sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Estações de metrô da Tijuca serão fechadas

Atenção moradores da Grande Tijuca e usuários do metrô! A concessionária Metrô Rio, responsável pelo sistema metroviário da cidade do Rio, realizará, nos três primeiros fins de semana de fevereiro, algumas intervenções nas estações da Tijuca. Nos dias 1, 2, 8, 9 e 15, as estações serão fechadas para que funcionários possam concluir os preparativos da inauguração da estação Uruguai, prevista para a segunda quinzena de março.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mais segurança para o Rio

Desde 2011, cerca de dois mil policiais, entre militares e civis, realizaram capacitações com foco nos grandes eventos. Dos 18 treinamentos oferecidos em Segurança Pública, 16 receberam o suporte de países como a Alemanha, a Espanha e os Estados Unidos nos últimos três anos.

O intercâmbio estabelecido pelo Governo do Estado com outros países enriquece a vivência profissional dos policiais que tiveram a oportunidade de realizar cursos sobre gerenciamento tático em segurança, prevenção de ataques a áreas vulneráveis, controle de massa, antibombas e risco, sistema de comando de incidentes avançado, entre outros temas. Em dezembro de 2013, agentes do FBI (Federal Bureau of Investigation) ministraram o curso Investigação de Assuntos Internos – FBI. A organização realizou ainda as capacitações Entrevista e Interrogatório, Investigação de Crime Organizado, de Homicídios e Criminal.

- Nossa meta é seguir realizando capacitações que envolvam policiais civis e militares de diferentes postos, especialmente as que se referem aos cursos de formação inicial, e, como é o caso da parceria com o FBI, cursos de formação continuada. Parte das ações se intensificará nos meses que precedem a Copa do Mundo, mas a ideia é que tais cooperações se tornem permanentes - explicou a superintendente de Educação da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança, Luciane Patrício.

Para a superintendente, apesar de o principal resultado de ações desta natureza ser melhorar a qualificação do profissional, há resultados indiretos.

- É o caso do compartilhamento de experiências, da transferência de tecnologia e da integração dos alunos, que fazem parte de diferentes instituições e unidades policiais - disse Luciane.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cidade do Rio poderá ter aumento nas tarifas de ônibus

Há duas semanas, o blog Rio: Cidade Olímpica fez uma série de reportagens sobre o transporte público no estado do Rio. Para isso, dedicamos duas matérias só para o tema tarifas dos ônibus. Pois bem, ontem, o tema voltou ao noticiário do estado. Desta vez, o foco é a tarifa das linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Novo conceito em mobilidade urbana para o Porto do Rio

Por: Cidade Olímpica

Em 2016, quando o processo de revitalização da Região Portuária estiver concluído, o carioca e aqueles que escolheram a cidade como lar vão ganhar muito mais do que novas ruas e uma vista privilegiada para a Baía de Guanabara. Vão ganhar também um novo conceito de Centro da cidade, no qual o Porto está inserido. Neste contexto, duas obras são de vital importância para a absorção do fluxo de veículos, bem como a integração com outros modais: as vias Expressa e Binária, esta última, parcialmente inaugurada.

O Binário do Porto será o responsável pela distribuição interna do tráfego da região, com sinais e cruzamentos, além de três pistas por sentido. A parte de superfície já está em pleno funcionamento e a previsão é de que o túnel de 1480 metros seja inaugurado no final do primeiro semestre de 2014.

Substituta da Perimetral, a via Expressa vai ligar o Aterro do Flamengo à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói, ao longo de 5050 metros, incluindo o Mergulhão da Praça XV. Para que a avenida Rodrigues Alves, no trecho entre a Praça Mauá e o Armazém 8, se transforme em um grande passeio público, a maior parte da Expressa será construída em túnel, cujos trabalhos avançam no subsolo. Atualmente, cerca de 1000 metros já foram escavados.

Para que as obras do túnel da Expressa avancem, faz-se necessário que o trecho restante da Perimetral, que ainda não foi retirado, seja removido.

- Mais do que as duas vias para fluxo de veículos, o novo conceito de mobilidade urbana na região passa pela integração entre modais como trens, ônibus e metrô, além do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) – explica Luiz Lobo, diretor de operações da Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto (Cdurp). – A partir de 2016, o carioca terá uma região Portuária resgatada, cultural e historicamente, privilegiando o pedestre e o transporte de massa.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Primeiro dia de testes da nova interdição da Perimetral

Por: O Globo

Com cones posicionados e nova sinalização valendo, o Centro do Rio passará nesta segunda por mais um teste de atenção e paciência para os motoristas e pedestres que circulam na região. Desde domingo, entrou em vigor o novo esquema de trânsito programado para minimizar os efeitos da interdição definitiva do Elevado da Perimetral, ocorrida no último sábado. Apesar das placas informativas e da atuação de 800 agentes de tráfego, a experiência de quem precisou circular pela Lapa entre a noite de sábado e o dia de domingo pôde ser resumida numa palavra: confusão. O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, afirmou que o carioca terá lidar com os transtornos até 2016, admitindo que os congestionamentos serão inevitáveis. Já o prefeito Eduardo Paes reiterou o pedido para que os motoristas deixem os veículos em casa e priorizem o transporte coletivo ou a carona solidária.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Transcarioca ganha viaduto sobre trilhos da Supervia

Responsável por "encurtar" a distância entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional do Galeão, a Transcarioca - segundo corredor expresso do Rio, e que será inaugurado até o fim do primeiro semestre de 2014 - entra em uma nova fase de obras e intervenções para o início das operações do BRT. Desta vez, a mais importante é o Viaduto de Ramos, que será responsável por transpor a malha ferroviária da Supervia, no bairro da Zona Norte do Rio.

Confira, no vídeo abaixo, como está sendo efetuada a obra no local.



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Transformação: essa é a palavra chave!

Por: O Globo

O alemão Thomas Bach, de 60 anos, foi eleito presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) em setembro de 2013. Ao chegar para a entrevista no Copacabana Palace, após testemunhar o caos decorrente da pane na SuperVia, foi ele quem disparou a primeira pergunta: “O que está acontecendo no Rio?” Bach reconheceu que nenhuma cidade-sede ficou pronta dois anos antes dos Jogos, mas ressaltou que não há um único dia a perder. No COI desde 1991, Bach foi medalha de ouro em esgrima nos Jogos de Montreal (1976).

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nota de esclarecimento

Por problemas de acesso ao servidor e provedor de internet, o blog Rio: Cidade Olímpica não pode efetuar a postagem diária com as principais notícias do Rio de Janeiro. O problema já foi resolvido e as postagens serão regularizadas amanhã.

Att,
Equipe Rio: Cidade Olímpica

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

21.000 visitas. Nosso agradecimento!

É com muita alegria que hoje faço mais um agradecimento. Muito obrigado a você, leitor, que nos acompanha a cada dia. Hoje, o nosso blog passou a marca de 21.000 visitas! Isso é o que nos motiva a buscar sempre a melhor informação pra você, leitor! Este é um trabalho que nos enche de orgulho, pois sabemos que você, leitor, está recebendo as melhores notícias e as últimas novidades em relação às mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro, para a recepção da Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Parolimpíadas 2016.Mais uma vez, faço um agradecimento especial aos internautas do Brasil, dos Estados Unidos, da Rússia, França, Alemanha, Reino Unido, Eslováquia, Estônia, Coreia do Sul, Moçambique, Peru, Noruega, Holanda, Espanha, Irlanda, Polônia, Portugal, Índia, Malásia e China, que acessam todos os dias o nosso blog.Continuamos afirmando: muita coisa ainda precisa ser feito e precisamos melhorar a cada dia mais. Não para nos vangloriarmos, mas para levar até você, leitor, as melhores informações.

Muito obrigado por nos acompanhar a cada dia, ao longo desse tempo.

Você é peça fundamental nesse nosso "quebra cabeças".

Compartilhe nossas matérias com seus amigos, vizinhos e familiares. Divulgue nosso link pelo Facebook, Twitter, MSN, entre outros. Vamos fazer do blog Rio: Cidade Olímpica um dos maiores e mais atuantes blogs jornalísticos desse país.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Prefeitura anuncia novas interdições na Zona Portuária do Rio

Por: Cidade Olímpica

Para permitir o avanço das obras do túnel da Via Expressa, o elevado da Perimetral será interditado no próximo dia 25 de janeiro, a partir das 22h, entre a avenida General Justo e a Praça Mauá. A medida é a primeira de uma série de mudanças na configuração viária do Centro do Rio, que prevê ainda o fechamento da Avenida Rio Branco para carros e a interdição do Mergulhão da Praça XV.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Transporte nosso de cada dia: "Queremos te ouvir."

Durante a última semana, o blog Rio: Cidade Olímpica veiculou uma série de reportagens sobre o sistema de transporte público no estado do Rio de Janeiro. Trouxemos até você, leitor, um retrato do que vem mudando (para pior ou melhor) nas cidades, afetando diretamente a vida dos cidadãos fluminenses.

Na primeira reportagem, falamos sobre o polêmico reajuste das tarifas dos ônibus intermunicipais. Na segunda reportagem, continuamos falando sobre as tarifas, porém, analisando as isenções tarifárias dadas pelos governos e que não chegaram à ponta do sistema, ou seja, ao passageiro.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Transporte nosso de cada dia: Estrutura do sistema de ônibus do Rio

Chegamos à penúltima reportagem da série sobre o transporte público no estado do Rio de Janeiro. Hoje, falaremos sobre a estrutura do sistema municipal de ônibus da cidade do Rio, recentemente alterado pelo prefeito Eduardo Paes. Para alguns, o sistema melhorou. Para outros, continuou a mesma coisa. Para um terceiro grupo, só piorou.

Os quatro consórcios que operam no Rio de Janeiro (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz) têm, juntos, 8.749 veículos. Atualmente, a idade média dos carros é de 3,65 anos, referendando o Rio como uma das frotas mais novas do país, a frente de São Paulo (5 anos de uso) e Belo Horizonte (4). De acordo com o Rio Ônibus - sindicato dos empresários de ônibus da cidade do Rio -, a renovação da frota carioca tem sido de 12,5% ao ano. Ou seja, por ano, cerca de 1.100 ônibus novos são comprados, com investimento de aproximadamente R$ 260 milhões de reais. Cada ônibus urbano novo, com sistema de ar condicionado, custa em torno de R$ 400 mil. Sem ar condicionado, R$ 350 mil.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O Transporte nosso de cada dia: BRT

Por: O Globo

Chegamos à nossa 4ª reportagem da série "O Transporte nosso de cada dia" e hoje, republicaremos uma matéria do Jornal O Globo. Segue abaixo:

Apesar da promessa do vice-governador Luiz Fernando Pezão de deixar pronto o projeto da futura ampliação do metrô até o Terminal Alvorada, o secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, garantiu que o corredor viário do BRT seguirá nos planos da prefeitura. A intenção de ampliar o metrô não só até o Alvorada, mas também até o Recreio, foi manifestada por Pezão a cerca de 300 pessoas reunidas dia 9 passado na Câmara Comunitária da Barra.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Transporte nosso de todo dia: Bilhete Único

O blog Rio: Cidade Olímpica chega à terceira reportagem sobre o transporte público no estado do Rio de Janeiro. Desta vez, o tema é o Bilhete Único, benefício criado em 2009 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e que atende a milhões de fluminenses todos os dias.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O transporte nosso de cada dia: Tarifas


Hoje é o segundo dia em que a nova tarifa do transporte público do Rio de Janeiro está em vigor. E isso não agradou aos passageiros. Muitos reclamavam que o aumento não representa em melhorias na qualidade do sistema de transporte coletivo.

Mas, se o cidadão voltar pouco mais de 6 meses, ainda no auge das manifestações no país, verá que há muito o que reivindicar. Apresentamos aqui algumas informações que julgo importantes e relevantes à análise, visto que tais informações, caso adotadas e praticadas, poderão reduzir ainda mais a tarifa praticada, sem a necessidade de subsídios ou qualquer tipo de repasse à empresa operadora do sistema de transporte.

Todas as informações apresentadas são de domínio público, publicadas em Diário Oficial e obtidas através de pesquisa.

Em 31 de maio, o Gabinete da Presidência da República enviou ao Congresso Nacional a Medida Provisória (MP 617, convertida na Lei 12.860) que isenta de PIS/COFINS os serviços de transporte coletivo rodoviário, metroviário e ferroviário. Tal desoneração tem um impacto de 3,65% sobre o valor do faturamento das empresas. Isso quer dizer que deixou de incidir sobre o valor da passagem do transporte coletivo 3,65%.

Já em 17 de setembro de 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a o Projeto de Lei de Conversão número 18/2012 (MP 563, convertida na Lei 12.715), desonerando a folha de pagamento das empresas de transporte coletivo rodoviário por meio da substituição da contribuição de 20% sobre a folha de pagamento pelo recolhimento de 2% sobre o faturamento. A medida passou a vigorar a partir de janeiro de 2013. A redução de 20% sobre a folha de pagamento das empresas de transporte coletivo rodoviário equivale a 5,58% do faturamento. Subtraindo deste percentual o recolhimento de 2% de tributo sobre o faturamento das empresas, chega-se a um impacto de 3,58% de redução sobre as tarifas. Com as desonerações, o governo federal proporcionou a aplicação de uma redução de até 7,23% no preço das passagens do transporte coletivo.

No início de 2014, o Governo do Estado do Rio reduziu a zero o ICMS pago pelas empresas de ônibus. Tal benefício não tem "prazo de validade" e vigorará por anos. O imposto, que era cobrado no valor de 1,9%, foi zerado e com isso, o estado deixará de arrecadar mais de R$ 100 milhões (valor conseguido em 2013).

A título de ilustração, seguem os valores das tarifas em capitais que praticaram reajuste tarifário desde dezembro de 2012, e o impacto que as medidas federais poderiam surtir nas tarifas reajustadas. Nota-se que as capitais não repassaram as desonerações fiscais às empresas. O que foi feito, apenas, foi o cancelamento (total ou parcial) do reajuste praticado em 2013.

Como se pode observar, as empresas de ônibus receberam a isenção tributária de 14,46% e mantiveram parte do reajuste tarifário praticado no início do ano. No fim das contas, as empresas estão lucrando mais do que antes. Podemos tomar como exemplo a cidade de Porto Alegre, que teve a passagem reajustada de R$ 2,85 para R$ 3,05 (ou seja, R$ 0,20) em março de 2013. Em abril, cancelou o reajuste, voltando pra R$ 2,85. Porém, com a isenção dos impostos, a tarifa na cidade deveria ser fixada em R$ 2,61.

Já o Rio de Janeiro teve a passagem aumentada de R$ 2,75 para R$ 2,95 (ou seja, R$ 0,20) no início de junho e logo depois teve o reajuste cancelado. Porém, a isenção tarifária estipulada pelo Governo Federal para a tarifa municipal seria de R$ 0,43 (quarenta e três centavos), estando com preço fixado em R$ 2,52.

Pode-se notar que a tarifa ainda pode ser reduzida. Isso não é tirar da empresa ou deixá-la trabalhando em déficit . É apenas repassar à tarifa um benefício que foi dado pelo Governo Federal, para que as passagens não fossem majoradas. Tal benefício deve chegar à ponta do sistema, ou seja, à população.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O transporte nosso de cada dia: Tarifas

Começaremos essa série de reportagens com uma "novidade" que não tem agradado aos moradores do estado do Rio: o aumento das tarifas intermunicipais e, algumas municipais. O ano de 2014 mal começou e o cidadão será obrigado a pagar 5,77% a mais na tarifa do transporte coletivo.

sábado, 11 de janeiro de 2014

O transporte nosso de cada dia

Considerado um dos grandes problemas a serem resolvidos antes da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, o sistema de transporte público do Rio de Janeiro agrega várias opiniões e avaliações a respeito de qualidade, preço, demanda, conforto, etc.

Durante toda a próxima semana, o blog Rio: Cidade Olímpica publicará matérias referentes ao transporte público e à mobilidade urbana no Rio de Janeiro. Ouviremos todos os lados do sistema: passageiros, representantes dos empresários de ônibus, trens, metrô e barcas, funcionários, e o Poder Concedente (prefeituras e Governo do Estado). Nossa meta é levar até o leitor a notícia mais clara e objetiva, para que você possa fazer a melhor análise e interpretação.

Então, acompanhe-nos na série de reportagens "O transporte nosso de cada dia". De segunda à sexta, com postagens sempre a partir de 08hs.



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Ilha do Fundão terá acesso interditado nos próximos dias

Por: O Globo

A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias municipais de Obras, de Transportes e da CET-Rio, informa que, a partir deste sábado, 11, às 9h, será interditada totalmente a via de acesso e saída da Ilha do Fundão, entre a Rua Luiz Renato Caldas e a Ponte Velha do Galeão. A interdição está prevista por um período de 40 dias para continuidade das obras do BRT Transcarioca - Fase II.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Obras da TransCarioca mudam trânsito na Avenida Brasil

Ontem, trouxemos aqui no blog Rio: Cidade Olímpica, a situação das obras do BRT TransBrasil, maior projeto de BRT e via expressa do país e que deveria ficar pronto em 2016. Isso mesmo, deveria. Mas não vai. Hoje, mostraremos uma outra via expressa que também abrigará o BRT: a TransCarioca, que está com obras dentro do cronograma inicial e será inaugurada até o fim do primeiro semestre de 2014.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BRT TransBrasil tem obras atrasadas e perde status de legado olímpico

Por:  O Globo

Anunciado para os Jogos Olímpicos de 2016, o BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro, agora não tem mais data para ser concluído. A prefeitura decidiu rever o traçado do projeto na chegada ao Centro: o terminal que seria construído no Parque do Flamengo, num terreno ao lado do Aeroporto Santos Dumont e do MAM, por exemplo, foi eliminado. Na Secretaria municipal de Transportes, ainda se discute a melhor localização das demais estações na região. Embora teoricamente ainda seja possível ao menos concluir boa parte do trecho Deodoro-Caju, o projeto já foi retirado até, no site Cidade Olímpica (da prefeitura), da lista de legado dos Jogos em mobilidade urbana. Na versão atual, são citados o VLT do Centro e os BRTs Transcarioca (Barra-Galeão), Transoeste (Barra-Campo Grande/Santa Cruz) e Transolímpico (Barra-Deodoro).

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Antigo prédio do Museu do Índio continuará de pé

Mais um capítulo da "novela" Museu do Índio chegou ao conhecimento da população no dia de ontem. O Governo do Estado do Rio e a Concessionária Maracanã (vencedora da licitação e responsável pelas obras do Complexo Maracanã) anunciaram ajustes no contrato de concessão. De acordo com o governo, os estádios Célio de Barros e Júlio Delamare não serão demolidos, e sim, reformados pela concessionária.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

De volta aos trabalhos! Feliz 2014!

Feliz Ano Novo! O ano de 2014 se inicia e o Blog Rio: Cidade Olímpica deseja poder fazer parte de sua vida por mais um ano. Um ano de realizações, trabalhos, saúde e fé!

Nada melhor para começar as postagens do ano com uma retrospectiva do que aconteceu no ano passado. Afinal de contas, 2013 foi um ano movimentado, que ficará marcado na história e na mente da população.

Confira no vídeo abaixo, um pouco do que aconteceu em 2013!

Fique conosco e bem vindo ao blog que comenta e analisa as principais mudanças do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016!