quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A passos de tartaruga!

Por: O Globo

A Empresa Olímpica Municipal (EOM) respondeu nesta terça-feira à afirmação do porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI) Mark Adams, que demonstrou apreensão quanto ao ritmo das obras visando aos Jogos de 2016. Mark deu a seguinte declaração a jornalistas na Suíça: "Nossa mensagem segue sendo que há tempo, mas o tempo corre. Eles (os organizadores) necessitam seguir este tema com todo seu vigor".
Em nota, através de sua assessoria de imprensa, a EOM afirmou que as obras de infraestrutura de responsabilidade da Prefeitura estão seguindo o cronograma e algumas foram até antecipadas em relação ao que estava previsto no Dossiê da candidatura olímpica". Na mesma nota, a EOM acrescentou que "todos os projetos que serão realizados em mais de dois anos já começaram. No Sambódromo (local da partida e da chegada da maratona, e da competição de tiro com arco) a reformulação prevista para 2015 foi entregue em fevereiro, para o Carnaval. O Parque dos Atletas, previsto para 2015, ficou pronto em agosto de 2011".
A nota continua com informação sobre o status das obras: "As obras mais complexas de transporte – BRTs Transoeste e Transcarioca, com 56 km e 41km, respectivamente – estão em andamento. O trecho Alvorada-Santa Cruz do BRT Transoeste entrou em funcionamento no dia 6 de junho. E embora o BRT Transcarioca ainda esteja em construção, com conclusão prevista para 2013, já foram inaugurados o Mergulhão Clara Nunes, em Campinho, o Mergulhão Billy Blanco, na Barra da Tijuca, e a duplicação do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. O BRT Transolímpica também já está em construção. Outro projeto em andamento é o do Parque Olímpico, que será o coração dos Jogos Rio 2016. No início de março a Prefeitura anunciou o resultado da licitação para implementar a Parceria Público-Privada (PPP) que viabiliza a construção da infraestrutura de todo o Parque Olímpico e da Vila dos Atletas; dos pavilhões que formarão o futuro Centro Olímpico de Treinamento; do Centro Principal de Mídia e de um hotel.
As obras começaram em julho deste ano. Ainda sobre o Parque Olímpico, foi assinado em maio um acordo com o Governo Federal que vai aportar os recursos para a construção e reforma de equipamentos que não fazem parte do escopo da PPP. As obras serão realizadas pelo Município. As licitações para a escolha das empresas que desenvolverão os projetos básico e executivo das novas instalações (permanentes e temporárias) estão na reta final. Os consórcios vencedores serão anunciados até o fim deste mês. Este ano a Prefeitura também inaugurou a primeira fase do Porto Maravilha, que incluiu a reurbanização de 24 vias e a restauração do conjunto histórico-arquitetônico da região portuária, e iniciou as obras do túnel que fará parte da Via Expressa (atual Avenida Rodrigues Alves) do novo sistema viário da região".

Nenhum comentário:

Postar um comentário