quarta-feira, 31 de julho de 2013

Novos caminhos no Porto do Rio

Por: Cidade Olímpica

Para dar vazão à nova configuração viária da região portuária, uma série de mudanças estruturais surgem em decorrência do processo de revitalização de seus 5 milhões de metros quadrados de área. Entre elas, a construção de novas ruas que fazem parte do conjunto de vias que pretende dar maior fluidez ao tráfego, como a nova B1, que faz parte da futura via Oscar Niemeyer, responsável por fazer a distribuição interna do tráfego na região.
Com 540m de extensão, a Via B1 compreende o túnel da Saúde e está localizada entre as ruas Rivadávia Corrêa e Silvino Montenegro. Com duas pistas com três faixas cada, a nova via encontra-se quase totalizada. Foram realizados trabalhos de drenagem, rede de esgoto e água, além de pavimentação e colocação de calçada e meio fio.

Via que corta o terreno conhecido como Praia Formosa, a rua D1, que liga o início da Avenida Francisco Bicalho e a região portuária através da rua Santo Cristo também integra a futura via Oscar Niemeyer. No local serão erguidas as futuras vilas de Árbitro e Mídia durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Também no entorno da Praia Formosa e próximo à rodoviária, a rua General Luiz Mendes de Moraes foi concluída e atualmente faz a ligação com o viaduto Paulo de Souza Reis. Futuramente, será umas das rotas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que cortará todo o Centro do Rio e ainda fará ligação com outros modais como trens, barcas e o BRT da TransBrasil, que ligará o bairro de Deodoro, na zona Oeste, ao aeroporto Santos Dumont.

- A criação destas novas vias facilita a circulação e a mobilidade na região portuária e também em todo o seu entorno – afirma Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp).

Via Oscar Niemeyer

Com 3500 metros de extensão, a futura Via Oscar Niemeyer vai ligar, em um sentido, a alça de descida do viaduto do Gasômetro, próximo à rodoviária Novo Rio, à Avenida Rio Branco. No sentido contrário, vai conectar a Rua Primeiro de Março à alça de subida do Gasômetro.

Com duas pistas com três faixas por sentido, terá dois túneis em toda a sua extensão. O primeiro é o túnel da Saúde, com 80 metros de extensão. O segundo é o túnel do Binário, com 1480 metros, por onde também trafegará o Veículo Leve Sobre Trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário