Por: Cidade Olímpica
Quem passa pela Avenida dos Campeões, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, acompanha com atenção o trabalho realizado pelos operários da TransCarioca naquele trecho. Em meio ao vai e vem de caminhões, uma máquina chama a atenção: a pavimentadora de concreto, responsável pela construção das pistas do BRT naquele trecho.
Importada, a pavimentadora é operada por uma equipe que já realizou trabalho semelhante em grandes rodovias ao redor do mundo, como Dacar, Alemanha, Portugal e Espanha, entre outros países. Segundo o engenheiro responsável por este trecho da obra, Alzamir Araújo, a utilização do concreto ao invés do asfalto visa dar maior durabilidade à pista, já que os veículos do BRT são mais pesados que os ônibus comuns.
- Ela garante tanto a largura quanto a espessura do concreto, garantindo a estabilidade do material e seu desempenho adequado.
A equipe que opera a pavimentadora é liderada pelo supervisor de equipamentos Manoel Santos. Pela primeira vez no Brasil, ele explica que a pavimentadora trabalha com vibradores por intermédio de sensores laterais. Toda esta tecnologia garante a homogeneidade do concreto.
Após a passagem da máquina é feito um tratamento especial que garante a rugosidade do material. Isso é necessário para gerar o atrito entre as rodas do Ligeirão e o concreto, evitando possíveis derrapagens mesmo em caso de pista molhada.
- Por todo o trabalho que temos feito aqui posso garantir que a obra do BRT não fica devendo em nada a outras grandes obras realizadas ao redor do mundo – afirma Manoel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário