Por Luiz Ernesto Magalhães

Dos quatro BRTs planejados, dois já estão em construção. O Transoeste (Barra-Campo Grande/Santa Cruz), com previsão de entrar em operação no ano que vem, e o Transcarioca (Barra da Tijuca-Aeroporto Internacional Tom Jobim), a ser inaugurado antes da Copa do Mundo de 2014.
Previsão é de 6 mil veículos a mais na cidade
As avenidas Ayrton Senna, Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno, que no Pan tiveram faixas exclusivas para as delegações, em 2016 terão BRTs implantados antes do evento. Os corredores Transolímpico (Barra da Tijuca- Deodoro) e o Transbrasil (Centro- Avenida Brasil) ainda serão licitados.
- Ao todo, serão mais de seis mil veículos em circulação nesses 60 dias para atender ao evento. Eles percorrerão mais de 65 milhões de quilômetros no período. Apenas nas Olimpíadas, serão 11 mil atletas, 21 mil jornalistas, 90 mil voluntários. No total, serão 200 mil credenciados - diz Regina Amélia.
Ela explicou que o esquema de trânsito terá que ser implantado por dois meses devido a peculiaridades da estrutura de organização dos Jogos. A Vila Olímpica, na Avenida Salvador Allende, será liberada aos atletas 15 dias antes da abertura oficial do evento (5 de agosto). Após o término das Olimpíadas, o esquema terá que ser mantido para receber as delegações paraolímpicas, duas semanas antes da abertura dos Jogos Paraolímpicos (7 de setembro). 
Plano geral deve ser concluído em 2012
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, explicou que o plano geral de transportes só deve ficar pronto em meados do ano que vem. Segundo ele, ainda é cedo para estabelecer o período em que será necessário bloquear faixas de trânsito da cidade para a passagem das delegações nas semanas anteriores e posteriores aos Jogos. Além da Linha Amarela, já se sabe que a prefeitura pretende montar um esquema especial para a ligação viária entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul. O Elevado do Joá será alargado para permitir a criação de uma faixa exclusiva para as delegações.
Apenas com a conclusão do plano será possível estimar o impacto dos jogos no trânsito. Para minimizá-lo, já existem ideias. No período das Olimpíadas, será feriado escolar. O rodízio de veículos por final de placa não está descartado.
Uma das ideias em estudo pela prefeitura e pelo Comitê Organizador Rio 2016 é repetir a experiência de Sidney (2000) e Atenas (2004). Fora dos períodos de competição, as cidades permitiram que veículos comuns circulassem pelas faixas exclusivas destinadas às delegações. Sistema semelhante também será adotado nas Olimpíadas de Londres, no ano que vem.
- Lá, a implantação das faixas é um dos grandes desafios, porque muitas ruas são estreitas - disse Regina.
Para mais informações sobre trânsito e obras no Rio de Janeiro, principalmente na região central da cidade, acesse os links abaixo:
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