Por: Cidade Olímpica
A antes esquecida Zona Oeste do Rio ganhou um programa de reurbanização próprio. O Bairro Maravilha, da Secretaria Municipal de Obras, já recuperou 42 áreas da região levando saneamento básico e reconstruindo calçadas e ruas que, de tão precárias, dificultavam até a chegada de serviços públicos. Graças à integração de diferentes áreas da prefeitura, as obras chegam junto de outras iniciativas, como creches e clínicas da família, promovendo a reintegração de regiões abandonadas aos respectivos bairros.– Aqui, quando chovia, era lama para todo lado – conta o vendedor Adriano de Albuquerque, morador do Bairro Maravilha Eliza Maria, em Campo Grande. – Agora ajeitaram nossa calçada, que estava toda quebrada… do outro lado, sequer existia rua e calçada. Então melhorou bastante. Agora, sim, ficou uma maravilha de bairro, como diz o nome do programa.
No Eliza Maria, seis ruas foram reurbanizadas, num total de 13 mil metros quadrados de asfalto, além de seis mil metros quadrados de calçada e construção de redes de água e esgoto, antes inexistentes. Lá, as obras foram finalizadas e a Secretaria Municipal de Educação construiu um Espaço de Desenvolvimento Infantil, em vias de ser inaugurado, e a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar uma Clínica da Família.
Já a reurbanização da Village Tutoia, em Cosmos, sub-bairro de Campo Grande, era um sonho de mais de 10 anos dos moradores da região. Em vez de um valão de esgoto cercado de matos por todos os lados, por onde circulavam ratos e até cobras, os moradores ganharam ruas asfaltadas, calçamento novo, galerias de águas pluviais e redes de esgoto num total de 17 ruas.
– Era tanto mato e bicho que, às vezes, a gente não conseguia nem sair de casa. Essa reurbanização era uma luta muito antiga dos moradores. Cansamos de tirar fotos, ir à prefeitura, participar de reunião, e nunca dava jeito. Nem acreditamos quando falaram do programa. É um sonho realizado. Agora posso receber até visita em casa, pois antigamente ficava com vergonha… – disse a dona de casa Orlinda Maria de Jesus Amorim.
O orgulho de moradores como Orlinda é o que Maurício Pedreira, coordenador do projeto, mais ouve nas visitas aos bairros contemplados pelo programa. Segundo ele, havia áreas em que serviços públicos sequer chegavam devido às precárias condições das vias de acesso.
– É um programa exclusivo para a Zona Oeste que, além de trazer os benefícios conhecidos, eleva muito a qualidade de vida e os índices de saúde da população local – conta Pedreira. – Os loteamentos que recebem o programa, antes considerados áreas informais, passam a ser integrados aos bairros onde se situam. Em alguns casos, moradores sequer recebiam serviços públicos, como ambulâncias e caminhões de lixo, devido às dificuldades de acesso.
Ao todo, 61 áreas das zonas Norte e Oeste passaram por intervenções do Bairro Maravilha, e outras 17 regiões serão contempladas até o fim do ano. Entre as regiões contempladas pelo projeto estão Morrinho do Batan (Realengo), Treze, Quinze, Karatê/Santa Efigênia e Apartamentos (Cidade de Deus), Sobral (Magalhães Bastos), Cinco Marias (Jardim Guaratiba), Luis Fernando Vitor Filho (Santa Cruz), Village das Palmeiras (Inhoaíba), Novo Camarão (Santa Cruz), Turiaçu, Quintino, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Barros Filho, Costa Barros e Lucas. Atualmente, mais de 300 vias da cidade receberam o programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário