segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Governo do Estado do Rio inicia privatização do Maracanã

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial de hoje, (22/10/2012), o edital de convocação para a audiência de licitação do Complexo do Maracanã. O objetivo do edital é escolher a empresa que terá o compromisso de investir R$ 470 milhões na modernização do complexo.
O tempo de contrato será de 35 anos. caberá à empresa vencedora a modernização do Maracanãzinho, a construção do Museu do Futebol e a instalação de estacionamentos e restaurantes, além de oferecer infraestrutura adequada, como iluminação, drenagem e pavimentação. Serão construídos ainda dois centros, que substituirão o Parque Aquático Júlio Delamare e o estádio de atletismo, o Célio de Barros, voltados para formação de atletas. 

As obras do Maracanã já estão 70% concluídas. Foto:  G1
De acordo com o edital, nenhum time brasileiro (e a seleção) poderá participar da licitação. A ideia é que o Macaranã possa ser usado por todos, sem nenhum tipo de exclusividade. As obras deverão começar logo após a Copa das Confederações e, já para a Copa do Mundo, a empresa vencedora deverá entregar os novos estacionamentos e praças. O prazo final da obra é 2015.

Porém, nem tudo são flores, principalmente para o bolso do bom contribuinte. O Governo do Rio não conseguirá reaver nem 30% de todo o montante que foi investido até agora. A outorga anual prevista na licitação é de 7 milhões de reais. No fim dos 35 anos, o valor total arrecadado será de 245 milhões de reais, 28,9% de todo o valor investido. Vale ressaltar que, para a Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016, os governos estadual e federal investiram R$ 859,9 milhões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário