Elevado deve começar a ser demolido em 2013, com obras do Porto Maravilha. Sem o gigante, entrada do Rio vai contar com um sistema viário ainda inédito na cidade: dois túneis sobrepostos
De acordo com o projeto da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), o emboque será na Praça Barão de Ladário, ao lado do Distrito Naval da Marinha, e o túnel vai passar sob o Mosteiro de São Bento e a Praça Mauá e sair entre os armazéns 4 e 5 do Porto. Nesse ponto, a Avenida Rodrigues Alves será transformada em via expressa até seu encontro com a Avenida Rio de Janeiro.
Em um projeto inédito na cidade, o Túnel da Via Expressa passará embaixo do Túnel do Binário no trecho sob o Morro de São Bento. A galeria do Túnel do Binário estará a 14 metros de profundidade, enquanto a do túnel da Via Expressa a 25 metros.
– O Túnel do Binário começa no início da Rua 1º de Março, desce em rampa até um pouco antes da Rua Dom Gerardo, e quando ele chega ao Mosteiro de São Bento já está subterrâneo. Faz uma curva, passa entre os dois prédios do Museu de Arte do Rio, embaixo do prédio da Polícia Federal e sai próximo à Avenida Barão de Tefé – detalha Luiz Lobo, diretor de Operações da CDURP.
Por determinação do prefeito Eduardo Paes, o trecho restante do Elevado da Perimetral, que passa sobre a Praça 15 e desce ao lado do Aeroporto Santos Dumont, também será demolido. Com a decisão, uma das opções será ampliar o Túnel da Via Expressa em mais 700 metros, até a altura do Museu Histórico Nacional.
Segundo Lobo, são as obras de construção do Binário do Porto, que funcionará em vias paralelas à Avenida Rodrigues Alves, que vão viabilizar a derrubada do Elevado da Perimetral, obra de maior impacto do Porto Maravilha.
Lobo lembra ainda que o Túnel da Via Expressa será o terceiro maior da cidade, ficando atrás dos túneis Rebouças (2.800 m), que liga o Rio Comprido à Lagoa, e da Covanca (2.187 m), na Linha Amarela.
As alças que fazem a conexão entre a Perimetral e o Viaduto do Gasômetro, ao lado da Rodoviária Novo Rio, deixarão de existir apenas após a conclusão de todas as outras obras viárias do Porto.
– Quem vem da Linha Vermelha, por exemplo, terá de pegar a Avenida Brasil para depois pegar a Via Expressa da Rodrigues Alves. Essa será, basicamente, a mudança de trânsito que vai ter aqui. No resto, o trânsito será o mesmo, só que ele sai do viaduto e passa para a superfície – conclui Lobo.
Por cidadeolimpica.com
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