segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Mais energia para o Rio! Conheça a hidrelétrica de Simplício/RJ

Barragem do Complexo Hidrelétrico de Simplício, município de Sapucaia, RJ 
Há alguns meses, eu pude conferir um documentário exibido pelo programa Obras Incríveis, do canal fechado National Geographic. Este documentário falava de uma das maiores obras feitas no mundo para a produção de energia. Esta obra fica no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no município de Sapucaia, Região Serrana do estado. O Sistema Hidrelétrico de Simplício dará um reforço no abastecimento de energia no estado, durante a Copa 2014 e as Olimpíadas Rio 2016.
Hoje, falaremos um pouco sobre este projeto.
A construção das usinas hidrelétricas interligadas de Anta e Simplício, na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, é um projeto de Furnas Centrais Elétricas, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Rio Paraíba do Sul, por meio de uma seqüência de canais, túneis e diques, terá suas águas represadas. Através de condutos forçados escavados na rocha, as águas serão conduzidas para movimentar as turbinas na casa de força de Simplício, com uma queda superior a 100 m de altura. 


Para evitar de fazer a remoção de diversas famílias 
que moram próximas ao leito do rio, e por conseguinte, ficariam nas áreas que seriam alagadas, as águas do Rio Paraíba do Sul estão sendo transpostas para uma sucessão de vales localizados atrás das colinas que se erguem à margem esquerda do rio, nos municípios mineiros de Chiador e Além Paraíba, por onde correrão em uma cota acima do rio, da cidade fluminense de Sapucaia, de duas rodovias e de uma ferrovia.
Perfuração do Túnel 3 - Simplício: um dos maiores do mundo
A barragem de Anta, na divisa dos municípios de Sapucaia e Chiador, represará as águas do Paraíba do Sul e elevará o nível do reservatório à cota 251,5 m. As obras de integração (canais, diques e túneis), a serem executadas a partir da margem esquerda, formarão a estrutura de adução até a Usina de Simplício. 

Um dos maiores túneis do Brasil
Entre os sete túneis (todos com seção de 214,5 m2), o mais extenso é o túnel 3, com 6 km de extensão. Atualmente, ele é um dos maiores do país em projetos hidrelétricos. Liga dois vales: o do Reservatório de Calçado e o do Reservatório de Antonina. 
O trabalho de perfuração dos sete túneis irá gerou cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de rochas. Esse material foi utilizado nas ensecadeiras a montante e a jusante da barragem de Anta, assim como na construção dos oito diques que vão represar as águas dos cinco reservatórios, e no revestimento dos taludes dos canais de ligação. Só para erguer os diques foram necessários cerca de 4 milhões de metros cúbicos de aterros.
Inovador e complexo, o projeto das usinas de Anta e Simplício já está pronto, porém ainda não entrou em operação, marcado para o ano de 2010. Segundo decisão da Justiça Federal, ainda não há estudos concretos e precisos de danos e impactos ambientais. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a União já recorreram ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), porém o ministro Felix Fischer, negou pedido para suspender uma liminar da Justiça Federal que impede o início do enchimento do reservatório até o término das obras do sistema de coleta e tratamento de esgoto em cidades ribeirinhas. Esta obra recebeu investimentos totais de R$ 1,2 bilhão, e possui uma relação potência instalada/área inundada superior a 10 MW/km2.



Túnel 3
Confira, abaixo, o vídeo do documentário exibido no programa Obras Incríveis, do National Geographic. O documentário está em Inglês e sem legendas em Português. Para quem tem dificuldades em entender a fala, porém, consegue traduzir legendas em Inglês, é só ativar a opção de legenda.










Nenhum comentário:

Postar um comentário