As obras para a escavação da linha 4 do metrô avançam dentro do prazo e tem previsão para conclusão em 2016. Isso é o que afirmam alguns deputados estaduais que visitaram, nesta terça feira, os túneis que levarão o metrô de Ipanema à Barra, a fim de conferir o andamento das obras. Até a data prevista serão abertas seis novas estações entre Ipanema e o Jardim Oceânico. Para o deputado Paulo Melo, essa é uma obra de engenharia audaciosa que coloca o Rio novamente na perspectiva de ter uma mobilidade urbana que possa oferecer transporte de massa com qualidade para a população. “Estamos falando de uma obra arrojada, de engenharia nacional, que nós temos que ter orgulho. Essa obra transformará o panorama da mobilidade urbana do Rio de Janeiro”, afirmou.No início de 2013, a ALERJ autorizou o governo a contratar empréstimos de R$ 3 bilhões para investimentos na obra do metrô. Parte desse valor foi gasto na aquisição do equipamento que será utilizado para perfurar o solo, o “Tatuzão Bárbara”. A máquina, feita na Alemanha, tem 11 metros de altura e 123 metros de cumprimento. As peças foram trazidas em ordem e montadas dentro da caverna. Segundo o coordenador de produção do túnel, Alexandre Mahfuz, a máquina está em fase de testes, começará a funcionar no dia 16 de dezembro e será utilizada até setembro de 2015. O equipamento vai perfurar 5 km de solo. O restante do trecho será aberto com explosivos.
Segundo Paulo Melo, esta é a maior obra do estado do Rio de Janeiro no momento. “É uma obra fantástica. O Tatuzão é a maior perfuratriz da América Latina”, ressaltou o deputado. Para o secretário de Estado de Transporte, Júlio Lopes, as obras estão avançando com uma velocidade incrível e dentro dos prazos. “Nós vamos reabrir a estação General Osório do jeito que prometemos à população, no dia 20 de dezembro. Sem dúvida a linha quatro vai ser uma revolução na mobilidade dessa região e na estrutura da cidade do Rio de Janeiro”, concluiu o secretário.
Participaram da visita técnica os deputados Flávio Bolsonaro, Claise Maria, Coronel Jairo, Dr. Gotardo, João Nacif, Armando José, Carlinhos Moutinho, Jânio Mendes, Fábio Silva e André Corrêa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário