segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A reestruturação viária do Porto

Três obras importantes vão integrar transportes como metrô, trens, ônibus expresso BRT e acesso a aeroporto, além do novo Veículo Leve sobre Trilhos

Além das obras de infraestrutura e da escolha do Centro como polo de moradia e instalação de novas empresas, a revitalização do Porto será responsável por uma reestruturação viária completa da região. Essa mudança implicará na realização de grandes obras, como a construção do Binário do Porto, a criação de túneis e de um mergulhão e, por fim, a derrubada do Elevado da Perimetral.
A população que precisa passar diariamente, de carro ou de ônibus, pela Avenida Rodrigues Alves e pelo Elevado da Perimetral percebe que as mudanças começaram a acontecer em maio de 2010, com o início das primeiras intervenções, mas nem sempre consegue entender o sentido das obras.
A intervenção mais significativa, realizada no trecho entre a Praça Mauá e a Rodoviária Novo Rio, será a criação de duas avenidas paralelas à Rodrigues Alves, por isso chamada de Binário do Porto. Esta via terá como objetivo absorver o tráfego de veículos no local. O início das obras está previsto para setembro de 2011 e o término, dezembro de 2012.
O Binário do Porto vai utilizar uma antiga via de trilhos, que no passado era usada por trens que faziam carga e descarga da região portuária do Rio. Esta via será transformada em uma avenida. Serão três pistas no sentido Praça Mauá e três pistas no sentido Avenida Brasil.
A primeira parte do Binário inclui um túnel sob o Morro de São Bento e a Praça Mauá, até a Avenida Barão de Tefé, e outro, de aproximadamente 400 metros, por baixo do Morro da Saúde. O objetivo é integrar o corredor a Linha Vermelha e Avenida Brasil, passando pela Rodoviária Novo Rio.
DERRUBADA DO ELEVADO DA PERIMETRAL
Após a conclusão do Binário, será iniciada a derrubada do Elevado da Perimetral, projeto que possibilitará maior integração urbanística entre a cidade e a Baía de Guanabara. No trecho entre o Armazém 4 e o Arsenal de Marinha será construído um mergulhão.
Dessa forma, o fluxo de carros será praticamente nulo na região da Praça Mauá, deixando o espaço livre para circulação de cariocas e turistas entre instalações como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.
Por ser um dos pontos de entrada e saída da cidade, a Avenida Rodrigues Alves será transformada em via expressa. O estudo de tráfego elaborado pela Prefeitura mostra que, mesmo após a derrubada de parte do Viaduto da Perimetral, a região terá 50% a mais de pistas para trânsito.
VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS
O novo mapa viário do Porto do Rio inclui ainda a criação de linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que contemplará não só a região do Porto como também a área central, abrangendo pontos de grande circulação, como a Avenida Rio Branco, a Praça 15 e o Aeroporto Santos Dumont.
O VLT tem uma velocidade média de 20 a 40 km por hora e sua capacidade de transporte é de 10 a 30 mil passageiros por sentido e por hora. Com um sistema limpo e silencioso, evitando impactos negativos para a população, o VLT otimiza ainda a circulação excessiva de linhas de ônibus pela área.
O objetivo é contribuir para a consolidação do conceito de rede de transporte integrada, permitindo a captação e distribuição dos usuários atendidos pelo metrô, trens metropolitanos, barcas, ônibus BRT, rede de ônibus convencionais e aeroporto.


Mais informações em 
http://www.cidadeolimpica.com/a-reestruturacao-viaria-do-porto/

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