quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prefeitura do Rio testa rotas alternativas no Centro

Desde ontem, a prefeitura do Rio iniciou alguns testes operacionais com rotas alternativas nos bairros de São Cristóvão e Benfica. Tudo isso faz parte do plano para o fechamento definitivo do Elevado da Perimetral, que acontecerá no sábado, dia 02. 96 agentes de trânsito, 25 faixas com mensagens indicativas e painéis de mensagens variáveis foram colocados ao longo dos trajetos e informarão aos motoristas as alternativas para ligar a Avenida Brasil ao Centro do Rio, Linha Vermelha à Tijuca, Avenida Brasil ao Túnel Rebouças, Centro à Linha Vermelha e Centro à Avenida Brasil.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

17000 visitas! O nosso Muito Obrigado!!!



É com muita alegria que hoje faço mais um agradecimento. Muito obrigado a você, leitor, que nos acompanha a cada dia. Nessa semana, o nosso blog passou a marca de 17.000 visitas! Isso é o que nos motiva a buscar sempre a melhor informação pra você, leitor!

Este é um trabalho que nos enche de orgulho, pois sabemos que você, leitor, está recebendo as melhores notícias e as últimas novidades em relação às mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro, para a recepção da Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Parolimpíadas 2016.Mais uma vez, faço um agradecimento especial aos internautas do Brasil, dos Estados Unidos, da Rússia, França, Alemanha, Reino Unido, Eslováquia, Estônia, Coreia do Sul, Moçambique, Peru, Noruega, Holanda, Espanha, Irlanda, Polônia, Portugal, Índia, Malásia e China, que acessam todos os dias o nosso blog.Continuamos afirmando: muita coisa ainda precisa ser feito e precisamos melhorar a cada dia mais. Não para nos vangloriarmos, mas para levar até você, leitor, as melhores informações.

Muito obrigado por nos acompanhar a cada dia, ao longo desse tempo.

Você é peça fundamental nesse nosso "quebra cabeças".

Compartilhe nossas matérias com seus amigos, vizinhos e familiares. Divulgue nosso link pelo Facebook, Twitter, MSN, entre outros. Vamos fazer do blog Rio: Cidade Olímpica um dos maiores e mais atuantes blogs jornalísticos desse país.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Especialistas afirmam que Porto Maravilha poderá ser uma zona desabitada

Por: Jornal do Brasil

Apesar de supostos projetos de incentivo realizados pela Prefeitura, que prometem garantir mais atratividade para construções habitacionais na Zona Portuária do Rio, o número de empreendimentos comerciais já se mostra claramente esmagador em comparação ao número de residências que serão construídas. De acordo com documento do Porto Maravilha, apenas sete “lotes” estão destinados à construção de novos complexos residenciais em toda a região do Porto. Em comparação, o número de terrenos onde serão construídos edifícios e conglomerados comerciais ou institucionais já supera 20, mais que o triplo. Além disso, a área destinada para esse tipo de edificação é visivelmente superior. Quanto às edificações de uso cultural, apenas o Museu do Amanhã, além do Museu de Arte do Rio - já funcionando - está previsto para ser inaugurado na região.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Perimetral será fechada nesta semana. Confira o cronograma de interdições no trânsito

Agora é em definitivo! O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou o fechamento total do trecho da Perimetral (entre o Gasômetro e a Praça Mauá) e abertura definitiva da Via Binário do Porto para sábado, 2 de novembro, a partir das 19h. O fechamento ocorrerá para que parte desse trecho seja demolido pelo processo de implosão marcado para o dia 17 de novembro.

sábado, 26 de outubro de 2013

Notícia Importante: precisamos de sua ajuda!

Olá a todos!

O Blog Rio: Cidade Olímpica continua engajado na campanha por um transporte público de qualidade. Embora não seja efetivamente ligado ao tema do nosso blog (e nem à cidade), vale lembrar que o assunto Mobilidade Urbana é de extrema importância a todos, cariocas ou não, moradores, trabalhadores ou turistas.

