sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tranquilidade para o Turista

Feira Brite movimenta setor que corresponde a 4% do PIB fluminense

Abertura oficial da feira, no Píer Mauá, Centro do Rio
 O bom momento econômico e a pacificação de comunidades do Rio de Janeiro foram ressaltados como prioritários para o crescimento do turismo no estado pelos participantes presentes à abertura oficial do Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – Brite 2012, nesta sexta-feira (28/09), nos Armazéns 3 e 4 do Cais do Porto, Centro da cidade. Presente na abertura, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), deputado Paulo Melo, salientou que o Rio de Janeiro é o destino escolhido por 35 % dos turistas que visitam o nosso país. “Vivemos um novo momento e temos aquilo que o turista mais precisa, que é a tranquilidade. Isso se deu graças à política de segurança pública do Governo. Com essa política de ocupação, ele permite que a atividade turística se desenvolva de uma maneira muito forte”, avaliou Melo.
Durante a solenidade o parlamentar foi homenageado com uma escultura, que foi entregue pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alberto Lopes, que também compôs a mesa. “É importante para o Rio e é importante para a assembleia participar desse evento, porque nesse processo transformador pela qual passou o estado, a ALERJ sempre figurou como um dos atores principais”, lembrou o presidente da Casa. Segundo Lopes, o panorama não só do turismo, mas da cidade, é o melhor possível. “O Rio está na moda, está na crista da onda. A hotelaria vai ter um crescimento de 40% até as Olimpíadas de 2016. Isso é um crescimento histórico na cidade. Cerca de 40 mil novos postos de trabalho direto e indiretos serão criados. Até as Olimpíadas serão 15 mil novos quartos e cerca de mais 150 hotéis no estado”, adiantou.
As praias do Rio são procuradas por muitos turistas.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, o objetivo do salão, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro, é promover não só os atrativos turísticos do estado do Rio de Janeiro como também o artesanato, a gastronomia e as manifestações culturais. “O público do Rio de Janeiro vai conhecer melhor o interior do estado e vai ter também a oportunidade de conhecer outros equipamentos e espaços turísticos do País’, contou Ázaro, que disse, ainda, que atualmente um em cada 11 trabalhadores está ligado à atividade turística. “O turismo movimenta cerca de 50 setores e é responsável por aproximadamente 4% do PIB do estado do Rio de Janeiro, o que corresponde a R$ 319 bilhões”, completou o secretário.

Por: Assessoria de Comunicação da ALERJ

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comitê Olímpico da Grã Bretanha visita futuras instalações no Rio


Com o encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012, os olhares dos Movimentos Olímpico e Paralímpico se voltam para o Rio de Janeiro. A área de Relação com os Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paralímpicos Nacionais (CONs e CPNs), que também é responsável pela Vila dos atletas, já trabalha a todo vapor.
Na última semana, o Comitê Olímpico da Grã-Bretanha esteve no Rio de Janeiro e recebeu atualizações sobre o projeto da primeira edição dos Jogos realizada na América do Sul. Além disso, o grupo visitou as obras da Vila Olímpica e Paralímpica dos próximos jogos.
Desde o início do ano, o Rio 2016™ recebeu sete Comitês Olímpicos Nacionais em visitas a cidade. Além do CON da Grã-Bretanha, estiveram no Rio de Janeiro também os CONs do Canadá, Austrália, Holanda, Estados Unidos, Dinamarca e Suíça.
Após a visita a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, os representantes da Grã-Bretanha foram conhecer alguns locais de treinamento pré-jogos em outras cidades do Brasil.
Além do Diretor de Serviços dos Jogos Mark England, da Diretora de Programa Olímpico Kate O’Sullivan e da Chefe de Integração de Esportes Olímpicos de Verão do Comitê Olímpico da Grã-Bretanha Tanya Harris, participaram da visita ao Brasil representantes das federações esportivas britânicas de Boxe, Esgrima, Ginástica, Hóquei e Natação.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Confira as novas imagens da Vila Olímpica do Rio

O Comitê Organizados dos Jogos Olímpicos Rio 2016 divulgou novas imagens do projeto da Vila Olímpica e Paralímpica, a casa dos atletas durante os jogos. A vila será construída na Barra, próximo ao Parque Olímpico e oferecerá todo o suporte para seus ilustres moradores.

Veja, abaixo, as imagens divulgadas pelo Comitê Olímpico:








terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fotogaleria 360º: Praça Mauá

Em parceria com o site Cidadeolímpica.com, o Blog Rio: Cidade Olímpica trás alguns links com fotogalerias 360º, onde o leitor poderá ficar por dentro de tudo o que está acontecendo nas obras de intervenção, construção e melhoria de instalações e equipamentos para a Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil, e as Olimpíadas Rio 2016.

Clique no link e conheça a fotogaleria da Praça Mauá, região importante no centro da cidade. Confluência da Avenida Rodrigues Alves, Rio Branco e Perimetral, além de principal acesso ao Porto do Rio.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bandeira Paralímpica em nova casa!


A Bandeira Paralímpica já está na Cidade Maravilhosa, tremulando no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro. A Cerimônia de hasteamento foi realizada na quarta-feira, 12/09, com a presença do Presidente do Comitê Organizador Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, do Prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, além de atletas, profissionais do esporte e autoridades governamentais.
Foto: Comitê Olímpico Brasileiro
Assim como a Bandeira Olímpica, a Bandeira Paralímpica ficará exposta no local até o término das obras do Pavilhão Olímpico, que está sendo construído na Cidade Nova.

domingo, 9 de setembro de 2012

Confira a maquete digital da estação de metrô em Ipanema


Vista aérea da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
O Governo do Estado do Rio disponibilizou o vídeo com a maquete digital da futura estação da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que faz parte da Linha 4 do metrô (Ipanema x Barra). O projeto manterá a maior parte da vegetação e dos aparelhos da praça, pois a estação será totalmente subterrânea e seus acessos serão construídos do lado de fora da grade que cerca a praça. Durante a obra, ruas, estacionamentos e calçadas de Ipanema permanecerão com os acessos totalmente liberados e a área de lazer das crianças e academia dos idosos será preservada. 
A estação irá beneficiar, a partir de 2016, aproximadamente 47 mil pessoas por dia entre moradores, trabalhadores e turistas que frequentam a região.

Veja, abaixo, o vídeo disponibilizado pelo Governo do Estado do Rio:


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fotogaleria 360º: Morro da Providência

Em parceria com o site Cidadeolímpica.com, o Blog Rio: Cidade Olímpica trás alguns links com fotogalerias 360º, onde o leitor poderá ficar por dentro de tudo o que está acontecendo nas obras de intervenção, construção e melhoria de instalações e equipamentos para a Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil, e as Olimpíadas Rio 2016.

Clique no link e conheça a fotogaleria do Morro da Providência, 1ª favela carioca, bem no centro da cidade.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

E depois dos jogos? O que fica para o carioca?


Eventos como a Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil e os Jogos Olímpicos Rio 2016 são muito mais do que os períodos de competição. Após a disputa por troféus e medalhas – momento máximo da celebração esportiva –, fica uma herança para a população carioca. Não apenas esportiva, mas, acima de tudo, social. Nesse pacote de mudanças estão equipamentos que levam à população qualidade de vida e desenvolvimento humano, como as Vilas Olímpicas. Espalhadas por todo o Rio, elas contam com diversas salas de aula, espaço para refeitório, pista de atletismo, piscina para prática de esportes aquáticos, quadras poliesportivas e campo de futebol, com atividades que integram a vida de milhares de crianças e jovens ao esporte.
Alguns dos equipamentos previstos para as Olimpíadas foram transferidos da Barra da Tijuca para a Zona Portuária da cidade, como a Vila e o Centro de Mídia, na área próxima à Avenida Francisco Bicalho, área que está sendo transformada pelo projeto Porto Maravilha e que está em terrenos que já pertencem à Prefeitura.

No Recreio, na Zona Oeste, ficará o Parque dos Atletas Cidade do Rock, que vai abrigar, além das vilas Olímpica e Paraolímpica para hospedar os atletas, a Área de Lazer dos esportistas. O espaço, de 250 mil metros quadrados, será inaugurado com a volta do Rock in Rio à cidade natal e equipado pela Prefeitura com aparelhos esportivos e para o lazer, como ciclovia, estações para ginástica e musculação, deques, marina e um mirante.
A Vila Olímpica terá 34 edifícios de 12 andares e abrigará os atletas em 2.448 apartamentos de três e quatro quartos com varanda, sala de estar, jantar e cozinha. A construção do complexo, localizado na Avenida Salvador Allende, perto do Riocentro, vai permitir que 73% dos participantes dos Jogos fiquem hospedados a menos de 25 minutos das suas instalações de treinamento e competição.