A Estação General Osório voltará à rotina dos cariocas neste domingo, 15. Com isso, o metrô retoma a operação em Ipanema, uma semana antes do prazo estabelecido. A estação foi fechada ao público por dez meses para montagem de equipamentos para as obras da Linha 4.
Muito utilizada por banhistas, a estação também bate recordes de passageiros na noite de réveillon e dias de blocos carnavalescos. A média de passageiros na estação é de 30 mil pessoas em dia útil. "A movimentação impacta positivamente no trânsito da região, considerando que são necessários, em média, 15 mil carros ou 500 ônibus para atender ao fluxo de passageiros da estação", explica o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.A estação terá algumas novidades. Na entrada principal, foi construída uma nova cobertura que não causa impacto à paisagem do entorno e que está dentro da padronização dos acessos que serão utilizados nas estações da Linha 4. O novo projeto permite maior visão periférica a quem entra ou sai da estação.
Internamente, a grande mudança é a nova sinalização, que possui placas bilíngues (português/inglês) e mapa do entorno, redesenhado com novidades como a distância aproximada das atrações turísticas e culturais das proximidades, além um mapa cartográfico com referências e informações sobre os serviços do Metrô aos usuários, como as linhas de integração do Metrô na Superfície.
Inaugurada em dezembro de 2009 pelo Governo do Estado, a estação ocupa área de 20 mil m² e está a 23 metros abaixo da superfície. Possui, também, quatro acessos: General Osório, Jangadeiros, Sá Ferreira e Teixeira de Melo. A estação conta ainda com um bicicletário com 26 vagas.
Após a reabertura, as linhas de Metrô na Superfície até a Gávea e a linha 525 (Barra Expresso) voltam ao terminal original, na Praça General Osório, mantendo o mesmo itinerário de antes do fechamento da estação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário