sexta-feira, 23 de setembro de 2011

De São Gonçalo para o mundo

Atleta morador de São Gonçalo se destaca no judô e faz planos para 2016


28 de agosto de 2011. Esta é a data da ultima vitória que levou o judoca Gabriel Martins ao pódio. Aliás, esta foi a última competição do qual participou. Neste dia, ele conquistou mais um título de campeão da Liga Fluminense de Judô.  Hoje, em entrevista ao blog Rio: Cidade Olímpica, Gabriel conta seus planos para o futuro, faz uma análise da atual situação do Judô brasileiro e suas expectativas para as Olimpíadas Rio 2016.
Praticando o esporte desde os 15 anos, Gabriel – que hoje está com 20 – já faz história no Judô de São Gonçalo e nas ligas universitárias do estado do Rio. Atualmente, ele é faixa verde. Sua meta é “pegar” a faixa roxa até o fim do ano. Porém, para chegar a este objetivo, ele teve que driblar muita coisa, como o fato de a mãe não querer que fizesse Judô.
Para ela, o Judô era uma luta violenta, e que poderia trazer sérias conseqüências físicas para Gabriel. “No início eu ficava bastante preocupada quando ele ia lutar. Achava que poderia aparecer quebrado a qualquer hora. Hoje, já estou mais acostumada. Mesmo assim, continuo me preocupando. De vez em quando, ele aparece com alguma parte do corpo luxada, deslocada... Mas ele gosta. Fazer o que?”.
O Judô, como qualquer outro esporte, traz benefícios para a saúde e para a mente. Em meio ao mundo corrido e estressado em que vivemos, a prática de alguma atividade física funciona como uma válvula de escape e um repositor de energias naturais para o corpo. O atleta Gabriel confirma isso:
“O Judô mudou não só a minha parte física, mas também a psicológica. É um esporte de bastante concentração e que valoriza a hierarquia e o respeito. Na verdade, a primeira coisa que aprendemos no Judô é cumprimentar, respeitar a graduação. A segunda coisa é aprender a cair. São coisas importantes que temos que lidar nos tatames para levar para toda a vida. Quando aprendemos a cair, sabemos levantar da melhor forma, tanto na vida quanto ou nos tatames”.


Lutando pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO – São Gonçalo) e pelo Clube Tamoio, da mesma cidade, o judoca já alcançou títulos estaduais e universitários além de 23 medalhas: 15 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze. “A UNIVERSO tem um corpo de atletas muito bom, que se destacam nas ligas universitárias do país. Agora vamos para as competições de alto rendimento, a fim de competir para as Olimpíadas”.
Segundo Gabriel, o Judô brasileiro passa por um bom momento. Investimentos e incentivos dão notoriedade ao esporte, que hoje é um dos que mais trazem medalhas em jogos olímpicos e panamericanos ao Brasil. Basta notar a presença cada vez mais freqüente de judocas brasileiros nos pódios internacionais: “Temos nomes promissores para as Olimpíadas 2016. Inúmeros projetos sociais estão em andamento no país, revelando vários nomes e fazendo com que o Judô se torne mais popular”.
Por falar em Olimpíadas Rio 2016, as expectativas são as melhores. “Acredito que tenho chances de ir. No início do ano que vem, começarei a treinar mais forte do que o de costume. As competições de alto rendimento já estão aí. Com elas, as possibilidades de classificação para competições maiores e mais importantes aumentam. Terei 25 anos e estarei com uma idade boa. Quem suar mais, dedicar-se mais, e superar-se cada vez mais terá a chance de ir às Olimpíadas”.

Continuando a falar sobre Olimpíadas, Gabriel também aposta em nomes que estão se destacando este ano. É o caso da judoca e campeã mundial Rafaela Silva, descoberta através de um projeto social desenvolvido no Rio de Janeiro por Geraldo Bernardes e Flávio Canto: o Instituto Reação.
Mesmo tendo várias premiações, uma medalha é a mais importante para nosso entrevistado: a primeira. Obtida em uma liga pequena e aberta, ela é fruto de uma vitória inesperada. “Eu era faixa cinza, estava no comecinho ainda. Fui lutar com um faixa marrom, e, para surpresa de todos, ganhei a luta. Para mim, todas são importantes. Mas essa tem algo diferente”.
Para quem deseja ver o judoca Gabriel Martins lutando, na web, é só acessar o link do youtube http://www.youtube.com/watch?v=eDa0Canzk1k

Nenhum comentário:

Postar um comentário