quarta-feira, 17 de abril de 2013

Entorno do Estádio Engenhão ganha obras de drenagem contra alagamentos


Por: Cidade Olímpica.com


Quando os moradores de Engenho de Dentro receberam a notícia da construção de estádio em seus arredores, no início da década passada, festejaram não exatamente a chegada do empreendimento esportivo, mas, sim, a perspectiva de resolução de um problema que afligia há décadas: as constantes enchentes. A obra do Engenhão, porém, chegou, passou, mas só agora os alagamentos estão sendo corrigidos com uma obra definitiva da RioÁguas.

Difícil é encontrar alguma construção no entorno que não tenha realizado obras para levantar o piso de suas residências ou de seus comércios. É o caso de Oriel Roque, de 45 anos, dono do bar e restaurante La Moriquita (união dos nomes La Mole, onde trabalhou desde jovem, com o Bar Periquita, na Tijuca, onde seu sócio fez carreira). Com o anúncio do estádio, ele juntou as economias e investiu na região, confiando nas melhorias do sistema de drenagem que, porém, só chegaram agora.
– Vim para cá um ano antes da inauguração do estádio. Sabia do problema das enchentes, mas imaginava que fossem resolver, né… Já sofremos muitos alagamentos , água e esgoto invadiram o bar. Quando essa obra ficar pronta, vamos botar o bloco da turma na rua e fazer um churrasco para os operários! – comemora Oriel.
Ao todo, serão implantados um total de 3,6 quilômetros de galerias pluviais em ruas fundamentais de acesso ao estádio, assim como 854 metros de rede de drenagem. Entre as vias mais críticas estavam a Rua José dos Reis, Dona Eugência, Arquias Cordeiro, Bento Gonçalves, Rua das Oficinas, Doutor Padilha, Rua da Abolição, Benício de Abreu e General Clarindo.
As obras vão aumentar a vazão das chuvas em até 400%. Para isso, estão sendo instaladas galerias de até três metros de diâmetro nas ruas do entorno do estádio até a estação de trens da SuperVia. Só para se ter uma ideia, as galerias existentes até então têm apenas 0,80 centímetros de diâmetro.
– As galerias foram dimensionadas para uma época diferente – explica o presidente da RioÁguas, Marcelo Sepúlveda. – Aqui havia grandes terrenos, pequenos sítios, e com o tempo a cidade foi se desenvolvendo, pavimentando pátios, a população foi construindo suas casas, e tudo isso diminui a absorção. Esta obra está corrigindo esses pontos críticos. É um legado definitivo que as Olimpíadas trazem para a população dessa região.
Confira no vídeo um pouco mais das obras do entorno do Engenhão:


Nenhum comentário:

Postar um comentário