quarta-feira, 17 de julho de 2013

TransCarioca tem obras em ritmo acelerado

Por: Cidade Olímpica

Viadutos, arcos, pontes, estais. A entrada e saída da Ilha do Governador passam hoje por um processo de transformação tão intenso, por conta da construção da TransCarioca que, em alguns meses, será difícil lembrar de como tudo era antes das obras. Parte do trecho 2 (Penha –Ilha) do corredor expresso para ônibus BRT, o percurso compreendido entre a Avenida Postal, em Bonsucesso, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim conta hoje com o maior número de intervenções expressivas, obras ‘de peso’.Um das principais frentes de trabalho é a construção do viaduto que cruzará a Avenida Brasil. Chamada de ‘obra de arte dois’ (a primeira e a terceira são, respectivamente, as pontes estaiadas da Barra da Tijuca e da Ilha do Governador), ele terá um arco também estaiado, que promete levar um pouco de beleza à árida e saturada avenida que, em breve, será transformada em TransBrasil.

"Esse viaduto vai possibilitar transpor a Avenida Brasil sem nenhum pilar intermediário, com um vão livre de 150 metros. Esse viaduto será utilizado pelo BRT e pelos ônibus alimentadores", explica o engenheiro Alzamir Araújo, ressaltando que em termos técnicos, ele será semelhante ao viaduto da Linha Vermelha, que também cruza a Brasil sem pilares na via.

Já na entrada para a Ilha do Fundão, é possível perceber outras mudanças, como a duplicação de uma pequena ponte sobre o Canal do Fundão, além da criação de um trecho de pista construído em parte do antigo terreno do 24º Batalhão de Infantaria Blindada. Mais a seguir, após a ponte estaiada da Ilha, já está adiantada a construção do viaduto que ligará a Estrada do Galeão à Avenida Vinte de Janeiro, que levará ao aeroporto.

"Um grande cuidado que nós tivemos, na implantação das pistas do BRT, foi manter a capacidade de tráfego da Avenida Vinte e Janeiro. Nesse momento, nós já concluímos a construção da pista de concreto no sentido Aeroporto-Centro, e estamos concluindo agora o sentido contrário", diz Alzamir. Segundo ele, os canteiros laterais da avenida, projetados pelo paisagista Burle Marx, foram preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário