sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Obras da Linha 4 do Metrô interditam novas ruas do Leblon

Por: O Globo

A Avenida Visconde de Albuquerque, entre as avenidas General San Martin e Ataulfo de Paiva, no sentido Gávea (lado par), será interditada ao tráfego hoje, nesta sexta e sábado, das 23h30m às 5h, para que sejam instaladas vigas e contêineres do canteiro administrativo da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema) sobre o canal Visconde de Albuquerque.Nas madrugadas de intervenção, os motoristas provenientes da orla em direção à Gávea deverão seguir pela Visconde de Albuquerque e virar à direita na General San Martin, que estará com a mão invertida entre a Visconde de Albuquerque e a Rua Jerônimo Monteiro, seguindo, então, pela Jerônimo Monteiro, Ataulfo de Paiva e Rua Rainha Guilhermina até chegarem novamente à Visconde de Albuquerque.

O trecho da via entre a Ataulfo de Paiva e Rua Professor Azevedo Marques ficará em mão dupla para o uso exclusivo dos moradores, devendo ser acessado no sentido praia e seguir pela ponte no início da Azevedo Marques.

Segundo os representantes da Linha 4, as alterações viárias foram definidas em conjunto com a CET-Rio e haverá sinalização específica e agentes de trânsito para orientar a população.

O canteiro administrativo do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea da Linha 4 do Metrô, dará suporte à execução das obras nesta área do Leblon. Na Ataulfo de Paiva será construído um poço que receberá o Tunnel Boring Machine, o ‘Tatuzão’, equipamento que vai abrir os túneis da Linha 4 entre Ipanema e Gávea. A máquina estará vindo da escavação em areia – pelos bairros de Ipanema e Leblon – e neste local ela será preparada para o início da escavação em rocha, em direção à Gávea.

Após a manutenção, o ‘Tatuzão’ continuará a escavação, e o poço será utilizado como parte do sistema de ventilação e funcionará como uma saída de emergência da Linha 4 do Metrô. Na Rua Igarapava será realizado serviço de tratamento do solo na área de transição entre areia e rocha, para auxiliar a escavação do 'Tatuzão'.

A previsão é de que a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro transporte, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, e retire das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

Ao todo serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário