sábado, 23 de novembro de 2013

Conheça o passo a passo da implosão da Perimetral


Por: Cidade Olímpica

Os primeiros 1.050 metros do elevado da Perimetral que serão implodidos no próximo domingo, dia 24 de novembro, às 7h, são um importante passo para a revitalização de uma das regiões que mais crescem na cidade. Com duração de cerca de cinco segundos, o trecho em questão começa na avenida Professor Pereira Reis e vai até a rua Silvino Montenegro. No total, serão demolidos 29 vãos e 232 vigas, em um total de 5.104 toneladas de aço e mais de 14 toneladas de concreto.- Em termos visuais, a implosão terá pouco impacto, já que quase não teremos levantamento de poeira – explica o presidente da concessionária Porto Novo, José Renato Pontes.

Antes do grande dia, porém, foram realizados diversos testes, ao longo de um ano, em um laboratório nos Estados Unidos. Tudo para garantir total segurança durante os procedimentos para a implosão, que será feita apenas nos pilares, fazendo com que o elevado “deite” sobre um conjunto de pneus com areia e tambores com estacas, que servirão para amortecer a queda e quebrar o concreto. No mesmo dia, o material começará a ser removido por escavadeiras e caminhões e encaminhados para uma central de reciclagem.

Para a implosão propriamente dita, será utilizada uma carga de 1.200kg de explosivos. Antes, porém, foram retirados todos os sinais de trânsito, tanto da Perimetral quanto da avenida Rodrigues Alves. As vigas das extremidades da área a ser implodida também foram retiradas previamente, bem como a camada de asfalto do elevado, que foi todo envolvido com telas de proteção para evitar que os detritos decorrentes da detonação se espalhassem ao longo do trecho.

- Tivemos uma preocupação também com o entorno da área da implosão. No domingo será feita a evacuação de moradores de localidades próximas do trecho a ser demolido, bem como o bloqueio de vias do entorno – explicou o diretor de operações da Cdurp, Luiz Lobo.

Ao todo, 500 profissionais estarão envolvidos na operação, que dará continuidade à construção da Via Expressa, que vai ligar o Aterro do Flamengo à Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói e substituirá em caráter definitivo o elevado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário