sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Olimpíadas do Rio terão ‘Matriz de Responsabilidades’ em março de 2012

Como na preparação para a Copa, governo federal apresentará lista de obras consideradas fundamentais para a realização dos Jogos de 2016



Por Marcelo Pereira, de Brasília

O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, disse nesta quinta-feira, em Braília, que em março do ano que vem o órgão apresentará uma espécie de Matriz de Responsabilidades das Olimpíadas de 2016. Como já acontece na preparação para a Copa do Mundo de 2014, a matriz é uma lista das obras consideradas fundamentais para a realização dos Jogos Olímpicos, com previsão de valores e divisão das responsabilidades. Essa lista será apresentada em reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Segundo Fortes, somente após a definição dessa lista final é que será possível definir o custo total das obras para os Jogos Olímpicos. A definição das obras precisa passar pela aprovação dos representantes dos governos federal, estadual e municipal. Os projetos hoje existentes serão divididos em obras consideradas fundamentais, importantes e de legado. O presidente da
- Quando o conselho olímpico aprova uma lista final, ela tem de ter essas nuances, do que é essencial, do que aparece como compromisso da candidatura e das coisas que ficam como legado. Qualquer coisa de novo que você coloque pode se beneficiar do RDC [Regime Diferenciado de Contratações, que flexibiliza as regras de licitações] e que também será objeto de controle do Comitê Olímpico.
Vínculo
O ministro do Esporte anunciou que, por decisão da presidente Dilma Roussef, a APO passa a ser vinculada à pasta. Desde a criação do órgão, em março deste ano, ele era vinculado ao Ministério do Planejamento. Fortes lembrou que a APO tem função apenas de coordenação das obras para as Olimpíadas, e não de construção das obras.
Fortes e Rebelo se reuníram pela manhã, e o ministro demonstrou satisfação com as informações recebidas sobre o trabalho do órgão até agora.
- Fiquei tomado da melhor impressão do curso dos acontecimentos. Como ministro do Esporte, fico absolutamente seguro e tranquilo não só de que essa responsabilidade está entregue a quem tem competência, capacidade e condições de levar a cabo a tarefa. O ministério do Esporte colaborará e ofercerá toda a colaboração, todo o empenho possível para o êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário