Está chegando a hora! Em poucos meses, mais de 100 famílias que moram no Morro da Providência, no Centro do Rio, ganharão um novo endereço definitivo. Construído como parte das intervenções do programa Morar Carioca na região, um novo condomínio de sete blocos está sendo erguido na Rua Nabuco de Freitas, no Santo Cristo. Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha com área de serviço integrada e banheiro e já estão em fase de acabamento. Somado ao conforto interno, haverá área de estacionamento, parque para crianças e vias de serviço. Segundo Ricardo Victor, engenheiro da Secretaria Municipal de Habitação, “todos os apartamentos têm laje e piso cerâmico que já fazem parte do acabamento. As janelas são de alumínio. A partir do segundo andar eles têm uma varandinha na sala”, revela.
Vista da fachada de dois dos 7 blocos de apartamentos que estão sendo construídos na rua Nabuco de Freitas, Centro do Rio . |
Uma preocupação com a paisagem natural da região interferiu no projeto dos blocos 6 e 7 (ou "blocos da frente", como já estão conhecidos). Eles possuem apenas dois andares. “Todos os prédios têm cinco pavimentos, menos estes, que contam com um gabarito diferente para a fachada frontal se manter concordante com a arquitetura da rua. Foi uma exigência da Secretaria de Urbanismo e é parte do trabalho de integração que nós fazemos com as diversas áreas da prefeitura envolvidas em empreendimentos deste porte. Na verdade, isso é um dos componentes de um projeto maior, mais amplo, já em andamento na Secretaria de Habitação. Abrange a área portuária toda”, destaca Ricardo Victor.
A Zona Portuária é uma área quem vem se destacando no Rio de Janeiro. Há alguns anos, muitas pessoas não gostariam de fixar residência alí, ou em qualquer outra área do Centro. Hoje, as coisas estão mudando por lá. Mais alguns terrenos já estão disponíveis para a construção de condomínios – como outra área na Rua da Gamboa. Nestes dois locais, moradores da Providência e de regiões vizinhas terão prioridades na aquisição dos imóveis: “Facilita porque a pessoa vai estar na mesma região de antes. Então, toda aquela estrutura de casa, filhos, escola, parentes, é mantida. O objetivo deste condomínio aqui da Nabuco de Freitas é atender especificamente o pessoal do Morro da Providência. E futuramente serão construídas outras residências no entorno de toda a Zona Portuária”, adianta Ricardo Victor.
Sala do apartamento do programa Morar Carioca. Em breve, mais de 100 famílias do Morro da Providências terão endereço novo. |
Vários outros equipamentos já foram entregues à população da região, tais como o Espaço de Desenvolvimento Infantil e o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda. As intervenções no Morro da Providência são variadas. Outros ainda estão em fase de construção, como o teleférico (com uma estação intermodal que permitirá a integração entre trens, ônibus e metrô), o plano inclinado, que também vai ser um meio de transporte, onde hoje é uma escada de 170 degraus pra chegar ao ponto mais alto e o Centro Histórico da Providência.
Tais intervenções alteram a realidade do Morro da Providência e de seu entorno. “Isso valoriza muito a região, que antes estava abandonada. Agora nós estamos fazendo intervenções que vão dar dignidade a todas as famílias”, comemora Victor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário