A Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), presidida pela deputada Aspásia Camargo (PV), em conjunto com a Comissão de Defesa do Meio Ambiente, presidida pelo deputado Átila Nunes (PSL), realizará hoje, às 14h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes, uma audiência pública para discutir a construção de um píer em Y (atracadouro de navios), sob gestão da Companhia Docas do Rio de Janeiro, entre os armazéns 2 e 3 da Zona Portuária.
Projeção de como ficará o píer em formato de Y, na Praça Mauá - RJ. |
Vista aérea da Região Portuária, onde está sendo construído o Museu do Amanhã. O píer em Y, que ficaria ao lado, causaria interferência na paisagem. |
Segundo a parlamentar, este empreendimento anula os investimentos feitos, até o momento, pelo projeto de revitalização e modernização do Porto, no que se refere à infraestrutura e à intrusão visual. “Além disso, as irregularidades são muitas, e o projeto, que já tem licitação homologada, sem ter sido submetido, respectivamente, ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e ao Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), passou por uma audiência pública quase secreta, da qual não tivemos acesso às atas”, enfatiza Aspásia. Foram convidados para a reunião o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Instituto do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA), Marilene Ramos, o diretor-presidente da Companhia Docas, Jorge Luiz de Mello, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), Jorge Luiz de Souza Arraes, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Tiago Pereira Lima, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Cristina Lodi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário