Por: Prefeitura do Rio
Além do título de Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro busca garantir o de Cidade Limpa. Para isso, a Prefeitura do Rio lançou na manhã desta segunda-feira (10/06) o Programa Lixo Zero - que multará quem for flagrado descartando lixo nas ruas = e a campanha de conscientização “Lixo no Lixo, Rio no Coração”, em parceria com o Rock in Rio.
A partir de 1º de julho, trios formados por agentes da Comlurb, da Guarda Municipal e da Polícia Militar estarão nas ruas para punir o cidadão que sujar os espaços públicos. O valor da multa varia de R$157 a R$3 mil, de acordo com o volume do lixo descartado. O Programa Lixo Zero tera início nas ruas do Centro. Em seguida, seguirá para Leblon, Lagoa e Ipanema e, depois, Copacabana e Botafogo. Aos poucos, a Comlurb levará a ação para toda a cidade.
Em cerimônia realizada no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, o prefeito Eduardo Paes falou da importância de mudança cultural no descarte do lixo:
- O ideal é que a gente não fique com trios de profissionais da Comlurb, da Guarda Municipal e da Polícia Militar atrás das pessoas, multando. O que a gente espera é que seja uma mudança cultural mesmo. E o Rock in Rio dá mais uma vez um exemplo de participação cidadã. Uma das áreas em que a prefeitura é mais eficiente é justamente na coleta de lixo. Acabamos com aquele absurdo que era o Lixão de Gramacho e essa semana iniciamos a expansão da coleta seletiva, que também contará com a colaboração da população. Se não houver uma participação da sociedade, muito pouco vai poder ser feito.
A equipe do Programa Lixo Zero conta com 638 pessoas. Munidos de mini-impressoras e palmtops, os trios podem identificar os infratores pelo CPF. A iniciativa da prefeitura é tornar a Lei de Limpeza Urbana efetiva e conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas.
O presidente da Comlurb, Vinícius Roriz, explicou como a fiscalização será feita:
- A ideia é fazermos um trabalho onde o agente da Comlurb tem o olho clínico, já que ele conhece a Lei de Limpeza Urbana profundamente. Em um segundo momento, temos o guarda municipal, que é quem cuida do patrimônio da cidade e vai ser o líder nessa operação, e o policial militar que estará lá para reforçar no caso de uma recusa de identificação, ou algum tipo de problema.
Lixo no Lixo, Rio no Coração
O lixo urbano foi escolhido como tema principal do projeto “Por Um Mundo Melhor” do Rock in Rio 2013. Com o objetivo de chamar atenção para o problema e provocar um movimento coletivo, o Rock in Rio lançou uma campanha de conscientização. Estimado em cerca de R$ 20 milhões, o plano de mídia será veiculado ao longo de três meses e meio.
- Nós, como cariocas, não estamos cuidando bem da nossa cidade nesse quesito lixo. A parte que o Rock in Rio propõe que se faça é lançar uma campanha de conscientização e convocar o cidadão para ter mais cuidado com o lixo urbano – explicou a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina.
Para reforçar a campanha do Rock in Rio, 2.600 garis usarão braçadeiras com a mensagem “Lixo no Lixo, Rio no Coração”, que também estará exposta nos caminhões da Comlurb.
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