sábado, 27 de outubro de 2012

Depois de 38 anos, começam as obras da Avenida do Contorno

AV. do Contorno (sentido São Gonçalo)

Embora esta obra não seja diretamente ligada aos projetos da Copa do Mundo Brasil 2014 e das Olimpíadas Rio 2016, a Avenida do Contorno é  uma via importantíssima na Região Metropolitana do Rio. Projetada como principal via de acesso entre Niterói e São Gonçalo, a avenida começou a ficar saturada após a construção da Ponte Rio-Niterói. Hoje, ela é o único acesso de quem vem de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e alguns bairros de Niterói, para o Rio. Em horários de pico, os engarrafamentos atingem toda a Ponte Rio-Niterói e, no sentido contrário, chegam até ao bairro do Gradim, em São Gonçalo. Confira a matéria do Jornal O Globo.

Por: O Globo

Trânsito parado na Av. do Contorno, sentido Ponte Rio-Niterói
Com atraso de 38 anos, começam nesta sexta-feira as obras de duplicação da Avenida do Contorno, trecho inicial da BR-101/Norte, em Niterói. Com dois quilômetros de extensão, a rodovia é um dos principais gargalos da entrada e saída do Rio, responsável por engarrafamentos diários que se agravam nos fins de semana do verão, pois é o principal acesso à Região dos Lagos. Com prazo de execução de dois anos, as obras vão custar R$ 26,7 milhões. Não haverá interdições de pistas durante o fluxo de verão.
O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, disse que foi aproveitado o projeto original da duplicação, atingindo áreas de estacionamento dos estaleiros, na pista sentido Rio, porque não houve acordo com a prefeitura de Niterói para duplicar a rodovia no sentido contrário, que atingiria uma área do Cemitério do Maruí. O impasse atrasou o início das obras, que são prometidas de 1974, quando foi inaugurada a Ponte Rio-Niterói.
"Esta obra é de fundamental importância para todo o estado, para acabar com o caos diário dos engarrafamentos e com o inferno no trânsito nos fins de semana do verão", disse o ministro, que é ex-prefeito de Niterói.
Quando a Av. do Contorno engarrafa, reflexos podem ser sentidos na Ponte
Rio-Niterói. Na foto, decida da Ponte, após a praça de pedágio.
Defensor Público da União, André Ordacgy fez uma vistoria na Avenida do Contorno no início do ano e cobrou rapidez no processo da duplicação da Avenida do Contorno, por onde passam cerca de 90 mil veículos por dia. Ele disse que vai acompanhar o cronograma de obras para que os prazos sejam cumpridos e para que sejam tomados cuidados com a segurança dos usuários da rodovia principalmente durante as obras, que serão feitas pela concessionária Autopista Fluminense.
"O início da duplicação é uma vitória da população e da imprensa, que cobraram das autoridades o cumprimento do princípio constitucional da eficiência, que deve nortear a administração pública. O aumento de capacidade da rodovia vai melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que sofrem com os engarrafamentos", comemorou o defensor.
Avenida do Contorno, altura do Cemitério do Maruí - Niterói.
O alargamento vai atingir 3,5 metros da faixa de domínio da rodovia, que foi ocupada em alguns trechos por construções irregulares. Com duas pistas em cada sentido, a Avenida do Contorno foi aberta na década de 60, pelo governo do antigo Estado do Rio, para ligar Niterói a São Gonçalo. O estrangulamento aconteceu quando a via passou a receber o fluxo da Ponte Rio-Niterói.

3 comentários:

  1. Sabe me informar onde pesquiso quais trechos vão ser afetados na br, moro na altura da passarela do gradim, poucos metros após e como a minha casa não pôde ser regularizada(recusaram na prefeitura de SG, alegando que minha casa foi construída a menos de 50 metros do acostamento). Como a obra já começou e ninguém veio na minha rua pra falar sobre desapropriação, estou preocupada. Só tenho os documentos do terreno, que era do meu pai, mas a minha casa não tem registro. Se alguém souber me informar algo, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosemary, bom dia e obrigado por visitar o blog Rio: Cidade Olímpica. Respondendo à sua pergunta, não posso te dizer , certamente, onde resolver isso. Cada município possui um modo de gerenciamento diferente. Como você já foi na Prefeitura de SG e eles não resolveram sua situação, tente ir na sede da Autopista Fluminense para obter mais informações. Porém, uma coisa te garanto: se você realmente mora na altura da passarela do Gradim, pode ficar despreocupada. As obras de duplicação da BR 101 só terão 2 quilômetros. Ou seja, chegarão próximo ao Carrefour. A obra é apenas na Avenida do Contorno. Se a obra viesse mais a frente, com certeza a Autopista Fluminense não teria construído aquele posto de apoio próximo à Marinha.
      Obrigado pela visita e continue nos prestigiando!

      Excluir
  2. Alguém sabe onde pesquiso se onde a pista vai ser alargada se as casas com construção irregular vão ser indenizadas, muitas estão nessa situação, como a minha. Não pude registrar na prefeitura pois falaram na época que ela foi construída a menos de 50 mt de distância da br, só tenho os documentos do terreno, que era do meu pai. Como ninguém foi notificado ainda na minha rua, acho que eles não vão avisar em cima da hr, eu creio. Onde posso me informar, alguém sabe algo, minha casa é poucos metros após a passarela.

    ResponderExcluir