quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Membros do COI conhecem a grande obra mais acelerada para os Jogos

Comitiva da autoridade olímpica internacional visitou a Transoeste, percorrendo a bordo de um ônibus BRT o trajeto do Túnel da Grota Funda e inaugurando a estação do Trevo do Magarça, em Guaratiba

Capitaneados pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, integrantes do COI chegam ao túnel
A Prefeitura do Rio apresentou mais uma estação da Transoeste, corredor BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca a partir de maio de 2012. A inauguração da estação Magarça, em Guaratiba, coincidiu com a sexta visita ao Rio de um grupo de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que chegou à cidade para acompanhar o andamento dos projetos para dos Jogos de 2016.
Depois um dia de reuniões na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a comissão – formada pela marroquina Nawal El-Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o suíço Gilbert Felli, diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, e Christophe Dubi, diretor internacional de Esportes do comitê – conheceu a principal intervenção do corredor expresso, o Túnel da Grota Funda, entre o Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba.
Na companhia do prefeito Eduardo Paes e da presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos Marques, os representantes do COI atravessaram de ônibus o túnel e seguiram até o Trevo do Magarça, onde participaram da inauguração da estação.
Estação do Trevo do Magarça, em Guaratiba, é a segunda a ser concluída e apresentada à população
A pouco mais de seis meses da sua conclusão, a Transoeste, em estágio avançado de obras, começa a tomar forma. Além do túnel – que espera apenas por asfalto, iluminação e sinalização – e de duas das 64 estações prontas, já é visível a transformação da Avenida das Américas, principalmente a partir do cruzamento com a Salvador Allende.
O trecho já tem parcialmente prontas as pistas de serviço – com meios-fios e asfalto -, que darão ao Recreio a mesma configuração da Barra da Tijuca. Além disso, é possível ver ainda dezenas de estações BRT sendo construídas no antigo canteiro central, boa parte delas com suas bases de concreto prontas.
Quando concluída, a Transoeste terá 56 km de extensão, a maior parte formada por corredores exclusivos para o BRT. E deverá reduzir à metade o tempo de gasto no trajeto entre Santa Cruz e a Barra, para mais de 200 mil pessoas por dia.
Segunda obra do projeto olímpico com data marcada para inauguração – a primeira foi o Parque dos Atletas, que há quase dois meses foi usado como Cidade do Rock – a Transoeste será a única visitada pela comissão do COI, que deixa a cidade após três dias de avaliações e reuniões.
De cidadeolimpica.com

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