terça-feira, 2 de julho de 2013

Porto Maravilha fomenta negócios na Zona Portuária

Por: Porto Maravilha

Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ) registrou a presença de mais de 12 mil pequenos negócios formais na Região Portuária, o que corresponde a 71% dos estabelecimentos. Estima-se que os informais cheguem ao dobro desse número. Outro dado do relatório apontou que a taxa de desemprego na área atinge 10,4%, ultrapassando a média de 7,7% da cidade do Rio de Janeiro. A radiografia aponta ainda que os pequenos negócios concentram somente 29% dos empregos, e a maioria deles tem de um a nove funcionários.O Sebrae-RJ firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) em 2011 e partiu com um cadastro inicial de cinco mil empresas formais. "O cadastramento é importante para mapear e conhecer com mais propriedade os negócios da região e assim traçar um planejamento estratégico para trazer melhorias", explica o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social da Cdurp, Rogério Riscado. As ações da parceria beneficiaram quase 3.000 empreendedores ano passado. A Semana do Empreendedor registrou 1.140 atendimentos, e a Feira de Artesanatos da Praça da Harmonia reúne mais de 30 empreendedores. A meta é dobrar para 6.000 em 2013.

Guaraciara Peixoto, 43 anos, trabalha com artesanato em couro há 15 anos e participa da feira desde janeiro de 2012. "O responsável pelo aluguel das barracas me falou da feira e achou que o meu trabalho seria um bom acréscimo. Logo na primeira visita levei um pouco de mercadoria. Já expus e vendi. Participo das edições desde então", conta.

Para Guaraciara, parcerias e apoio de instituições são essenciais ao crescimento do negócio. A solução adotada para o grupo de artesãs da Harmonia consiste na elaboração de plano de metas até 2016. "Quando cheguei, a Praça da Harmonia ainda estava em obras. Agora, melhorou muito. Nós nos sentimos mais seguros. O movimento da feira está aumentando e tenho clientes fixos que vêm em todas as edições. Espero que fiquemos mais fortes e possamos ampliar para mais edições, talvez quinzenalmente", apontou a artesã.

O levantamento do Sebrae-RJ, no âmbito da parceria com a Prefeitura do Rio, mostrou que 77% dos pequenos negócios da região são microempresas, 48% são da área de serviço e 42 % do comércio e varejo. Os tipos de empreendimentos que mais aparecem são bares/restaurantes e lojas de material esportivo. De acordo com o perfil, a maioria dos proprietários é homem e tem Ensino Médio Completo.

Perfil dos empreendedores

A Incubadora de Empreendimentos Populares, com o apoio do Sebrae/RJ e Cdurp, selecionou por edital 100 negócios populares locais que passam a contar com apoio e consultoria gratuita. "A região está crescendo, e os empreendimentos locais precisam se adaptar à nova realidade. A estratégia é fortalecer esses negócios para que eles não desapareçam com as transformações. É certo que devemos preservá-los, mas não de maneira paternalista. Precisam ser dotados de ferramentas que os tornem competitivos", apontou Giovany Harvey, diretor-executivo da Incubadora.

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