domingo, 16 de dezembro de 2012

Conheça a Via Trilhos, obra importante na região da rodoviária Novo Rio


Por: CidadeOlimpica.com
Antigo local de passagem de trens que faziam carga e descarga na Região Portuária do Rio, a Via Trilhos voltará a assumir função de extrema importância nesta região. Com a revitalização da região portuária, ela será utilizada como uma das ‘pernas’ do Binário do Porto e receberá o fluxo de veículos que hoje trafega pela Avenida Rodrigues Alves, que se tornará uma via expressa.
A primeira fase das obras no trecho entre as ruas Cordeiro da Graça e Pereira Reis, que segue em direção à Rodoviária Novo Rio e contou com a instalação de galeria de drenagem, já foi concluída. O próximo passo é a colocação de toda a infraestrutura de água, esgoto, energia elétrica, telecomunicações e gás.
- Esta é uma avenida que hoje não existe para o trânsito do Rio de Janeiro e vai ser responsável por fazer parte do trânsito local – explica o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), Jorge Arraes. – Hoje esta não é uma via utilizada para a passagem de veículos já que, ao longo do tempo, foi uma rua que servia apenas para a passagem de trens.
Diferentemente de outras ruas da região portuária que precisaram ser interditadas para que as obras pudessem acontecer, a Via Trilhos, por não ser um local de passagem de carros, continuou aberta durante a execução dos trabalhos de infraestrutura. A decisão foi tomada para que as empresas que funcionam no local não fossem prejudicadas, já que os caminhões que fazem carga e descarga nos galpões que funcionam no local não poderiam passar pelo trecho.
Com isso, segundo Marcos Schara, gerente de produção da obra, as intervenções sofreram um pequeno atraso, mas nada que prejudicasse o andamento dos trabalhos. A próxima fase prevê a instalação de toda a rede elétrica, de comunicação e gás. Em seguida, será feita a parte de iluminação pública e, por último, os serviços de pavimentação e calçamento da via.
- O Binário, neste trecho da Via Trilhos, terá três pistas de rolamento de ida, três de volta e uma calçada de sete metros de cada lado. É uma avenida que hoje não existe para o trânsito do Rio de Janeiro e vai ser responsável desafogar o trânsito local – explica Arraes.
Segundo ele, com a construção do Binário do Porto, a Rodrigues Alves fará o papel de via expressa que hoje é desempenhado pela Perimetral. Outra frente de obras trabalha na abertura do Túnel da Saúde, nas proximidades do futuro prédio do Banco Central do Brasil, também em construção.
- O trecho de superfície do Binário tem previsão de término em junho de 2013. No final de 2013, tanto o trecho de superfície quanto o trecho de túnel do Binário estará finalizado – finalizou o presidente da Cdurp.
Assista, abaixo, o vídeo com mais informações sobre esta obra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário