terça-feira, 10 de julho de 2012

O assunto é: Metrô

A Secretaria Estadual de Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), apresentaram a LI (Licença de Instalação) para as obras de expansão do metrô na Zona Sul do Rio de Janeiro. Considerada por muitos como essencial e por outros como fonte de problemas, a linha 4 vai ligar a  estação General Osório, em Ipanema à estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. A linha contará com 7 estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah, Praça Nossa Senhora da Paz e General Osório).
Foto: O Globo
A licença concedida pelo INEA apresenta algumas exigências que deverão ser cumpridas, tanto pelo Metrô Rio, quanto pelo Governo do Estado. 


As Exigências:

1) Ipanema:
Bairro ganhará 400 mudas de árvores a serem plantadas até 2016.

2) Estação Nossa Senhora da Paz (foto):
Vai sair do papel. Em vez das 113 árvores serem transplantadas, muitas delas terão que ficar na praça e apenas 77 serão transplantadas. Nenhuma loja ou comércio poderá funcionar nesta estação. Os acessos à estação não poderão ser dentro da praça. O aspecto recreativo da praça terá que ser mantido.

3) Bicicletários:
Todas as estações da Linha 4 terão biciclietários.

4) Estação Gávea:
Terá que ser construída em dois níveis, ou seja, para receber duas linhas de metrô.

5) Outra Linha de Metrô:
Outra linha de metrô terá que ser construída na Zona Sul entre os bairros de Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. O metrô não passará por trás do Parque Lage, nem por cima da Rua Jardim Botânico, porque isso afetaria os lençóis freáticos existentes na região. O metrô seguirá por baixo da Rua Jardim Botânico. O estado tem seis meses para apresentar o projeto completo. 


Em resposta às exigências, o Governo do Estado emitiu nota com as seguintes declarações:

Nota Oficial do Governo:

1) Acesso pela Lagoa:
O Governo do Rio de Janeiro estuda construir um novo acesso à Estação General Osório pela Lagoa.

2) Nova Linha de Metrô:
O estudo sobre a nova linha de metrô será divulgado em Dezembro. O Estado confirmou que ligará a Gávea ao Centro via Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras. A licitação deverá ocorrer em meados de 2014 e a obra só ficará pronta após 2016.

Apesar de muitos boatos, apenas quatro obras de expansão da rede metroviária se encontram em andamento neste mês. Outras três obras deverão ter início no segundo semestre de 2012. A linha 3, que ligará a estação de barcas, em Niterói, ao município de Itaboraí (passando por bairros de Niterói e São Gonçalo) tem início previsto para o primeiro semestre de 2013.



Em Construção: 
Linha 1: Estação Uruguai.
Linha 4: Estação Jardim Oceânico, Estação São Conrado e ampliação da Estação General Osório.

Obras planejadas ainda para 2012:
Linha 4: Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah e Estação Praça Antero de Quental.



Foto: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário