domingo, 20 de novembro de 2011

Paes diz que obras para 2016 seguem adiantadas em nova visita do COI

'Eu repito que nós estamos adiantados, trabalhando com prazos confortáveis, mas é um evento de uma grande proporção', garante o prefeito do Rio



Por Ligia Gismond

reunião do COI sobre as Olimpíadas 2016 (Foto: Beth Santos / Divulgação)Membros do COI assistem às apresentações 
(Foto: Beth Santos / Divulgação)
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, segue satisfeito com o andamento dos preparativos da cidade para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Na quarta visita de inspeção do Comitê Olímpico Internacional (COI) na Cidade Maravilhosa, o governante admitiu a complexidade de algumas questões, mas destacou que o cronograma continua adiantado. Nesta quarta-feira, o grupo presidido por Nawal El Moutawakel encerra o segundo dia de acompanhamento dos projetos, com uma série de apresentações na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
- Sempre tem os dilemas que diz respeito às acomodações, às obras de infraestrutura e ao próprio Parque Olímpico. Hoje, a gente entra mais em detalhe nessas coisas. Todas essas áreas são de complexidade muito grande. Então, é uma tensão permanente. Da nossa parte e da parte deles. Mas estamos fazendo um esforço para que tudo seja esclarecido. Eu repito que nós estamos adiantados, trabalhando com prazos confortáveis, mas é um evento de uma grande proporção - afirmou o prefeito.
Visita de inspeção do COI (Foto: Divulgação)Nawal participa de inauguração de uma estação da
linha de BRT Transoeste (Foto: Divulgação)
Na terça-feira, primeiro dia da visita, os representantes do COI também participaram de reuniões na sede do COB e assistiram à inauguração da segunda estação-modelo da linha de BRT (Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido) Transoeste. Ao longo de toda quarta-feira, o grupo vai conferir apresentações detalhadas dos avanços desde a última inspeção, em junho deste ano.
- É a continuidade do acompanhamento que o Comitê Olímpico Internacional faz daquilo que a cidade está entregando para os Jogos. Ontem foi a parte mais ligada ao Comitê Organizador propriamente dito e, hoje, é a parte mais pública – explicou Paes.
Uma das preocupações da presidente Nawal até a última visita era com a demora na criação da Autoridade Pública Olímpica (APO) e na divisão da matriz de responsabilidade entre os três níveis de governo. Cinco meses depois, poucos avanços foram notados e o assunto promete voltar à mesa nesta quarta-feira. Embora o órgão tenha sido criado, com Márcio Fortes no comando, ainda não foram detalhados os compromissos dos governos.
- Essa é uma responsabilidade da Autoridade Pública Olímpica. A prefeitura já colocou na mesa claramente todas as suas responsabilidades, o que ela tem que entregar, com prazos e valores – esquivou-se o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário