quinta-feira, 6 de junho de 2013

Que ônibus passa aqui?


Por: Globo.com

Às vésperas de grandes eventos que serão sediados no Rio, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo, o G1percorreu pontos de ônibus de diversos bairros do Rio e constatou que, de cerca de 90 pontos de parada avistados, apenas 10 têm informações sobre os roteiros dos transportes coletivos que param no ponto, com exceção dos pontos do Bus Rapid Service (BRS). Alguns não têm sequer placa sinalizando o ponto de parada.Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal de Transportes afirma que a prefeitura do Rio está realizando estudos com vista a implantar nova regulamentação com características nos moldes do BRS para os pontos de paradas de ônibus convencional.

Um dos locais mais críticos é a orla carioca. Em Copacabana, um dos cartões postais mais procurados pelos turistas, não há indicações de parada de ônibus em toda a Avenida Altântica, nos dois sentidos. Moradores e trabalhadores da região, acostumados com os pontos, aguardam pelo transporte nas esquinas, porém não há placas de sinalização, nem de pontos de ônibus nem dos roteiros dos mesmos.

Na orla de Ipanema e Leblon, o problema se repete. Um passageiro desceu do ônibus próximo ao posto 9, mas no local não havia placa indicando que ali é um ponto de parada. No Leblon, com exceção de três pontos do BRS, na altura dos números 662, 514 e 192, também não há pontos sinalizados.

Jardim Botânico, Gávea, Leblon e Ipanema

O percurso começou pelo Jardim Botânico. Os pontos mais próximos ao parque, nos dois sentidos, dispõem apenas de uma placa azul indicando que ali passa ônibus. Próximo dali, na Praça Santos Dumont, na Gávea, o mesmo acontece, nos dois sentidos. Não há informações de itinerários.

Subindo a Rua Marquês de São Vicente, onde fica o Shopping da Gávea, apesar da intensa movimentação de ônibus na via, não há sinalização em frente ao shopping. Na altura do Shopping Gávea Trend, há um abrigo de ponto de ônibus, mas não há informações sobre os coletivos que param ali.

Na Rua Visconde de Albuquerque, que liga a praia do Leblon à Praça Sibélius, os pontos de ônibus, nos dois sentidos, também não contam com sinalização informando a numeração dos coletivos. O mesmo acontece no ponto em frente ao Hospital da Lagoa, na Gávea, no sentido São Conrado e no sentido Leblon.

Já no ponto ao lado do Hospital Municipal Miguel Couto, sentido Jardim Botânico, há dois pontos, um do lado do outro, com a placa que informa quais são os coletivos que passam por lá. Na Rua Henrique Dumont, em Ipanema, entre os números 15 e 25, também há uma placa informando a numeração.


Na esquina da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, esquina com General San Martin, contudo, há apenas placa informando roteiro do BRS. Na Rua Lopes Quintas e na Rua Jardim Botânico, os pontos são sinalizados apenas com placas de parada de ônibus.

Copacabana, Botafogo, Urca, Flamengo

Seguindo pela Avenida Princesa Isabel, que liga Copacabana à Botafogo, os pontos de ônibus possuem abrigos, mas há apenas sinalização de roteiro do BRS. Nos pontos em frente ao shopping Rio Sul, no sentido Aterro, a situação é a mesma.

Nos pontos seguintes, ainda no sentido Praia de Botafogo, também não há sinalização de roteiros. O problema é recorrente nos pontos da Avenida Pasteur, na Urca, no sentido Bondinho do Pão de Açúcar e no retorno, sentido Botafogo.

Ainda na praia de Botafogo, há apenas um ponto, na altura do Botafogo Praia Shopping, com placa sinalizando os números de coletivos que param ali.

Os demais, no sentido Flamengo, não possuem indicação, da altura do número 38 até 416 – onde fica o Museu Carmem Miranda. Na altura do Mourisco, também em Botafogo, no sentido Copacabana, o ponto também não possui a placa informando os itinerários.

Já na Praia do Flamengo, os pontos na altura dos números 226 e 306, nos dois sentidos, possuem placas indicando a numeração dos coletivos. Na altura do número 200, contudo, não há placa.

O mesmo acontece no ponto que fica na altura do Parque do Flamengo, sentido Centro. No sentido Botafogo, porém, há um ponto na mesma altura com uma placa informando os números.

Glória, Lapa, Maracanã

Na Glória, na Rua Teixeira de Freitas, os pontos de ônibus não possuem placas de sinalização informando a numeração dos coletivos. O mesmo acontece na Rua da Lapa, na Lapa, na altura do número 154. Na Rua da Glória, o cenário se repete, bem como na Rua do Catete e na Rua do Russel.

Em frente ao estádio do Maracanã, na Tijuca, Zona Norte do Rio, o ponto de ônibus não possui sequer uma placa indicando que ali há um ponto de parada.

Barra da Tijuca, São Conrado e Niemeyer

Em São Conrado, no sentido Barra da Tijuca, o ponto em frente à Rocinha tem abrigo e placa de ponto, porém, não há sinalização dos números de coletivos que param ali. No ponto seguinte, na altura do número 136 da Estrada do Joá, o mesmo acontece.

Já chegando à Barra da Tijuca, na Avenida Ministro Ivan Lins, não há placa sinalizando os roteiros dos ônibus. Ainda na Barra, na altura da Estação de Tratamento de Esgoto, porém, há um ponto que possui a placa. No ponto seguinte, na altura do Condado de Cascais, o cenário não se repete.

  


Retornando para São Conrado, na altura do número 591, não há sinalização nos pontos de ônibus dos itinerários dos mesmos. O mesmo acontece no ponto de ônibus em frente à passarela.

Na Praia de São Conrado, em toda a orla, há apenas um ponto de ônibus sinalizado. Ele fica quase na subida da Niemeyer, sentido Leblon, porém, não há placa informando os números dos coletivos, nos dois sentidos.

Na Avenida Niemeyer, na altura do Vidigal, há apenas placas indicando pontos de ônibus. O mesmo acontece na altura dos números 218 e 121, nos dois sentidos. Não há sinalização de itinerários na região.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) diz que a regulamentação municipal relativa aos pontos de ônibus prevê a colocação de placas de identificação (azul com desenho de ônibus) nos pontos regulamentados da cidade. Com o objetivo de levar mais comodidade e melhor informação aos passageiros, a SMTR implantou regulamentação especial nos pontos de ônibus do BRS com informações detalhadas sobre as linhas e seus respectivos itinerários, além de um mapa da região. Modelo similar foi implantado nas estações do BRT e nos pontos de parada de linhas alimentadoras.

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