Barragem do Complexo Hidrelétrico de Simplício, município de Sapucaia, RJ |
Hoje, falaremos um pouco sobre este projeto.
A construção das usinas hidrelétricas interligadas de Anta e Simplício, na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, é um projeto de Furnas Centrais Elétricas, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Rio Paraíba do Sul, por meio de uma seqüência de canais, túneis e diques, terá suas águas represadas. Através de condutos forçados escavados na rocha, as águas serão conduzidas para movimentar as turbinas na casa de força de Simplício, com uma queda superior a 100 m de altura.
que moram próximas ao leito do rio, e por conseguinte, ficariam nas áreas que seriam alagadas, as águas do Rio Paraíba do Sul estão sendo transpostas para uma sucessão de vales localizados atrás das colinas que se erguem à margem esquerda do rio, nos municípios mineiros de Chiador e Além Paraíba, por onde correrão em uma cota acima do rio, da cidade fluminense de Sapucaia, de duas rodovias e de uma ferrovia.
Perfuração do Túnel 3 - Simplício: um dos maiores do mundo |
Um dos maiores túneis do Brasil
Entre os sete túneis (todos com seção de 214,5 m2), o mais extenso é o túnel 3, com 6 km de extensão. Atualmente, ele é um dos maiores do país em projetos hidrelétricos. Liga dois vales: o do Reservatório de Calçado e o do Reservatório de Antonina.
O trabalho de perfuração dos sete túneis irá gerou cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de rochas. Esse material foi utilizado nas ensecadeiras a montante e a jusante da barragem de Anta, assim como na construção dos oito diques que vão represar as águas dos cinco reservatórios, e no revestimento dos taludes dos canais de ligação. Só para erguer os diques foram necessários cerca de 4 milhões de metros cúbicos de aterros.
Inovador e complexo, o projeto das usinas de Anta e Simplício já está pronto, porém ainda não entrou em operação, marcado para o ano de 2010. Segundo decisão da Justiça Federal, ainda não há estudos concretos e precisos de danos e impactos ambientais. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a União já recorreram ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), porém o ministro Felix Fischer, negou pedido para suspender uma liminar da Justiça Federal que impede o início do enchimento do reservatório até o término das obras do sistema de coleta e tratamento de esgoto em cidades ribeirinhas. Esta obra recebeu investimentos totais de R$ 1,2 bilhão, e possui uma relação potência instalada/área inundada superior a 10 MW/km2.
Túnel 3 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário