segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O Rio redescobre o Centro da Cidade


Por: Cidade Olímpica

A Praça XV de Novembro, parcialmente encoberta pelo elevado da Perimetral, é um dos símbolos do Brasil Colonial e palco de importantes acontecimentos históricos durante o período de permanência da Família Real Portuguesa no Rio de Janeiro.

Foi da sacada do Paço Imperial, situado no centro da Praça, que a princesa Isabel assinou o documento que selaria o destino dos negros em todo território brasileiro: a Lei Áurea.Quando o último trecho da Perimetral for removido, a Praça XV poderá ser apreciada em toda a sua imponência. A Via Expressa que ficará no lugar do elevado vai permitir aos cariocas e turistas uma visão plena de outros monumentos históricos, escondido desde 1958 à sombra da construção.

- Durante muitos anos a Perimetral desfez a ligação natural da cidade com o mar. Agora a população terá condições de apreciar não só a Praça XV, mas também o Museu Histórico Nacional, a igreja da Candelária e a antiga igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na rua Primeiro de Março – comemora o coordenador dos Roteiros Geográficos do Rio da UERJ, professor João Baptista Ferreira de Mello.

A remoção total da Perimetral ainda não aconteceu, mas a paisagem da região portuária já mudou: a igreja de Nossa Senhora da Saúde, na Gamboa, por exemplo, foi revelada em sua totalidade com a inauguração do Binário do Porto em novembro de 2013.

Perto dali, um dos arcos do Moinho Fluminense também pode ser apreciado por motoristas que trafegam pela avenida Venezuela, uma das ruas integrantes do Binário. Inaugurado em 1887 após decreto da princesa Isabel, a construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao longo de mais de um século de existência, foi palco de passagens importantes da história da cidade como a Revolta da Vacina, em 1904, quando barricadas foram montadas na entrada do Moinho em repúdio à vacinação obrigatória.

- Durante muito tempo a região portuária foi relegada ao segundo plano e parte deste cenário de degradação se deve à Perimetral. Agora, com este resgate, o Centro terá devolvido ao carioca em sua totalidade – finalizou Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário