quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jacarepaguá recebe obras de recuperação ambiental

Por: Cidade Olímpica

Previstas no caderno de encargos dos Jogos Olímpicos de 2016, as obras de recuperação ambiental da Bacia de Jacarepaguá já beneficiam uma série de moradores das comunidades carentes da região que, durante anos, foram vítimas de enchentes. Além de aumentar as condições de balneabilidade das lagoas de Jacarepaguá, as intervenções também vão beneficiar equipamentos importantes, como o Parque Olímpico, a Vila Olímpica e o Parque dos Atletas, compondo uma série de legados esportivos e ambientais.As ações incluem macrodrenagem, dragagem, desassoreamento, limpeza e canalização de rios, implantação de avenidas canais e recomposição de leitos de todos os rios que abastecem a região da Barra da Tijuca. As obras combatem enchentes em bairros como Praça Seca, Tanque, Taquara, Cidade de Deus, Freguesia e Pechincha, por meio de intervenções em seis rios da região: Covanca, Pechincha, Tindiba, Banca da Velha (destacados como Lote 1B), e Rios Pequeno e Rio Grande (Lote 1C).

O Rio Pequeno já teve metade das obras concluídas. Em alguns trechos, famílias serão reassentadas, uma vez que construíram suas casas na beira do rio, em condições insalubres e arriscadas. A Secretaria Municipal de Habitação já cadastrou as residências e o processo está em andamento. O Rio Banca da Velha também já teve boa parte da obra concluída. No trecho dentro do Condomínio Village do Capenha, algumas rochas tiveram de ser demolidas. As galerias foram fechadas para permitir a travessia de pedestres, possibilitando a construção de novas calçadas, meio-fio e ramais de ralo. Na Estrada do Capenha, foram construídos poços de serviço e galerias de alta capacidade de vazão d’água. O último trecho de recuperação ambiental do rio fica na Estrada do Pau Ferro.

No Rio Covanca, houve remanejamento de tubos da Cedae e a obra já está parcialmente concluída, faltando também trechos onde serão feitas remoções por questões de segurança. Já o Rio Grande, que corta a Cidade de Deus, foi o último do trecho a ter as obras iniciadas. Em algumas áreas da Avenida Canal já foram construídas novas calçadas. Estão sendo feitas também a demolição de rochas, a fim de ajudar na vazão do rio – mesmas medidas que vêm sendo adotadas no Rio Pechincha e no Rio Tindiba, cujas obras já foram iniciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário