sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Derrubada da Perimetral vai transformar a paisagem e o trânsito

Elevado deve começar a ser demolido em 2013, com obras do Porto Maravilha. Sem o gigante, entrada do Rio vai contar com um sistema viário ainda inédito na cidade: dois túneis sobrepostos

O Elevado da Perimetral, que margeia quase todo o Porto do Rio, tem data marcada para deixar de existir: segundo semestre de 2013. Em seu lugar será construído um túnel de 1.800 metros, que terá início nas proximidades do Museu Naval e Oceanográfico.
De acordo com o projeto da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), o emboque será na Praça Barão de Ladário, ao lado do Distrito Naval da Marinha, e o túnel vai passar sob o Mosteiro de São Bento e a Praça Mauá e sair entre os armazéns 4 e 5 do Porto. Nesse ponto, a Avenida Rodrigues Alves será transformada em via expressa até seu encontro com a Avenida Rio de Janeiro.
Em um projeto inédito na cidade, o Túnel da Via Expressa passará embaixo do Túnel do Binário no trecho sob o Morro de São Bento.  A galeria do Túnel do Binário estará a 14 metros de profundidade, enquanto a do túnel da Via Expressa a 25 metros.
– O Túnel do Binário começa no início da Rua 1º de Março, desce em rampa até um pouco antes da Rua Dom Gerardo, e quando ele chega ao Mosteiro de São Bento já está subterrâneo. Faz uma curva, passa entre os dois prédios do Museu de Arte do Rio, embaixo do prédio da Polícia Federal e sai próximo à Avenida Barão de Tefé – detalha Luiz Lobo, diretor de Operações da CDURP.
Luiz Lobo, diretor de Operações da CDURP: "Perimetral provocou degradação na Região Portuária"

Por determinação do prefeito Eduardo Paes, o trecho restante do Elevado da Perimetral, que passa sobre a Praça 15 e desce ao lado do Aeroporto Santos Dumont, também será demolido. Com a decisão, uma das opções será ampliar o Túnel da Via Expressa em mais 700 metros, até a altura do Museu Histórico Nacional.
Segundo Lobo, são as obras de construção do Binário do Porto, que funcionará em vias paralelas à Avenida Rodrigues Alves, que vão viabilizar a derrubada do Elevado da Perimetral, obra de maior impacto do Porto Maravilha.
Lobo lembra ainda que o Túnel da Via Expressa será o terceiro maior da cidade, ficando atrás dos túneis Rebouças (2.800 m), que liga o Rio Comprido à Lagoa, e da Covanca (2.187 m), na Linha Amarela.
As alças que fazem a conexão entre a Perimetral e o Viaduto do Gasômetro, ao lado da Rodoviária Novo Rio, deixarão de existir apenas após a conclusão de todas as outras obras viárias do Porto.
– Quem vem da Linha Vermelha, por exemplo, terá de pegar a Avenida Brasil para depois pegar a Via Expressa da Rodrigues Alves. Essa será, basicamente, a mudança de trânsito que vai ter aqui. No resto, o trânsito será o mesmo, só que ele sai do viaduto e passa para a superfície – conclui Lobo.

Por cidadeolimpica.com

Mergulho na arte com olhar privilegiado no Porto Maravilha

Desde resquícios da história da Região Portuária até desafios de engenharia, obras do MAR e da Escola do Olhar representam uma verdadeira aula de Rio

Mesmo com o trabalho pesado de desconstrução do prédio onde será instalada a Escola do Olhar, porta de entrada do Museu de Arte do Rio, já é possível imaginar no que os ambientes amplos se transformarão até o fim de 2012.
Atualmente, aproximadamente 300 funcionários estão empenhados em dar forma ao espaço dedicado às artes, que ocupará os prédios do Palacete Dom João VI e do antigo Hospital da Polícia Civil, na Praça Mauá.
– Nesse primeiro momento, nós estamos fazendo toda a demolição das alvenarias internas e a parte do coroamento do prédio, que é toda em concreto, para que a gente possa fazer, lá no último pavimento, um restaurante – explica Cláudia Coutinho, coordenadora de projetos da Fundação Roberto Marinho, parceira da Prefeitura do Rio na execução da obra.
Com orçamento previsto de R$ 43 milhões, o projeto dos arquitetos Paulo Jacobsen e Thiago Bernardes pretende integrar os dois prédios de características distintas – o palacete, de 1916, com estilo eclético, e o prédio do antigo hospital, da década de 1940, em estilo modernista.

Claudia Coutinho, da Fundação Roberto Marinho: integração entre estilos de 1916 e 1940

No início dos trabalhos do prédio da Escola do Olhar foram encontrados vestígios arqueológicos do antigo nível da Praça Mauá, incluindo dormentes das linhas de bondes, cerâmicas e outros objetos. O trabalho de cadastro e identificação do que foi encontrado está sob responsabilidade da arqueóloga Guadalupe Nascimento.
– Uma das etapas do nosso trabalho é a educação patrimonial. Então, ela vai focar não só em crianças da rede municipal de ensino, mas também nos operários. Eles recebem quinzenalmente aulas sobre o nosso trabalho, sobre patrimônio e arqueologia – lembra Guadalupe, ressaltando que essa educação é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho e o cuidado com o material encontrado.
 

José Barbosa, mestre de obras: aprendendo o que representa cada relíquia desenterrada

Instalado em local privilegiado na Praça Mauá, entre as avenidas Venezuela e Rodrigues Alves, o Museu de Arte do Rio proporcionará a seus visitantes uma das vistas mais bonitas do Porto. A marquise da primeira rodoviária do Rio, colada aos prédios e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será integrada ao museu. A rua ao lado, junto à atual sede da Polícia Federal, será interditada e fará parte da área interna do MAR.
A ligação entre os dois prédios será feita por uma passarela e uma estrutura fluida que simulará o movimento das ondas do mar e cobrirá os dois prédios.
– Um elemento muito importante para o projeto foi a cobertura fluida, é um elemento marcante, que parte da Escola do Olhar, passa por cima do vazio entre os dois e finaliza quase que abraçando os dois edifícios – conclui o arquiteto Ricardo Castello Branco, que faz parte do escritório que assinou o projeto do museu.

Por cidadeolimpica.com

Parte inferior da nova arquibancada do Maracanã começa a ganhar forma

Operários já iniciaram concretagem para colocar as estruturas que servirão de base para as cadeiras do estádio, instaladas a partir de março de 2012

Por André Casado e Felippe Costa Rio de Janeiro
 
A parte inferior da nova arquibancada do Maracanã, que está sendo reformado para a realização da Copa do Mundo de 2014, começou a ganhar forma nesta semana. Os operários iniciaram o processo de concretagem para colocar os blocos que servirão de base para as cadeiras numeradas. No projeto de modernização, elas vão do gramado até o topo do antigo anel superior, sem separação de setores. O estádio passará a ter assentos mais modernos - na cor vermelha - em toda sua extensão e eles terão sua distância do campo reduzida: serão só 12 metros.
Nova arquibancada do Maracanã (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Operários trabalham na construção da arquibancada do Maracanã (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
 
A única área em que o trabalho já está em curso é a que a arquibancada será mais curta, já que os novos camarotes também serão construídos. Exatamente no lado oposto, o mesmo procedimento será realizado. O estádio terá 110 camarotes, aumentando o número em relação ao padrão antigo. A previsão é de que até março de 2012 a companhia responsável pelo material seja escolhida e as cadeiras, instaladas logo em seguida.

As antigas foram doadas para outros locais, especialmente estádios cariocas. O Aniceto Moscoso, do Madureira, já recebeu e instalou 2.500 unidades. De todas elas, 800 estão nas sociais e na tribuna de honra. As outras 1.700 ficaram nas arquibancadas. O estádio receberá partidas entre o Tricolor Suburbano e equipes pequenas do Rio no Campeonato Carioca.
Segundo o cronograma apresentado pelo governo do Rio de Janeiro, o Maracanã deverá estar pronto no início de 2013 - provavelmente liberado entre fevereiro e março. Para o Comitê Organizador Local (COL), a obra tem mostrado evolução satisfatória. Palco da final do Mundial de 1950, o estádio receberá a decisão também em 2014 e será uma das sedes da Copa das Confederções, em junho de 2013.

Nova arquibancada do Maracanã (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Nova arquibancada do Maracanã começa a ganhar sua forma (Foto: André Durão/Globoesporte.com)













Nuzman lamenta a renúncia de Havelange: 'Dedicou a vida ao esporte'

Presidente do COB ressalta importância de ex-dirigente na conquista do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016: 'Apoio fundamental'


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
 
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), lamentou a saída de João Havelange do Comitê Olímpico Internacional. Através de uma nota, Nuzman ressaltou o trabalho do ex-presidente da Fifa no esporte mundial e da importância do ex-dirigente na conquista do Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016.
- Lamento a notícia segundo a qual João Havelange, na qualidade de Decano, renunciou à posição de Membro do Comitê Olímpico Internacional no Brasil. Uma das legendas no mundo do esporte por todo o Século XX e até hoje, Atleta Olímpico, Membro do COI por 48 anos, Presidente da FIFA por 24 anos, tri-campeão do Mundo de futebol, pela então CBD, João Havelange dedicou sua vida ao esporte olímpico brasileiro e mudou a história do futebol mundial. Seu apoio foi de fundamental importância para a conquista dos Jogos Rio 2016 – afirmou.
Olimpíadas Rio 2016 João Havelange e Carlos Arthur Nuzman (Foto: AP)Nuzman, também presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Rio-2016, afirmou que conta com o apoio de Havelange na organização dos Jogos.
A renúncia de Havelange foi anunciada três dias antes de uma reunião do comitê executivo do COI, que julgaria as acusações contra o brasileiro, suspeito de ter recebido US$ 1 milhão de forma ilegal em contratos publicitários durante seu período como presidente da Fifa - ele chefiou o órgão máximo do futebol mundial de 1974 a 1998. Havelange corria o risco de ser suspenso por dois anos ou até expulso do Comitê Olímpico Internacional. Em comunicado à Associated Press, a Fifa informou que o Comitê Olímpico encerrou o caso contra Havelange ao receber a carta de renúncia.
As denúncias foram apresentadas em documentário da rede de TV britânica BBC, que divulgou documentos indicando que a empresa de marketing esportivo ISL pagou propinas a vários dirigentes ligados à Fifa. Havelange era citado no grupo, assim como Ricardo Teixeira, membro do Comitê Executivo da entidade e atual presidente da CBF. As supostas propinas garantiram à ISL lucros na comercialização de direitos de transmissão e anúncios publicitários na década de 90.
O caso ISL foi jugado criminalmente na Suíça em 2008. A Fifa conseguiu impedir que seus integrantes envolvidos no escândalo tivessem os nomes revelados pela Justiça do país. Em troca, em junho de 2010, todos concordaram em devolver as quantias que haviam recebido. A Fifa prometeu publicar no dia 17 de dezembro um documento dando detalhes sobre aquele acordo. A divulgação faz parte das maeidas anti-corrupção do atual presidente, Joseph Blatter.

Atenção galera rubro negra: Flamengo será CT da delegação americana nos Jogos do Rio, em 2016

Assinatura do contrato será na próxima quinta-feira; investimento feito pelo Comitê Olímpico dos EUA será de R$ 1 milhão para reformas na Gávea

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
 
 
piscina do flamengo (Foto: Lydia Gismondi/Globoesporte.com)
Alguns dos maiores nadadores do mundo treinarão na Gávea. O interesse foi sinalizado no ano passado. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc) via no Flamengo potencial para se transformar em um de seus centros de treinamento durante  os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio. Na próxima quinta-feira, a sede da Gávea será oficializada como um dos endereços dos atletas americanos na cidade, em 2016.
As negociações tiveram início em dezembro de 2010 e esbarrou  na burocracia na formatação do contrato. Segundo o jornal Lance!, pelo contrato fechado com a Effect Sport, empresa que atuará como agente do Usoc no Brasil até as Olimpíadas e que tem o ex-nadador rubro-negro Pedro Monteiro como diretor executivo, a entidade irá investir R$ 1 milhão nos próximos anos em reformas no clube.
A verba será repassada aos poucos para a empresa, que decidirá juntamente com o Flamengo onde será empregada. A tendência é dar prioridade a vestiários, acessibilidade, ginásios, salas de musculação e equipamentos para receber atletas de natação, judô, basquete e tênis. A parceria também envolverá intercâmbio de atletas e técnicos.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Olimpíadas do Rio terão ‘Matriz de Responsabilidades’ em março de 2012

Como na preparação para a Copa, governo federal apresentará lista de obras consideradas fundamentais para a realização dos Jogos de 2016


Por globoesporte.com

O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, disse nesta quinta-feira, em Braília, que em março do ano que vem o órgão apresentará uma espécie de Matriz de Responsabilidades das Olimpíadas de 2016. Como já acontece na preparação para a Copa do Mundo de 2014, a matriz é uma lista das obras consideradas fundamentais para a realização dos Jogos Olímpicos, com previsão de valores e divisão das responsabilidades. Essa lista será apresentada em reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Segundo Fortes, somente após a definição dessa lista final é que será possível definir o custo total das obras para os Jogos Olímpicos. A definição das obras precisa passar pela aprovação dos representantes dos governos federal, estadual e municipal. Os projetos hoje existentes serão divididos em obras consideradas fundamentais, importantes e de legado. O presidente da
- Quando o conselho olímpico aprova uma lista final, ela tem de ter essas nuances, do que é essencial, do que aparece como compromisso da candidatura e das coisas que ficam como legado. Qualquer coisa de novo que você coloque pode se beneficiar do RDC [Regime Diferenciado de Contratações, que flexibiliza as regras de licitações] e que também será objeto de controle do Comitê Olímpico.
Vínculo
O ministro do Esporte anunciou que, por decisão da presidente Dilma Roussef, a APO passa a ser vinculada à pasta. Desde a criação do órgão, em março deste ano, ele era vinculado ao Ministério do Planejamento. Fortes lembrou que a APO tem função apenas de coordenação das obras para as Olimpíadas, e não de construção das obras.
Fortes e Rebelo se reuníram pela manhã, e o ministro demonstrou satisfação com as informações recebidas sobre o trabalho do órgão até agora.
- Fiquei tomado da melhor impressão do curso dos acontecimentos. Como ministro do Esporte, fico absolutamente seguro e tranquilo não só de que essa responsabilidade está entregue a quem tem competência, capacidade e condições de levar a cabo a tarefa. O ministério do Esporte colaborará e ofercerá toda a colaboração, todo o empenho possível para o êxito.

Confira as logomarcas das edições das Paraolimpíadas, desde Tóquio-64


Logomarcas - paraolimpíadas (Foto: Divulgação)

Jogos Paraolímpicos Rio-2016 lançam logomarca sensorial na Lagoa

Assim como a das Olimpíadas, marca escolhida também é escultural e em 3D. Ádria dos Santos se emociona ao tocar no símbolo em forma de coração


No ano passado, a menos de duas horas da chegada de 2011, a festa nas areias de Copacabana foi interrompida para que a logomarca dos Jogos Olímpicos Rio-2016 fosse apresentada. Neste sábado, pouco antes da inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, o público conheceu a marca das Paraolimpíadas de 2016. Criadas pela mesma agência - Tátil Design -, as duas seguem o mesmo padrão: escultural e em 3D. Mas a paraolímpica é multissensorial.
marca paraolimpíada 2016 (Foto: Divulgação)Logomarca das Paraolimpíadas de 2016 foi revelada neste sábado, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Lançamento da marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Logomarca aparece ao lado da árvore de Natal da
Lagoa (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)
- Como não era uma concorrência, tivemos várias reuniões com os organizadores, com o Comitê Paraolímpico Internacional e atletas também. Tivemos informações preciosas. A marca tem um coração com uma certa energia especial. Para materializar a alma, usamos símbolos universais para aproximar pessoas: a espiral como ícone que traduz superação; o infinito, que representa a energia traduzida na garra; e o coração, signo fundamental, o centro vital de todo ser humano. A principal mensagem é que por dentro somos todos iguais.  A marca é muito sensorial e a ideia é que seja experimentada, algo com que as pessoas possam interagir - disse Fred Gelli, criador e diretor da Tátil.
A revelação foi feita após uma apresentação de um balé - dois dos quatro bailarinos principais que interpretaram os atletas eram cadeirantes, e o terceiro, amputado -,  seguida de um vídeo. Logo depois, o símbolo surgiu numa plataforma que subiu ao lado do palco. Numa sala, orientada pelos nadadores Daniel Dias e Clodoaldo Silva, Ádria dos Santos, fera do atletismo, foi às lágrimas ao tocar e sentir a escultura de poliuretano, que recebeu sensores de luz para integração ao toque e programação de movimento com som.
- Quando a toquei passou um filme da minha carreira na minha cabeça. Mexeu demais comigo ouvir, ao fundo, o som da torcida e do coração pulsando. Até agora estou emocionada. Ela é muito bonita - disse a atleta, deficiente visual.
Daniel Dias, Ádria dos Santos e Clodoaldo Silva no lançamento da marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Ao lado de Daniel Dias e Clodoaldo Silva, Ádria dos Santos chora (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)
O desafio de Gelli e sua equipe era criar uma marca que carregasse o mesmo DNA da olímpica. Até a escolha, ela foi apresentada para um júri de 12 membros, composto por representantes do governo e do Comitê Paraolímpico Internacional, além de especialistas em design olímpico. O processo durou 10 meses. Segundo Leonardo Gryner, diretor geral do Comitê Organizador Rio-2016, após dois meses de pesquisas veio o ok da empresa de que a marca era original e nova.
- Ela pode simbolizar muitas coisas, mas certamente simboliza o coração e o espírito paraolímpicos. Não tenho palavras para descrever essa escultura ainda - elogiou Sir Philip Craven, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional.
A história dos Jogos teve início em 1948, quando veteranos da Segunda Guerra, com lesões na medula espinhal, reuniram-se em uma competição esportiva em Stoke Mandeville, na Inglaterra. No entanto, a primeira edição com estilo olímpico, foi organizada por Roma, em 1960. Apenas a partir de Seul-88, a mesma cidade passou a sediar os dois eventos.
Confira as outras logomarcas dos jogos para-olimpicos no link  http://ewerton-moreira.blogspot.com/2011/12/confira-as-logomarcas-das-edicoes-das.html

Fortaleza na Urca será a casa dos atletas do Brasil na reta final para 2016

Comitê Olímpico Brasileiro assina parceria com o Exército para os Jogos


Por Globoesporte.com

Olimpíadas Rio 2016 Fortaleza de São João, na Urca (Foto: Divulgação / Jogos Mundiais Militares)Fortaleza de São João será usada em 2016
(Foto: Divulgação / Jogos Mundiais Militares)
A Fortaleza de São João, na Urca, será a casa da delegação brasileira na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos Rio-2016. Nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Exército assinaram um protocolo de intenções para fazer do local um centro de treinamento exclusivo para a equipe verde-amarela.
Na Urca, onde funciona a Escola de Educação Física do Exército, há instalações para treinos de natação, polo aquático, saltos ornamentais, nado sincronizado, atletismo, futebol, judô, taekwondo, lutas, basquete, handebol, vôlei, pentatlo moderno (com exceção do hipismo) e esgrima, entre outros. De acordo com o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, a Fortaleza de São João terá o mesmo papel em 2016 do que o Crystal Palace terá para Londres 2012.
- Assim como o Crystal Palace será de uso exclusivo do COB na fase que antecede os Jogos Olímpicos de Londres e também durante os Jogos, a Fortaleza de São João será a casa do Time Brasil na reta final de preparação e durante o Rio 2016 – disse Marcus Vinícius.