No link abaixo, você encontrará um abaixo assinado pedindo a reativação de uma linha de ônibus (a B105 - Rio Bonito x Araruama, via Estrada de Chão), com itinerário pela Avenida Gladstone de Oliveira, em Araruama. Como estamos vindo há tempos falando em mobilidade e transportes, essa linha é importante para as cidades de Rio Bonito e, principalmente, Araruama, que conta com quase 130 mil moradores e um sistema de transporte ainda ineficiente.

O que nós, do Blog Rio: Cidade Olímpica pedimos é a sua ajuda. Apenas 2 minutos para assinar o documento e mais 2 para compartilhar.

Ajudar está na moda e faz muito bem!

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N44760

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Surge uma nova Zona Portuária

O novo conceito de mobilidade urbana da Zona Portuária teve seu foi lançado nesta semana, com a inauguração das vias de superfície do Binário do Porto. O conjunto de ruas servirá como opção ao Elevado da Perimetral, que será interditado, em caráter experimental, até às 17h. Feitos os testes, uma nova data será marcada para o início do funcionamento do Binário em caráter permanente.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Novo sistema de trânsito da Zona Portuária tira 360 ônibus das ruas do Centro

Menos 360 ônibus. Esse é o resultado da conta feita pelo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio. Segundo Osório, com o novo sistema de transportes da Zona Portuária, 360 ônibus vindos da Baixada Fluminense não entraram no Centro do Rio, entre 6h30m e 9h30m de ontem. Isso corresponde a 20% dos coletivos paradores que vêm da região em direção ao Centro do Rio. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tribunal de Contas "aperta o cerco" em obras da TransOlímpica

Por: G1

O Tribunal de Contas do Município do Rio (TCM-Rio) cobrou explicações à prefeitura sobre os atrasos nas obras da Transolímpica, corredor expresso que vai ligar Deodoro à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O RJTV mostrou que algumas construções estão totalmente paradas.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Audiência debate construções do autódromo e da TransOlímpica

Área escolhida pela Prefeitura para construção do autódromo
A Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) debaterá, hoje, a construção da Transolímpica e do autódromo em Deodoro, Zona Oeste. O presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PSol), lembra que a audiência pública é um desdobramento da já ocorrida na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em agosto, quando a obra do autódromo na região foi discutida com representantes e moradores. "Não é possível que a população envolvida não seja consultada em projetos que venham causar impactos significativos na vida delas", critica o deputado.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Interdição da Perimetral poderá tornar o trânsito do Rio ainda mais caótico

A tão esperada e comentada interdição do Elevado da Perimetral foi adiada pela Prefeitura do Rio, pelo menos até semana que vem. O anúncio foi feito ontem à noite pelo prefeito Eduardo Paes. Dentre os motivos, Paes afirmou que o atraso da obra de ampliação da estação das barcas em Niterói e um pedido do MP tiveram "peso importante" nessa decisão.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mais gastos com a Linha 4 do Metrô

Por: O Globo

As obras para a escavação de túneis e abertura de seis novas estações entre Ipanema e o Jardim Oceânico que levarão o metrô da Zona Sul para a Barra da Tijuca — a Linha 4 — exigirão investimentos de R$ 3 bilhões do governo do Estado do Rio em 2014. O valor corresponde a cerca de 25% dos R$ 12,1 bilhões que o estado projeta ter disponíveis para gastar com infraestrutura, no último ano do governo Sérgio Cabral.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Rio e sua expansão urbana

Por: O Globo

De Laranjeiras à Vila do Pan, em Jacarepaguá, o corretor de imóveis Rômulo Camarinha acompanhou a rota de expansão da cidade nas últimas décadas. Ao comprar, em 2011, um apartamento com vista para a Avenida Ayrton Senna, ele não poderia imaginar que, dois anos depois, continuaria convivendo com graves problemas de infraestrutura: além do afundamento do terreno, volta e meia nota um vazamento de esgoto nos arredores. A expansão da cidade rumo à Zona Oeste — líder absoluta da cobiça das empreiteiras — representa um modelo exaurido e insustentável de desenvolvimento, segundo especialistas ouvidos pelo GLOBO. O presidente regional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Sérgio Magalhães, afirma que essa situação pode ser ilustrada por números: entre 1960 e 2000, a população do Rio cresceu 86% (de 3 milhões para 5,6 milhões), e a área urbanizada subiu 222% (de 180 para 580 quilômetros quadrados). O fato de a cidade ter se espalhado fisicamente numa proporção bem maior do que o crescimento de seus moradores trouxe problemas, observa Magalhães:

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ponte Estaiada da Barra recebe o asfalto

Com as obras praticamente concluídas, a principal obra de arte da TransCarioca começou a receber o asfaltamento. A Ponte Estaiada da Barra ligará a avenida Ayrton Senna a Abelardo Bueno e por ela passará o BRT da TransCarioca, o segundo corredor expresso da cidade do Rio e que será inaugurado até o fim de 2013.

Para saber mais sobre a obra, clique aqui.

Confira, abaixo, o vídeo de como está a obra da Ponte Estaiada da Barra.


sábado, 12 de outubro de 2013

Arco Metropolitano entra na reta final

Aguardadas há mais de 30 anos, as obras de construção do Arco Metropolitano, que ligará os municípios de Itaboraí e Itaguaí, entraram na reta final. Com 78% do projeto executado, as intervenções têm foco, agora, na pavimentação. Além disso, mais de 70% das 157 chamadas obras de arte – 74 viadutos e pontes, 80 passagens e três passarelas – já estão prontos.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Um pedaço da viga da Perimetral foi parar na... Gávea!

O mistério do "sumiço" das vigas da Perimetral começa a ser resolvido. Pelo menos, uma pequena parte dela. A Delegacia de Roubos e Furtos tenta descobrir o destino de cinco vigas e de dois terços de uma sexta estrutura do Elevado da Perimetral. Sim, leitos, você leu corretamente: dois terços. Isso, porque um terço está muito bem protegida. A peça, que não foi vendida ou reaproveitada pelas Prefeitura nas obras do Porto repousa tranquilamente na residencia oficial do governo do Rio. A peça, que virou uma obra de arte informal, está há mais de um ano nos jardins da Gávea Pequena, residência oficial da prefeitura do Rio. 

Desde o dia da primeira implosão da Perimetral, a peça ganhou um destino certo. Na época, o prefeito anunciou que queria levar um “pedaço para casa”, como símbolo do desmonte da Perimetral. Alguns pensaram que era apenas brincadeira, porém o pedido foi atendido. 

Prefeitura anuncia novas interdições no trânsito do Centro do Rio

Por: Cidade Olímpica

Em coletiva realizada ontem, a Prefeitura do Rio anunciou uma série de mudanças viárias na Região Portuária. As medidas fazem parte do plano de mitigação de impactos para o período de inauguração das vias de superfície da Via Binário do Porto e a substituição do Elevado da Perimetral, que será interditado no dia 19 deste mês. Entre as mudanças, está prevista a implantação de uma faixa reversível na Avenida Presidente Vargas, restrição para carga e descarga no Centro e implantação de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Presidente Vargas.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Como 20 toneladas de aço somem de uma hora para a outra?

Em casa, costumamos perder alfinetes, documentos, fotografias, pequenos objetos em geral. Porém, não perdemos uma cama, um sofá ou uma máquina de lavar. Em uma obra, o "sumiço" de um prego, um capacete ou uma pequena ferramenta pode até ocorrer. Mas, esse caso é diferente: sumir vigas 18 metros de comprimento e 20 toneladas? Como isso é possível? Pois bem, isso é o que aconteceu com 5 vigas retiradas da Perimetral. Simplesmente, sumiram.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mudanças no BRT da TransOeste

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes em parceria com o Consórcio BRT, inaugurou ontem, seis novos serviços diretos (sem parada intermediária) no corredor Transoeste. A ação foi realizada após período de testes e monitoramento e a ideia é que os serviços sejam utilizados nos horários de pico da manhã e da tarde.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Primeiro piscinão da Praça da Bandeira já tem data de inauguração

Por: O Globo

A Praça da Bandeira ganhará já este ano um alívio no problema crônico de enchentes com as chuvas de verão. A prefeitura inaugura em novembro o primeiro dos cinco reservatórios (piscinões - confira o vídeo aqui) para armazenar água de chuvas. A estrutura se encontra em fase de acabamentos: 85% das obras já terminaram. A medida é considerada um alívio, mas a a solução definitiva só estará disponível no verão de 2014/2015, quando todas as obras ficarem prontas, já que houve atraso no cronograma original. O primeiro piscinão, que tem formato cilíndrico, tem capacidade para receber 18 milhões de litros de água e fica numa praça próxima à Rua do Matoso. A estrutura será subterrânea e captará o volume excedente que a rede de drenagem não for capaz de escoar. As comportas serão reguladas por bombas hidráulicas, operadas à distância por técnicos do Centro de Operações Rio.

sábado, 5 de outubro de 2013

TJ mantém suspensão de obras do novo autódromo do Rio

Por: O Globo

A promessa do Ministério do Esporte, do estado e da prefeitura de inaugurar o novo autódromo do Rio de Janeiro em 2014 não deverá ser cumprida. Nesta quinta-feira, a 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve a decisão de 1ª instância que suspendeu o licenciamento ambiental do circuito, além das obras previstas pelo empreendimento, até que seja apresentado um Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ATENÇÃO: Novas interdições no trânsito do Centro do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, da CET-Rio, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo, informa que a partir das 8h deste sábado (5/10), será interditado trecho da Rua Ricardo Machado, entre as ruas Bela e Francisco Palheta, em São Cristóvão, por um período de 90 dias. O fechamento se faz necessário para a execução das obras de construção da adutora que ligará o Reservatório do Pedregulho (São Cristóvão) ao Reservatório do Morro do Pinto (Região Portuária).

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Tutorial para seguir o blog Rio: Cidade Olímpica

Muitos leitores tem tido dificuldade de seguir o blog Rio: Cidade Olímpica. Por isso resolvemos fazer um rápido tutorial para quem ainda não sabe como seguir o blog.

Primeiramente: Para seguir um blog você não precisa ser blogueiro, basta ter um e-mail do gmail, msn, yahoo ou ter twitter. E esse procedimento vale para todos os blogs.

Então vamos ao passo a passo.


- Localize no lado direito na primeira coluna do blog o ícone: Participar deste site.











- Segundo passo: Faça login com sua conta - esse procedimento vale para as contas do yahoo, twitter e msn também.











- Siga os passos clique em: Seguir este

blog.












- Agora clique em concluído.









E pronto! Fácil e rápido, agora você já é um seguidor do Blog Rio: Cidade Olímpica.




Lembro que esse procedimento não habilita em nenhum momento que sua caixa de e-mail receba atualizações do blog e nem que eu tenha acesso ao seu endereço de e-mail.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Via Expressa mudará o trânsito no Centro do Rio

Considerada uma das mais importantes intervenções na Zona Portuária, a Via Expressa será a responsável por substituir o Elevado da Perimetral, no Centro do Rio. Com ela, a capacidade de tráfego será aumentada em 50% e o tempo de travessia entre a Praça Mauá e a Ponte Rio - Niterói, por exemplo, será reduzido consideravelmente.

Para isso, a via contará com um túnel que está sendo construído a partir de 3 frentes de obras. O Túnel da Via Expressa será o maior túnel urbano da cidade do Rio, com mais de dois quilômetros e meio e seis faixas de rolamento (sendo três em cada sentido). Quer saber mais informações? Então veja o vídeo abaixo e saiba o que está sendo feito!



terça-feira, 1 de outubro de 2013


Por: G1

Os motoristas já enfrentavam lentidão por volta das 8h desta segunda-feira (30) nas pistas laterais da região da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, por conta das interdições no trânsito. Devido à realização de obras de drenagem do reservatório que está sendo construído no local, algumas mudanças foram implantadas no trajeto dos motoristas desde sábado (28).
As mudanças começaram à meia-noite e se estendem até meia-noite do dia 30 de novembro. A Guarda Municipal, orientadores de tráfego e painéis de mensagens variáveis vão dar orientação aos motoristas para garantir a fluidez da área e efetuar os bloqueios necessários.