As vias que receberão as novas rotas serão adequadas, com intervenções como mudança de pisos, rebaixamento de meio fio, e sinalização horizontal e vertical. Serão instalados ainda 80 bicicletários públicos, cada um com capacidade para duas bicicletas.
O programa de aluguel de bicicletas Bike Rio será expandido para o Centro, com 24 estações (12 na Região Portuária). Atualmente, o projeto, uma parceria da prefeitura com o Banco Itaú e a empresa Serttel, conta com 60 estações e 600 bicicletas no Rio. Até dezembro de 2014 serão 260 estações, com 2.600 bicicletas disponíveis.
"A introdução das rotas cicloviárias no Centro antecipam modelo de mobilidade urbana planejado para os 5 milhões de metros quadrados do Porto Maravilha, que receberá malha de 17 Km em ciclovias. No momento, o que temos é uma medida de redução dos impactos sobre o trânsito, mas o importante é a oportunidade de mudança de hábitos, com a criação de condições que facilitam a integração entre os diversos tipos de transporte disponíveis na Região Portuária e no Centro. Também reflete uma cidade pensada mais para as pessoas que para os carros", explica o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Gomes Silva.
As novas rotas cicloviárias se incluem na meta da prefeitura em expandir a malha de ciclovias para 450 km até 2016, em todas as regiões da cidade, possibilitando a integração deste meio de transporte com outros modais, como BRT'S, metrô, rodoviárias, trens e barcas, evitando assim o uso do carro. Atualmente, a cidade conta com 346 km de ciclovia, o que a torna a segunda maior malha cicloviária da América Latina, perdendo apenas para a capital colombiana, Bogotá, com 360 km.
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