sábado, 28 de setembro de 2013

ATENÇÃO: novas interdições no Centro do Rio

Por: G1

O trânsito nas proximidades da Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio, sofrerá alterações a partir deste sábado (28) para a realização de obras de drenagem do reservatório que está sendo construído no local.

As mudanças começam a meia-noite deste sábado e se estendem até a meia-noite do dia 30 de novembro. A Guarda Municipal, orientadores de tráfego e painéis de mensagens variáveis vão dar orientação aos motoristas para garantir a fluidez da área e efetuar os bloqueios necessários.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Túnel da Transolímpica começa a ser construído

Por: Cidade Olímpica

Caminhões, tratores, perfuratrizes, operários. O movimento é intenso no Maciço da Pedra Branca, onde uma das obras mais importantes da Transolímpica, corredor que vai ligar a Barra da Tijuca a Deodoro, dá seus primeiros passos, com as obras de emboque (principal parte de um túnel) do lado Sulacap do maciço.

Com 23 quilômetros de extensão e ligando os dois principais polos de competição dos Jogos 2016, o corredor será semelhante à Linha Amarela, funcionando com via expressa, sem semáforos ou cruzamentos ao longo de seu percurso. De Sulacap até Jacarepaguá, correrá em túnel, com três pistas por sentido, sendo uma exclusiva para o BRT.

Atualmente, os trabalhos de contenção se concentram na entrada do maciço. Posteriormente, serão feitas as primeiras escavações. Semelhante ao túnel da Grota Funda, que faz parte do corredor Transoeste, o túnel do Maciço da Pedra Branca terá duas galerias centrais, além de um pedágio pouco antes de sua entrada.

O financiamento do corredor será feito através do sistema de concessão com a iniciativa privada. Com isso, a concessionária terá o direito de construção, manutenção e operação da via por 35 anos. Por isso a necessidade do pedágio.

- Com a obra pronta, o BRT da Transolímpica vai gerar uma economia de até 60% no tempo de viagem entre a Barra e Deodoro – explica Eduardo Fagundes, engenheiro chefe da Secretaria Municipal de Obras.

Confira, abaixo, o andamento das obras do túnel da Transolímpica.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BRS Estácio - Tijuca já está em funcionamento

Por: G1

Mais um corredor expresso para os ônibus do Rio começou a funcionar no Rio: o BRS Estácio-Tijuca. Com 3,5 quilômetros de extensão, o novo BRS começa na Rua João Paulo I, seguindo pela Rua Doutor Satamini, Avenida Heitor Beltrão e pela Rua Conde de Bonfim até Rua General Roca (Praça Saens Peña). O novo BRS passa a funcionar das 6h às 21h.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mais verde para a Cidade Maravilhosa!

No dia 21 de setembro, o país comemorou o Dia da Árvore e a cidade do Rio de Janeiro pode comemorar com o programa de reflorestamento mais antigo do Brasil: 27 anos e 3 mil hectares replantados. Atualmente,  está em curso o programa Rio Capital Verde, que pretende restabelecer a vegetação nativa das lagoas de Marapendi, Jacarepaguá e Tijuca, que ficam em áreas próximas a equipamentos olímpicos como o Parque dos Atletas.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Porto do Rio tem o primeiro edifício residencial lançado

Por: Cidade Olímpica

O primeiro complexo residencial na região portuária foi lançado nesta quinta-feira (19) pelo prefeito Eduardo Paes no Clube dos Servidores, no Centro. O Porto Vida, nome do empreendimento residencial, será utilizado nas Olimpíadas para abrigar a Vila de Mídia não credenciada e a de Árbitros, e faz parte do que o prefeito chamou de “revolução do Porto”.

sábado, 21 de setembro de 2013

Lei do Lixo completa 1 mês e tem bons resultados

A Lei do Lixo completou um mês de "vida" na cidade do Rio de Janeiro e já apresenta bons resultado! Segundo a COMLURB - Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, a quantidade de lixo recolhido nas ruas e calçadas foi reduzida em torno de 50% no Centro e em alguns bairros da Zona Sul.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Megaoperação faz o içamento das vigas das alças do Gasômetro

Agora o carioca pode começar a visualizar a via Binário do Porto. Desde o início do mês, as duas alças do Elevado do Gasômetro - uma de subida e outra de descida -, fazem parte da paisagem do entorno da rodoviária Novo Rio. Construída para ligar a Av. Brasil e a Ponte Rio-Niterói à Praça Mauá, a obra teve suas últimas vigas lançadas no último dia 7 de setembro com a ajuda de um guindaste de 750 toneladas e 84 metros de altura.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Atenção: interdições na Avenida Marechal Fontenelle

Por: Cidade Olímpica
Desde a última segunda-feira (16), a Avenida Marechal Fontenelle teve seu tráfego interditado para o içamento das 20 vigas do novo viaduto da Ligação Transolímpica. As interdições acontecem das 22h até às 5h, todos os dias entre segunda e sexta-feira, dia 20.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Uma fortuna debaixo dos nossos pés

Uma verdadeira "fortuna" foi encontrada nas escavações de uma das linhas do metrô do Rio de Janeiro. Com valor inestimável, boa parte da história da Corte Portuguesa no Brasil poderá ser contada.

Não, não se trata de dinheiro, mas sim de peças de porcelana, frascos de perfume, pratos, talheres, etc. Peças do dia a dia da Coroa e que estavam enterradas no Centro da Cidade. Mais de 200 mil peças foram encontradas durante as escavações de uma fábrica de componentes do Metrô Rio.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Leilão de licitação do aeroporto do Galeão sofre atraso

Por: O Globo

O leilão do aeroporto do Galeão, anunciado pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para o dia 31 de outubro, deverá ter um pequeno atraso. Para atender às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), que aprovou com ressalvas os estudos da concessão do aeroporto, o certame ficará para meados de novembro. O edital deverá ser publicado na penúltima semana deste mês e o prazo final para a entrega das propostas será no dia 5 de novembro.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Polêmica na Linha 4 do metrô envolve governo do estado e prefeitura

Por: O Globo

A polêmica sobre uma possível expansão do metrô até o Terminal Alvorada em lugar da ampliação do BRT Transoeste até o Jardim Oceânico, como desejam os moradores da Barra, ganhou novos argumentos nesta sexta-feira. Um documento encaminhado pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, ao vereador Carlo Caiado (DEM) revela que os técnicos do órgão são unânimes ao defender a expansão do metrô até o centro do bairro. A informação consta de um relatório assinado por Newton Leão Duarte, coordenador da equipe de revisão do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), que orientar as políticas públicas da área em todo o estado.

sábado, 14 de setembro de 2013

Troféu da Copa começa viagem pelo mundo

Quer ver o troféu da Copa do Mundo? Então corra e agarre a oportunidade. Em solo brasileiro até este fim de semana, a taça mais desejada do mundo inicia no domingo uma viagem que percorrerá outros 87 países até retornar ao Brasil em abril, cerca de dois meses antes de a bola rolar para a maior competição do futebol mundial. O Tour da Copa foi lançado na quinta-feira, em evento que contou com a presença de ex-campeões mundiais, no Rio.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Tour aéreo pela Zona Portuária

A Zona Portuária do Rio é a região que mais recebe investimentos no país. Com mais de 5 milhões de metros quadrados, os bairros da Gamboa, Centro, Caju, Santo Cristo, Saúde, Providência - entre outros - terão uma supervalorização de seus imóveis e áreas públicas. Atualmente, de acordo com dados da Secretaria de Obras da Cidade do Rio de Janeiro, a Zona Portuária é a região que possui o maior número de pedidos de licenciamento e autorização para obras e intervenções urbanísticas.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Governo do Estado e União liberam verba bilionária para a construção da Linha 3 do metrô

O governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, anunciou nesta quarta-feira (11/09), a liberação de recursos, no valor de R$ 2,57 bilhões, para a implantação da Linha 3 do metrô, que ligará os municípios de Niterói e São Gonçalo. A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 - Mobilidade Grandes Cidades. A conexão será feita pelo sistema de monotrilho, que deverá transportar aproximadamente 350 mil passageiros por dia.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

BRT TransCarioca ganha viaduto no aeroporto Tom Jobim

Por: Cidade Olímpica

As transformações causadas pela TransCarioca, corredor para BRTs que vai ligar a Barra da Tijuca à Ilha do Governador, já chegaram ao aeroporto internacional Tom Jobim. Mais precisamente ao terminal de passageiros 1, que em breve ganhará um viaduto de 560 metros de extensão para o tráfego dos ônibus articulados.

No total, duas estações serão construídas no aeroporto, mas somente o Terminal 1 ganhará um viaduto. Engenheiro chefe da Secretaria Municipal de Obras, Eduardo Fagundes explica que por ser mais antigo, ele possui características diferentes do Terminal 2, o que justifica a necessidade da obra.

- O Terminal 1 não possui a mesma largura, na pista que o circunda, do Terminal 2. Então para que os Ligeirões tenham acesso à estação do BRT, estamos construindo este viaduto que permitirá o alargamento das pistas – explica.

Ao entrar na Ilha do Governador, o BRT da TransCarioca acessará a avenida Vinte de Janeiro, e em seguida fará sua primeira parada no Terminal 2, onde haverá uma estação. De lá o Ligeirão segue para o setor de desembarque do Terminal 1, retornando à Vinte de Janeiro. As duas estações terão capacidade para um ônibus por vez e estarão localizadas em frente à entrada principal de cada um dos terminais.

Ilha do Fundão ganhará terminal de integração


As mudanças na Ilha do Governador não se restringem apenas ao aeroporto Tom Jobim. A Ilha do Fundão ganhará um grande terminal de integração para a TransCarioca e ônibus alimentadores. Sua principal função será fazer toda a integração com o bairro.

- O morador vai ganhar a otimização do serviço, a diminuição de custo, graças ao Bilhete Único Carioca, e do tempo de viagem – finaliza Fagundes.

Confira no vídeo abaixo como está ficando a obra do viaduto da Tanscarioca:


terça-feira, 10 de setembro de 2013

O dia D da Linha 3

Amanhã será um dia importantíssimo para a implantação da Linha 3 do Metrô. Isso, porque a presidente Dilma Rousseff é esperada no Palácio Guanabara, onde assinará um convênio de liberação de R$ 2,7 bilhões para o início das obras. O valor será destinado à implantação do projeto, a construção do terminal intermodal (estação Arariboia) e revitalização de um trecho de 22 quilômetros – 17,7 quilômetros em viadutos e 4,3 quilômetros em superfície. Com início previsto até dezembro deste ano, a primeira etapa da obra terá os estudos topográficos. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Linha 3 do metrô sairá do papel ainda nesse ano

Parece que agora vai! Na próxima quarta feira, dia 11, a presidente Dilma Rousseff e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, deverão firmar o contrato de financiamento da Linha 3 do metrô, que ligará os municípios de Niterói e São Gonçalo (na 1ª etapa) e Itaboraí (2ª etapa), na região metropolitana. De acordo com informações do Palácio Guanabara, a União ficará responsável por dois terços do projeto, e o Estado arcará com o restante.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Prefeitura do Rio inicia, hoje, novas intervenções na Zona Portuária

Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio, Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e Concessionária Porto Novo, informa que, nesta sexta-feira (06/09), a partir das 21h, dará continuidade à terceira e última etapa de operação de instalação das vigas da alça de ligação do Viaduto do Gasômetro à nova Via Binário do Porto. Para isso, serão interditadas as seguintes vias :

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Atenção: Novas mudanças no trânsito do Centro do Rio

Motoristas que trafegam pelo Centro do Rio devem ficar atentos às mudanças de trânsito provocadas pelas obras de instalação das vigas da alça que vai ligar o viaduto do Gasômetro à futura via Oscar Niemeyer. As obras fazem parte do projeto Porto Maravilha, que vai revitalizar toda a região portuária. Para facilitar o trabalho de máquinas e minimizar os transtornos, as intervenções serão diurnas e noturnas.

Durante o dia, a faixa da esquerda da pista lateral da Avenida Francisco Bicalho será interditada desde a rua Comandante Garcia Pires até a frente da Rodoviária Novo. Neste período um dos guindastes será posicionado no local para içamento das vigas.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Luz amarela para o Rio de Janeiro

Área em Deodoro, onde será construído o Parque Deodoro para a Olimpíada
Luz amarela para os preparativos dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso é o que a equipe do Comitê Olímpico Internacional resumiu, após uma reunião nesta segunda-feira (2), para avaliar os andamentos e preparativos para as Olimpíadas de 2016. Embora a Comissão tenha destacado vários avanços nos últimos meses, integrantes do grupo estão bastante preocupados com os prazos, que segundo eles, "são apertados".

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Autódromo de Deodoro ainda é uma incógnita

Por: O Globo

A construção do novo autódromo do Rio de Janeiro em um antigo campo de instrução do Exército, em Deodoro, transformou-se numa espécie de “caveira de burro”. Há um ano, o Ministério do Esporte, o estado e a prefeitura prometeram inaugurar o novo circuito em meados de 2014 para substituir o Autódromo Nelson Piquet, desativado no fim do ano passado para a construção do Parque Olímpico, na Barra do Tijuca. Agora, os governos não dão prazo. Isso porque surgiram problemas, no meio do caminho, que até hoje não foram resolvidos: a licença ambiental foi suspensa por decisão judicial. Além disso, há mais de um ano, soldados fazem uma varredura minuciosa no terreno para remover granadas, morteiros e outros artefatos abandonados há décadas no terreno, que mede mais de 2 milhões de metros quadrados.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Seminário Rio 2016 apresenta resultados e legados para a cidade

Maria Silvia Bastos Marques. Esse é o nome da presidente da Empresa Olímpica Municipal, órgão que tem a responsabilidade de aproveitar os Jogos Olímpicos de 2016 para criar um legado para o Rio. Maria, que está à frente dos planejamentos em mobilidade urbana e infraestrutura, acredita que este legado já existe em alguns projetos. Esse legado e a oportunidade de transformar a cidade, em todas as direções, foi o tema de sua palestra no seminário “2016 é agora”, na semana passada.