segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Obras do entorno do Maracanã só ficarão prontas na véspera da Copa das Confederações


Por: O Globo

Foto: O Globo
Quem passa hoje pelo entorno do Maracanã não imagina que daqui a seis meses o estádio receberá as equipes que participarão da Copa das Confederações e seus torcedores. Do lado de fora da estrutura, operários ainda estão colocando a tubulação e as bases para a instalação da iluminação em LED. Apenas uma pequena parte do calçamento está pronta, e a maior parte dos equipamentos ainda não foi instalada.
Mesmo assim, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, garante que entrega o novo entorno antes do início da competição, em 15 de junho. O investimento feito pela prefeitura chega a R$ 109 milhões. Já o estádio, que está sendo reformado pelo governo do estado, deve ficar pronto em fevereiro:
—Temos muitas frentes abertas e entregaremos a urbanização de todo o entorno dias antes da estreia. Só não entregaremos a passarela de acesso sobre o Rio Joana (ligando o trecho onde fica hoje o Ministério da Agricultura até a Quinta da Boa Vista), que ficará pronta para a Copa de 2014.
A área engloba a Radial Oeste, a Avenida Maracanã, as ruas Eurico Rabelo e Professor Manuel de Abreu, além de um trecho da Rua Visconde de Niterói. A região vai ganhar uma ciclovia e uma de área de recreação com mesa de jogos, bancos, bicicletário e equipamentos para exercícios, além de dois mil metros quadrados de pavimentação, 45 mil metros quadrados de paisagismo e nova iluminação.
Segundo Alexandre Pinto, a acessibilidade é um dos destaques do projeto. Todo o entorno será adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Ele diz que serão construídas dez rampas de acesso e travessias rebaixadas. Além disso, um piso especial para deficientes será instalado em toda a área.
O secretário destaca ainda outros projetos como a remoção da Favela do Metrô. Alexandre Pinto diz que o projeto está em andamento e que falta assentar 65 famílias que moram no local.
Cisternas contra inundações
Ele conta ainda que está em andamento a construção de cinco cisternas para evitar inundações durante temporais. O secretário prometeu entregar o primeiro reservatório, na Praça da Bandeira, em meados de fevereiro.
— Ele é o menor de todos, com capacidade para 18 milhões de litros d’água. E vai funcionar como um grande ralo, recebendo a drenagem do entorno — afirmou.
Prevista para o fim de 2012, a primeira parte do projeto sofreu atrasos, devido à adequação dos projetos. Já canalização do Rio Trapicheiros já está em fase de conclusão, com 90% dos 361 metros previstos já executados. O objetivo é preparar o curso d'água para receber as águas dos reservatórios da Praça da Bandeira e da Tijuca, na Heitor Beltrão. A conclusão deste trecho, segundo o secretário, será no primeiro trimestre de 2013.
Alexandre Pinto disse que já foi iniciada a construção do túnel de 2.400 metros que irá desviar o Rio Joana para um deságue independente na Baía de Guanabara. As obras devem ficar prontas em meados de 2014. Pelo projeto, os reservatórios servirão para amortecer o excedente de chuva, acumulando os volumes e impedindo o transbordamento dos rios. A água só será liberada conforme a capacidade da rede de drenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário