sábado, 3 de setembro de 2011

Quando a política dá pitaco nos esportes......


Senadores fazem manifesto por abertura da Copa em Brasília

Iniciativa já conta com adesão de 43 senadores. Para governador do DF, abertura na capital representaria estados que não receberão jogos

Por Marcelo ParreiraBrasília, DF

Um grupo de senadores pediu nesta sexta-feira que a abertura da Copa do Mundo de 2014 seja em Brasília. Um manifesto defendendo a candidatura da capital para iniciar os jogos do Mundial foi lido em plenário pelo senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB), autor da iniciativa.
Os senadores enfatizaram a modernidade do projeto arquitetônico da cidade como argumento para que Brasília represente o país na abertura da Copa, que será "vista e acompanhada por bilhões de pessoas em todo o planeta", segundo o texto.
- Marco da modernidade e símbolo concreto do país pujante, acolhedor e democrático, Brasília é a face mais visível da nossa modernidade. Abrir a Copa em Brasília é escancarar ao planeta o Brasil moderno, o gigante que despertou e caminha a passos largos em direção ao destino grandioso que nos espera - diz o texto do manifesto.
Quarenta e três senadores já assinaram o manifesto – mais da metade do total de 81 senadores. A intenção do autor, no entanto, é chegar ao apoio de 60 senadores. Dois dos três representantes do Distrito Federal na casa assinaram o documento mas não há, no entanto, nenhuma assinatura de senadores de São Paulo nem de Minas Gerais. A capital paulista e Belo Horizonte disputam a abertura com Brasília. O anúncio oficial será feito pela Fifa em outubro.
Em discurso, o parlamentar - que também é relator da Comissão Permanente de Fiscalização e Acompanhamento da Copa e das Olimpíadas no Senado - defendeu a capital federal como representante de todo o país.
- Brasília nos une, une Norte, Sul, Leste e Oeste; une o Amapá ao Rio Grande do Sul, a Paraíba ao Rio de Janeiro. Vejo Brasília reunir o sentimento de outros quinze estados, como o meu, a Paraíba, que não teve condições de sediar a Copa do Mundo, ao ser uma das sedes da Copa do Mundo. A gente se sente um pouco representado. Por quê? Porque vai se abrir um Estádio Nacional, um estádio de todos nós, um estádio da Nação brasileira.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou do evento e agradeceu o apoio dos senadores, e concordou com a visão do senador paraibano de que uma abertura em Brasília seria uma forma de representar os estados que não sediarão jogos do Mundial.
- Isso é muito importante porque o Senado representa justamente os estados brasileiros e, neste caso, àqueles que não receberão os jogos da Copa. E é fundamental que, em um evento desta magnitude, todos os brasileiros se sintam representados.
Do Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário