sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prefeitura do Rio apresenta esquema de trânsito para abertura do Maracanã.

Amanhã, o Maracanã será finalmente reaberto. E o primeiro evento teste será um jogo comemorativo entre os amigos de Ronaldo e os amigos de Bebeto. A partida não será aberta e contará apenas com os funcionários e seus familiares na nova arquibancada do estádio.

Porém, isso não significa que a atenção possa ser pouca. Pelo fato de ter pouco tempo até a Copa das Confederações, qualquer evento que vier a ser realizado no Maracanã, até junho, terá caráter importante. Por isso, a Prefeitura do Rio apresentou o esquema viário e de segurança para o evento de amanhã."É a primeira oportunidade que teremos para testar parte do planejamento operacional que estamos construindo para os grandes eventos que a cidade vai sediar. O esquema montado para este sábado vai nos permitir identificar pontos a serem ajustados ou aprimorados para as Copas das Confederações e do Mundo", explica o presidente da Rio Eventos Especiais, Leonardo Maciel.

À partir das 17h de sexta-feira (26/04) o esquema de transito entra em vigor, com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento (veja abaixo). Das 16h às 22h de sábado, a circulação de veículos estará proibida nas avenidas Radial Oeste, Maracanã, Prof. Manoel de Abreu, Viaduto Oduvaldo Cozzi e Rua Prof. Eurico Rabelo. Ao todo, 590 agentes da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal e da CET-Rio garantirão a segurança dos pedestres e a fluidez do trânsito. A Comlurb terá com um efetivo de 98 garis nas ruas e dez encarregados.


Para monitorar a área, o Centro de Operações Rio terá 42 câmeras, permitindo que sejam implantados ajustes nos semáforos com o objetivo de garantir a 
fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios no entorno do Maracanã.





















De acordo com o secretário de Transportes, 54 linhas de ônibus municipais e intermunicipais que passam atualmente pelo estádio terão seus trajetos alterados no período das 16h às 22h de sábado, devido o fechamento das vias. A partir de sexta-feira, orientadores da RioÔnibus estarão espalhados pela região informa os usuários sobre os desvios. A prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. No caso específico dos moradores, sendo indispensável acessar a área bloqueada, estes poderão fazê-lo exclusivamente acessando a Rua General Canabarro e a Rua Luiz Gama, mediante a apresentação de um comprovante de residência. Para os jogos da Copa das Confederações e Brasil x Inglaterra, a SubPrefeitura da Tijuca cadastrará os moradores.

INTERDIÇÕES

Dia 27/04/2013 a partir das 16h - A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:

- Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro, no trecho entre a Rua Oito de Dezembro (em frente à Mangueira) e a Rua General Canabarro;
- Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Radial Oeste;
- Viaduto Oduvaldo Cozzi, trecho que liga a Av. Radial Oeste à Av. Maracanã
- Viaduto de São Cristóvão, trecho que liga a Av. Radial Oeste à Av. Bartolomeu de Gusmão;
- Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Radial Oeste
- Rua Prof. Eurico Rabelo, entre Av. Maracanã e Av. Prof. Manoel de Abreu;
- Rua Paula e Souza;
- Rua Mata Machado;
- Rua Luiz Gama;
- Rua Visconde de Itamarati;
- Rua Isidro de Figueiredo;
- Rua Artur Menezes;
- Rua Conselheiro Olegário.

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

- A Rua Prof. Eurico Rabelo funcionará em mão dupla para circulação dos veículos autorizados e de serviço do evento;
- O Viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao Estádio;
- O acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à Estação, estará bloqueado. Os veículos deverão utilizar a Rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.

ROTAS ALTERNATIVAS

A seguir estão as principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:

- Do Centro para Tijuca: Radial Oeste (Oswaldo Aranha), Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
- Do Centro para Grajaú e Vila Isabel: Ruas Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias, Torres Homem;
- De São Cristóvão para Tijuca: Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira, São Francisco Xavier;
- Da Tijuca para a Praça da Bandeira: Ruas Haddock Lobo ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros;
- Do Meier para o Centro: Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Eugênio;
- Do Meier para Tijuca/Grajau e Vila Isabel: seguir pelo Túnel Noel Rosa;
- Do Meier e Av. Brasil: Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo;
- De Vila Isabel para Tijuca e Centro: Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido a partir das 17h do dia 26 até às 23h do dia 27 ruas Prof. Eurico Rabelo, Paula Souza e Luiz Gama.

DESVIOS DOS ÔNIBUS

1- Sentido Centro
Linhas procedentes das zonas Norte e Oeste, com itinerário pela Av. Maracanã, serão desviadas pela Rua Morais e Silva e Av. Heitor Beltrão.

2- Sentido Norte
Linhas que circulam no anel do Maracanã procedentes do Centro ou da Grande Tijuca:
- Mariz e Barros - Ibituruna - Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste)
- Mariz e Barros - Alm. Cochrane - Major Ávila - Praça Varnhagen
- Praça Varnhagen - Felipe Camarão - Vinte e Oito de Setembro - Jorge Rudge ou Duque de Caxias - Luis de Matos

3- Linhas com origem e/ou destino em São Cristóvão
Terão seus itinerários desviados pelo Viaduto da Mangueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário