quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Aviso: Recesso de Carnaval

Caros leitores:

Durante o carnaval, o blog Rio: Cidade Olímpica ficará de recesso. Isso não significa que não haverá matérias. Caso aconteça algum fato relevante e que mereça ser divulgado ou noticiado, nossa equipe de plantão fará todos os esforços para que você, leitor, possa ficar informado da melhor forma e também o mais rapidamente possível.

Voltaremos com nossas postagens regulares na 5ª feira, dia 06/03.

Desejamos a todos vocês, leitores, um bom carnaval. Descansem, façam viagens, curtam praias, blocos de carnaval, desfiles, etc. Mas, tudo com muita responsabilidade, paz e tranquilidade.

Até a próxima!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bilhete Único chega aos 4 anos com números grandiosos

Após quatro anos de implementação, o Bilhete Único comemora números expressivos. O benefício tarifário mantido pelo Governo do Estado já atingiu a marca de 2,4 milhões de usuários, sendo utilizado em mais de 1,3 bilhão de viagens, com geração de economia de R$ 1,5 bilhão à população do Grande Rio. De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a redução de custos com transporte proporcionado pelo programa estadual, empregadores deixaram de selecionar seus funcionários a partir do local onde moram, gerando um equilíbrio na distribuição de oportunidades entre moradores de diferentes regiões.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bike ganha "disputa" no eixo Rio-Niterói

Numa corrida entre bicicleta, ônibus, barca, moto e carro, qual deles você acha que venceria? O GLOBO-Niterói fez o teste e, neste caso, acertou quem levou mais fé nas pedaladas. A bicicleta foi o meio de transporte mais rápido no trajeto entre a Praia de Icaraí e a redação do GLOBO, na Cidade Nova, no Rio. O desafio - encarado simultaneamente por cinco repórteres - foi o mesmo enfrentado diariamente por 30% dos niteroienses, de acordo com estatísticas da prefeitura. A batalha para atravessar a Baía de Guanabara ficou ainda mais dura com o fechamento da Perimetral, em janeiro, e do mergulhão da Praça Quinze, no domingo, além das mudanças na Avenida Rio Branco. E a situação se agravou com a pane dos sinais no Centro do Rio na última quinta-feira, justamente o dia agendado para o teste.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Parque Olímpico revitalizará manguezais da Barra

Muito além de estruturas esportivas e olímpicas. É uma ação de reflorestamento. Assim pode-se dizer de uma área de 73.616 metros quadrados (o mesmo que nove campos de futebol oficiais) do Parque Olímpico do Rio, na Barra da Tijuca, será restaurada com vegetações de mangue e restinga. Trinta mil mudas de mangue-vermelho (Rhizophora mangle) já estão sendo cultivadas às margens da Lagoa de Jacarepaguá e o trabalho de recuperação ambiental, a cargo da empresa Manglares Consultoria Ambiental, do biólogo Mario Moscatelli, começa em setembro. Ainda esta semana, máquinas começam a fazer o nivelamento do terreno que receberá as mudas.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tarifas de trans, metrô e barcas serão reajustadas no Rio

Contrariando o que foi informado pelo governador do Rio Sérgio Cabral no dia 31 de janeiro, as tarifas das passagens do metrô, barcas e trens serão reajustadas nos próximos dias. Por meio de nota, o Governo do Estado confirmou, ontem, o aumento nas passagens, descartou mudança no valor para os usuários do Bilhete Único.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Tatuzão "adianta" obras da Linha 4 do metrô

Com quase um mês e meio de operação, o Tunnel Boring Machine, conhecido como Tatuzão, já escavou e revestiu 221 metros de túnel. A supermáquina partiu de uma caverna subterrânea ao lado da Estação General Osório, em Ipanema, em direção à Gávea. Até o momento, foram encaixadas 128 aduelas, cada uma com 1,80 metro.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Últimos dias para inauguração da Estação Uruguai, do Metrô

Neste final de semana, a concessionária Metrô Rio prosseguirá com a operação especial para agilizar os preparativos da inauguração da Estação Uruguai, prevista para a segunda quinzena de março. Um trem ligará as estações da Tijuca até a Estação Estácio, que será a terminal da Linha 1. No domingo, a Estação Saens Peña permanecerá fechada e a Linha 2 operará da Pavuna até General Osório.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Centro do Rio pode parar nesta manhã

Por: O Globo

A nova etapa de alterações viárias no Centro do Rio começou a valer por volta das 7h40 deste domingo (16), segundo o Centro de Operações da prefeitura. O Mergulhão da Praça XV foi fechado e a implantação de mão dupla na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, foi concluída. As intervenções fazem parte do avanço das obras no projeto Porto Maravilha, na Zona Portuária. O prefeito Eduardo Paes disse em coletiva de imprensa na sexta-feira (14) que teme que a região pare na segunda-feira (17).

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Mergulhão da Praça XV será fechado amanhã

Amanhã terá início mais uma etapa do processo de recuperação e transformação do Centro e da Região Portuária do Rio. Além da interdição do Mergulhão da Praça XV, às 7h, a av. Rio Branco passará a operar em mão dupla entre o Aterro do Flamengo e a Candelária, somente para ônibus e táxis. Por causa das mudanças no trânsito, 228 linhas de ônibus municipais e intermunicipais terão os itinerários alterados.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Estrada do Galeão será interditada

Em virtude das obras do BRT Transcarioca, a Estrada do Galeão terá modificações em sua circulação devido ao lançamento das vigas do novo viaduto de acesso ao aeroporto, para uso do BRT. Os itinerários das linhas de ônibus serão alterados seguindo os desvios estabelecidos pela CET-Rio.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"Rio $urreal" vira caso de política

Por: Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio lançou, ontem, (12/02) a operação "Consumidor, essa é a sua praia", uma série de iniciativas que visa à fiscalização de preços e ao combate de valores abusivos nas praias da cidade. Preocupado com os preços altos no Rio, o prefeito Eduardo Paes publicou no Diário Oficial do Município decreto que institui a Frente Municipal de Combate às práticas abusivas previstas no Código de Defesa do Consumidor e dispõe sobre a intervenção conjunta da Secretaria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor/Procon Carioca e a Secretaria de Ordem Pública nas operações de fiscalização na orla da cidade.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Nota de Falecimento

No dia de hoje, o blog Rio: Cidade Olímpica refletirá um pouco mais sobre a onda de violência que assola o país. Ontem, o "mundo jornalístico" perdeu mais um profissional e amigo: o Santiago Andrade. Até que ponto a sociedade sofrerá com a violência e a falta de informação? Reproduzimos, aqui, o Editorial da Rede Globo, divulgado ontem, no Jornal Nacional.

À família do Santiago, nossos sentimentos e votos de condolências.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Centro do Rio começa a semana com mudanças no trânsito

Atenção cariocas e fluminenses que passam pelo Centro do Rio! Mais uma série de mudanças no trânsito do Centro do Rio. Desta vez, a Avenida Rio Branco, entre a Praça Mauá e a Avenida Presidente Vargas, passará a ter mão única, no sentido Praça Mauá. A mudança ocorreu devido às obras no entorno do Elevado da Perimetral, que teve seu último trecho interditado no dia 25 de janeiro. Desde sábado (8), a Avenida Nilo Peçanha funciona em mão dupla entre a Rua Uruguaiana e a Avenida Graça Aranha.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Cidade do Rio ganhará mais 3 quilômetros de ciclovias

A série e modificações na mobilidade do Centro da cidade, em virtude do fechamento total do Elevado da Perimetral, contará em breve com mais uma alternativa ao transporte público. Pensando em uma solução de meio de transporte sustentável e de pequeno percurso para facilitar o deslocamento, a Prefeitura do Rio está implantando 3km de rotas cicloviárias na região. O objetivo é estimular o uso da bicicleta, opção viária rápida e não poluente.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cidade do Rio ganhará nova identificação para as ruas


A partir do dia 18/02, a Prefeitura do Rio iniciará a implantação de um sistema numérico nas ruas do Rio, começando pelas vias com início na orla do Leblon ao Leme. Trata-se de um projeto piloto, sem custos para o município, que deve ser estendido para outras regiões da cidade. Ao contrário do que se imaginaria, a sugestão partiu de um cidadão carioca, inspirado em grandes cidades do mundo que já usam este método de identificação, como Nova York, Miami e Vancouver. O objetivo é facilitar a localização para turistas e cariocas, que poderão se guiar mais facilmente pelas ruas numeradas.

"Isso já acontece nas maiores cidades do mundo e melhora a imagem da cidade e a experiência do turista. Ideia boa é ideia simples, não é porque a prefeitura faz a gestão da cidade que o cidadão não pode ser parte da solução", explica Joaquim Monteiro de Carvalho, chefe-executivo do Imagem Rio, órgão vinculado à Prefeitura do Rio.

As atuais placas não serão substituídas, apenas receberão um adesivo com o número correspondente. Os adesivos com os números serão doados por uma empresa de arquitetura e serão aplicados pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que ficará responsável também pelo andamento do projeto. As primeiras 63 ruas estarão numeradas até o carnaval, época em que a cidade deve receber quase um milhão de turistas. Os números correspondentes a cada rua ainda não estão definidos.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Atenção motoristas! Interdições na Avenida Brasil

A partir deste sábado (08/02), será montado esquema especial de tráfego na Avenida Brasil, altura de Ramos, na Zona Norte, para implantação dos apoios provisórios de montagem do Arco Estaiado sobre a Avenida Brasil. Para minimizar os impactos no trânsito da obra, que faz parte do BRT Transcarioca, duas pistas da Avenida Brasil sentido Zona Oeste e a pista central sentido Centro serão fechadas à noite neste final de semana. Os fechamentos ocorrerão das 21h de sábado às 6h de domingo e das 21h de domingo às 4h da manhã de segunda-feira.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Metrô Rio inicia sinalização bilíngue nas estações

Muita das vezes, elas passam despercebidas pelos cariocas e pelas pessoas que usam, diariamente, os serviços do metrô do Rio. Porém, para turistas e desacostumados com o sistema metroviário, as placas de sinalização são muito importantes para a localização e informação.

Desde o ano passado, a concessionária Metrô Rio está investindo na sinalização bilíngue (português/inglês) das estações para facilitar a compreensão de milhares de turistas estrangeiros aguardados para os grandes eventos que a cidade sediará. Atualmente, as estações Largo do Machado, General Osório, Cardeal Arcoverde, Nova América/Del Castilho e Maria da Graça já contam com esse novo tipo de sinalização.

Todas as placas seguem padrão internacional. Confeccionadas em alumínio 100% reciclável, possuem as cores cinza-chumbo e amarelo e foram testadas, inicialmente, nas estações Cinelândia e Vicente de Carvalho.

Até a Copa do Mundo, em junho deste ano, todas as estações do sistema metroviário carioca já seguirão o novo padrão de sinalização.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Será que agora vai?

Meta difícil: Esgoto muda o cenário da Baía de Guanabara, em São Gonçalo 
Parece que a despoluição da Baía de Guanabara ganhará um novo capítulo nos próximos dias. Pelo menos essa é a intenção do novo secretário de Estado do Ambiente (SEA), Indio da Costa. Segundo Costa, uma  licitação será elaborada para as obras de construção do tronco-coletor que reduzirá o lançamento de esgoto na Baía da Guanabara em mil litros por segundo. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O Rio redescobre o Centro da Cidade


Por: Cidade Olímpica

A Praça XV de Novembro, parcialmente encoberta pelo elevado da Perimetral, é um dos símbolos do Brasil Colonial e palco de importantes acontecimentos históricos durante o período de permanência da Família Real Portuguesa no Rio de Janeiro.

Foi da sacada do Paço Imperial, situado no centro da Praça, que a princesa Isabel assinou o documento que selaria o destino dos negros em todo território brasileiro: a Lei Áurea.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Novidade no transporte e turismo do Rio de Janeiro

Uma novidade "um tanto estranha" começa a fazer parte da cidade do Rio de Janeiro. Desta vez, a novidade no turismo é um passeio a bordo de um veículo que roda em terra como ônibus – mas também navega como um barco na Baía de Guanabara. O repórter André Trigueiro, da TV Globo, foi conhecer o primeiro ônibus anfíbio do Brasil.

Clique no vídeo abaixo e confira a reportagem veiculada no telejornal Bom Dia Brasil.