quarta-feira, 8 de maio de 2013

Valor dos imóveis no Rio tem novo aumento em 2012

Por: O Globo

O Estado do Rio lançou em 2012 imóveis num valor total de R$ 11,1 bilhões, o que está 15% acima de 2011. Na média, o metro quadrado subiu para R$ 5.420 — alta de 27% sobre o ano anterior, que fora de R$ 4.250. Quanto ao número de unidades lançadas, houve queda: de 34 mil para 29 mil. O mercado fluminense é o segundo maior em lançamentos de imóveis no país, ficando atrás apenas de São Paulo.Já a nível nacional, o valor de vendas caiu 7%: fechou em R$ 80 bilhões contra R$ 86 bilhões de 2011. O valor médio do metro quadrado, entretanto, passou a R$ 5.110, 10% acima dos R$ 4.630 do ano anterior. Os dados estão no Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro 2012 lançado esta semana pela Lopes Imobiliária. Uma das maiores empresas do setor, a Lopes fez o levantamento em 110 cidades, que correspondem a 86% do mercado nacional.

O mercado residencial respondeu por 80% das 182.803 unidades lançadas em todo o país no ano passado. Os lançamentos comerciais tiveram redução significativa: de 39 mil para 30 mil unidades. Já o mercado de flats e hotéis cresceu. Enquanto em 2012, foram 30 empreendimentos com 6.667 unidades em 17 cidades, no ano anterior, foram 21 empreendimentos com 6.426 unidades em 11 cidades.

Já no Estado do Rio, os residenciais ficaram com uma fatia ainda maior do mercado: 86%, contra 11% de comerciais e 3% de flats/hotéis. Os números incluem, além da capital, as cidades de Niterói, Macaé, Itaboraí, Campos, São Gonçalo, Petrópolis, Caxias, Itaguaí, Mangaratiba, Nova Iguaçu e Magé.

— Além da questão da Copa e das Olimpíadas, que criou a necessidade de mais quartos de hotéis no município, no mercado do interior há regiões em crescimento ainda muito carentes. E esses mercados vão se tornar cada vez mais importantes para o estado — analisa Luigi Gaino, diretor geral da Lopes, no Rio.

Para Gaino, 2013 será um ano melhor que 2012, embora ainda sem a força de 2011:

— O residencial deve manter o mesmo nível de lançamentos e vendas. E acredito que o comercial também se recupere com lançamentos importantes no Porto, na Região Olímpica e na Zona Norte.

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