empreendimentos mais caros dos Jogos de Londres. Grandes empresas de tecnologia, filiais de universidades e outras companhias também vão ocupando espaço na região.

O imenso Westfield Stratford, um dos maiores shopping centers da Europa, enche nos fins de semana e já é um dos preferidos dos turistas chineses. O estacionamento nas imediações vai abrigar uma grande pista de ski indoors, um investimento de R$ 220 milhões. Em setembro chegam os primeiros moradores dos prédios residenciais, que antes serviram como Vila Olímpica. Todos os imóveis foram vendidos a um grupo do Qatar.

O parque, que teve um investimento inicial de R$ 6 bilhões, já consumiu mais R$ 1 bilhão. As autoridades afirmam que, para cada 100 libras gastas no projeto, 75 correspondem a investimentos em infraestrutura de longo prazo. E, de fato, Stratford ganhou vida nova.

— Estive aqui há 12 anos. Não dá para acreditar no que aconteceu neste lugar — diz a jornalista Maria Lambert.

Apesar das boas notícias, o futuro da comunidade original de Stratford não está claro. Uma crítica recorrente é que os novos empreendimentos podem acabar deslocando a população de mais baixa renda, já que os preços dos imóveis subiram. O governo tem investido em políticas sociais para a integração da comunidade, mas nem sempre é possível evitar os velhos problemas de uma metrópole em crescimento. O Westfield Stratford, pro exemplo, tem sido alvo de criminosos.

Construções antigas buscam novos usos na área reformada

As enormes construções bilionárias dos Jogos tornam pequenos os imóveis antigos de Stratford. Um dos símbolos do bairro, um moinho d’água de 1776, enfeita uma ilhota em um dos canais recuperados pelo governo, mas não tem qualquer serventia. De seu telhado, onde se caminha com cuidado para evitar desabamentos, vê-se o estádio olímpico.

Hoje, moradores e especialistas lutam para conseguir recursos para recuperar esse ícone. As outras casas em volta do moinho fazem parte do Three Mill Studios, onde o cineasta Danny Boyle realizou os ensaios secretos das cerimônias olímpicas.

Parte dos prédios antigos de Stratford não recebeu um centavo dos mais de R$ 30 bilhões investidos nos Jogos. Por isso, buscam a revitalização na esteira do sucesso das Olimpíadas.

À beira de um dos canais, os velhos armazéns maltratados foram transformados em galerias de arte, café e restaurantes, lotados nos fins de semana. A pequena embarcação que desfila diante deles é um cinema flutuante e divide espaço com pequenos barcos de pescadores que voltaram ao local.

A Greenway, pista destinada a pedestres e bicicletas ao longo do parque, conta a história dos Jogos. Também há um centro cultural, com uma exposição de fotos e depoimentos dos voluntários de 2012 — muitos dos quais prometem participar das Olimpíadas do Rio em 2016.

Foi mantido ainda o prédio vermelho do Teatro Real Stratford East, de 1884. Ele divide a praça com outro centro cultural, com 17 salas de cinema.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Primeiro dia útil de mudanças na estação de trens do Maracanã

Desde sábado, a estação de trens do Maracanã foi fechada para obras. Hoje, segunda feira, será o primeiro dia útil de intervenções e a população deve fica atenta às mudanças. Supervia e Governo do Estado iniciaram a construção de uma estação intermodal, que será erguida no local onde atualmente funciona o ponto para trens paradores. Orçada em R$ 175 milhões (verba do Governo do Estado do Rio de Janeiro), a nova estação Maracanã unirá os trens e o metrô em uma única estação e contará com cinco plataformas para embarque e desembarque. Ali haverá paradas dos ramais Saracuruna e Belford Roxo, além de trens semidiretos dos ramais Santa Cruz e Japeri.

sábado, 17 de agosto de 2013

Enchentes vão diminuir com ‘Piscinão’ da Praça da Bandeira

Por: Cidade Olímpica

Através da Fundação Rio-Águas, a Prefeitura do Rio está realizando a construção de três dos cinco reservatórios profundos previstos para o controle de enchentes na região da Grande Tijuca. Marcelo Sepúlvido, presidente da empresa, comentou sobre os problemas que a região tem.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Mais dinheiro circulando na economia do país.

Essa é pra você, comerciante de pequeno, médio ou grande porte: O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 lançou, no início do mês, um portal para criar um cadastramento prévio de fornecedores de diversos tipos de produtos. E, são muitos produtos. A entidade estima adquirir ou alugar 30 milhões de artigos e serviços, com um custo estimado em R$ 3 bilhões. O Comitê pretende adquirir desde 40 cavalos para as provas hípicas até seis milhões de refeições para aplacar a fome de dez mil atletas, árbitros, e voluntários dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A previsão é que a maior parte dos contratos seja firmada em 2014.

Para se tornar um fornecedor do COL, o empresário terá que estar em situação fiscal regular. Mas as aquisições não serão necessariamente de fornecedores que tiverem o menor preço. Segundo o diretor de Suprimentos da Rio 2016, Fernando Cotrim, "o COL trabalhará com o conceito do custo total, que leva em conta não apenas o valor de aquisição do artigo, como a proposta para o aproveitamento desse material após o evento. As quantidades e especificações também podem mudar até os Jogos, conforme a demanda da organização. Trata-se de adotar um processo de aquisições sustentáveis."

O cadastro prévio dos fornecedores poderá ser feito pelo site portaldesuprimentos.rio2016.com.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prefeitura do Rio colocará nova sinalização na cidade

A Prefeitura do Rio instalará, nos próximos meses, 500 placas e mapas de sinalização em diversos pontos do Rio. A ideia é que o novo modelo seja semelhante aos de Londres e Nova York. Os recursos, no valor de R$ 15 milhões, são fruto de uma parceria com o Ministério do Turismo e pelo edital, que acaba de ser lançado, a licitação vai ocorrer no dia 26 de setembro. A empresa vencedora terá 11 meses para implantar o projeto em toda a cidade.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Centro da cidade dá pedal!

O trânsito caótico da cidade do Rio pode ser melhorado. E com uma simples ideia: o uso de bicicletas. O meio de transporte que é rápido, barato, não poluente e que promove o bem estar do usuário vem sido utilizado com maior frequência pelos cariocas. Atualmente, só com o sistema Bike Rio, 1,5 milhão de viagens já foram realizadas. Levando em conta as demais viagens realizadas pelos moradores, esse número é muito superior.

O blog Rio: Cidade Olímpica reproduzirá, abaixo, o texto da coluna Design Rio, do jornal O Globo, assinada pelas jornalistas Fabiola Gerbase, Paula Autran e Simone Candida.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prefeitura do Rio inaugura nova usina de asfalto

Instalada no Caju sobre terreno que já funcionou como lixão, a Usina de Asfalto Antônio Ramos, inaugurada no dia 7 de agosto, é a primeira do País com tecnologia 100% nacional. Construída pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) com recursos da operação urbana Porto Maravilha em investimento de R$ 17 milhões, a nova fábrica substitui a Usina de Reciclagem de Asfalto Engenheiro Luiz Paes, na Avenida Francisco Bicalho. O novo equipamento público é totalmente automatizado e tem versatilidade para fabricar diversos tipos de asfalto. Maior do Brasil, ocupa área de 20 mil metros quadrados (m²) e produz o asfalto CPA (Camada Porosa de Asfalto), tecnologia que faz com que a água da chuva seja absorvida no revestimento da pavimentação. Inédito no Rio de Janeiro, o produto normalmente é aplicado em áreas sem ralos e evita a formação de bolsões d'água em dias chuvosos.

sábado, 10 de agosto de 2013

Ponte Estaiada da Barra está quase pronta

Há uma semana atrás, o blog Rio: Cidade Olímpica  trouxe uma matéria (veja aqui) mostrando os últimos retoques da ponte estaiada da Barra da Tijuca. Com 45 metros de altura, a ponte já se tornou um cartão postal da Zona Oeste do Rio.

Construída em duas metades, a ponte vai ligar as Avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno e terá um vão central de 131 metros de extensão. Por ela passará o Ligeirão da TransCarioca, o segundo corredor expresso do Rio (e que será inaugurado no final do ano). No total, contando com os acessos, ela terá 213 metros de comprimento.

Confira, no vídeo abaixo, como está a obra da ponte estaiada da Barra.


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Uma nova via expressa surge no Centro do Rio

Andar e dirigir pela Zona Portuária do Rio será uma experiência completamente diferente da atual, nos próximos 3 anos. A Perimetral e a Avenida Rodrigues Alves estão com os dias contados. Quer saber como ficará? Veja o vídeo abaixo e confira.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Túnel do Binário é aberto no Centro do Rio

A prefeitura do Rio realizou nesta segunda-feira, 5, a abertura do primeiro trecho do Túnel do Binário, entre a rua Primeiro de Março e a Praça Mauá, no Centro da cidade. A implosão fez parte da contagem regressiva de três anos para a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016. O túnel terá 1.480 metros e vai conectar a rua Primeiro de Março à rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense. A previsão é que ele fique pronto em junho de 2014. O trecho aberto tem 440 metros e vai permitir mais agilidade nas obras. Para o prefeito, apesar de o trecho ainda não estar em operação, já há o que se comemorar.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Contagem Regressiva: faltam 3 anos para as Olimpíadas!

3 anos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Confira o que já foi feito na Cidade Maravilhosa!

Clique e veja o resumo preparado pelo site Cidade Olímpica, para comemorar esta data especial.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Mais uma polêmica envolvendo as Olimpíadas Rio 2016

Por: O Globo

O Ministério do Esporte estuda transferir as provas de canoagem slalom (praticadas em corredeiras) do Complexo Esportivo de Deodoro para o Parque Nacional de Foz do Iguaçu, no Paraná, nos Jogos Olímpicos de 2016. O objetivo da medida seria cortar custos e realizar as provas numa região com mais tradição na prática esportiva. No entanto, a proposta é polêmica: a Confederação Brasileira de Canoagem é contra e alega que existem dificuldades técnicas que inviabilizam a transferência. Além disso, a entidade lembra que, na candidatura, o Rio de Janeiro se comprometeu a receber todas as provas olímpicas e paralímpicas, com exceção das partidas eliminatórias de futebol.

sábado, 3 de agosto de 2013

Ponte Estaiada da Barra está quase pronta

Por: Cidade Olímpica

Do alto de seus 45 metros, a ponte estaiada da Barra da Tijuca já é uma realidade na paisagem do bairro da Zona Oeste do Rio. O trabalho, que contou com operários trabalhando dia e noite, muitas vezes nos fins de semana, valeu a pena. Construída em duas metades, a ponte, que vai ligar as Avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno, finalmente teve seu último vão fechado e concretado, tornando-se uma estrutura única – o chamado vão central – com 131 metros de extensão e por onde passará o Ligeirão da TransCarioca. No total, contando com os acessos, ela terá 213 metros de comprimento.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Atenção: interdições na Avenida Francisco Bicalho já estão valendo

A Prefeitura do Rio, a CET-Rio, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo, interditaram, ontem, de forma parcial, a pista central da Avenida Francisco Bicalho no trecho entre a Rua Pedro Alves e a saída da Rua General Luiz Mendes de Morais.

                                       

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Via Expressa eliminará engarrafamentos no Centro do Rio

Engarrafamentos e longas filas de veículos. Esse é o retrato dos cariocas que passam diariamente pela Perimetral, no Centro. Porém, esta situação está para mudar com a construção da Via Expressa, que vai substituir a Perimetral e ampliar a quantidade de pistas de rolamento: de quatro para seis faixas (três em cada sentido). Com pouco mais de 5 quilômetros de extensão, a via ligará o Aterro do Flamengo, nas imediações do aeroporto Santos Dumont, à Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói e será o maior túnel rodoviário da cidade, com 2.570 metros.